ASSINE JÁ ENTRAR

Norma complementar

Haddad inclui gays, travestis e índios no programa Minha Casa Minha Vida.

por Redação MundoMais

Sábado, 01 de Novembro de 2014

Uma resolução do Conselho Municipal de Habitação (CMH) definiu que gays em situação de violência, travestis moradores em albergues e índios também podem ser beneficiados com unidades do Programa Minha Casa Minha Vida construídas no município de São Paulo.

A norma complementar ao projeto do governo federal, publicada nesta sexta-feira, 31, no Diário Oficial da Cidade, também permite o atendimento de moradores em áreas limites de municípios vizinhos com a capital paulista.

O objetivo das regras é tentar dar moradia popular para centenas de gays e também mulheres que sofreram ameaças e violência doméstica e que são atendidos em albergues e moradias da Prefeitura. Dezenas de travestis que moram nos abrigos municipais vão ter direito a tentar entrar no programa, desde que comprovem que está "oriunda de situação de rua".

São mais de 8 mil pessoas atendidas todos os dias nos 62 albergues, abrigos e casas de acolhimento. Ao todo, a gestão do prefeito Fernando Haddad (PT) está construindo na capital paulista 22 mil unidades do Minha Casa Minha Vida - a meta do governo é construir 55 mil até o final de 2016, para famílias que ganham menos de R$ 1.600 mensais.

O programa do governo federal previa que o município parceiro nas obras poderia editar normas complementares para definir quem está em situação de vulnerabilidade na cidade.

Prioritariamente, o programa continua tendo de atender moradores em áreas de risco, mulheres que cuidam sozinhas da família e casais de baixa renda com filhos, conforme definiu em 2009 o governo federal. Não havia categorias específicas para priorizar o atendimento de gays e travestis sozinhos, por exemplo.

Segundo movimentos de moradia que também são parceiros na construção de unidades do Minha Casa Minha Vida na capital paulista, a pessoa que mora sozinha de aluguel (seja gay, solteiro adulto ou idoso) dificilmente consegue ser beneficiada.

Na resolução publicada hoje, o governo Haddad também incluiu nesse rol de possível beneficiários do programa idosos sozinhos com mais de 60 anos, moradores na capital.

Apoio

Fernando Quaresma, de 46 anos, presidente da Associação da Parada Gay de São Paulo, afirma que a iniciativa é inédita. "Era uma demanda antiga. A questão da violência começa inclusive dentro de casa, na família. Muitos gays expulsos da família em idade de faculdade ou de colégio e não têm para onde ir. Essa violência não é só de quem está na rua apanhando", afirmou.

Quaresma disse, ainda, que os travestis também não conseguem entrar no mercado de trabalho e muitos acabam indo morar nos albergues da Prefeitura. "Muitos gays formam hoje famílias de baixa renda e nunca conseguem entrar no programa", acrescentou.

04-11-2014 às 12:19 Arthur SP
Parabénsss ao Prefeito Haddad e tomara que esta iniciativa seja levada para outros lugares! Um político antes de ser político, tem que ser HUMANO!
04-11-2014 às 11:24 Renasci das cinzas
O comentário do Injusto vislumbrou uma realidade: o gay macho discreto tem que ter apoio também, porque não só os efeminados ou travestis vivem em situações de risco, abandonados pela família ou desertados dela. Lembro-me de quando jovem fui para a capital SP tentar a vida conhecendo talvez uma bicha rica... ou tendo um apoio para recomeçar a vida e trabalhar. De família pobre, e ignorado pelo pai e irmão quando descobriu-se o gay que eu era, parti para a vida... Enfim, na rua aprendi lições, e o plano de apoio que desejei foi abortado... me prostitui na av. São Luis e Arouche- com dinheiro suficiente para voltar ao miserável lar... mas com foco no emprego e estudos, reerguei-me e hoje sou completamente independente!
04-11-2014 às 10:51 AL
Têm pessoas aqui que parecem que não leram a matéria ou foram adestradas pela cartilha do PSDB de que tudo que o PT faz é errado.
04-11-2014 às 10:39 AL
Acho que a questão não é PRIORIZAR , e sim beneficiar uma classe também excluída. Ontem o criminoso homofóbico Carlos Roberto Massa (Ratinho ) do SBT que tem um filho deputado pelo PSC -PR ; fez uma enquete para induzir e jogar a população brasileira contra os homossexuais: Gays e Travestis devem ter PRIORIDADE ao Minha Casa Minha Vida? Sim 14% não 86%; resultado parcial , mais de 500 mil votos. Ou seja; um programa popular voltado as classes mais baixas , ele induz a um ato criminoso desse; de forma cínica e dissimulada mandou o recado para o Prefeito de São Paulo Fernando Haddad. Têm que acabar com essa cultura de homofóbicos ficarem invadindo direitos dos homossexuais; quem tem que decidir nossos direitos somos nós. Gays que não precisam do Minha Casa Minha Vida não atrapalhem os gays que precisam.
03-11-2014 às 15:21 P RICK/DF
Que fofo! Quero casar com vc!
03-11-2014 às 13:24 Injusto
como identificarão quem é gay?Tem de ser beshinha baphônica e escandalosa ou já existe um teste?!!Imagina os boy magia macho sendo excluídos da lista por não serem gays. Muito injusto. Que prefeito inteligente este do PT. Logo, logo os paulistas mandarão para o ostracismo, kkkkk... Agora, o que vai ter de machão requebrando o esqueleto e fazendo a pintosa pra entrar nessa listinha não tá no papel. Tomara que a Dilma crie cotas nos concursos e para universidades. Assim, a gente vai na entrevistinha, diz que gosta de ouvir Britney e Madonna (eu não gosto, mas mentiria, claro) e já teria minha vaguinha garantida...hahahahaha. Aloka
03-11-2014 às 00:17 farofera
Eu tbm quero uma casa pra abri meu novo cabaré só vai ter travas bonitas e todas bem boqueteiras.
02-11-2014 às 23:18 Murilo
Se o governo não faz nada pelos gays reclamam. Se faz reclamam também. Vocês querem o quê?
02-11-2014 às 21:59 Felipe
Caramba já se passaram quase dois anos e este prefeito só fez pintar as ruas para ônibus e ciclistas! É o próximo a levar um pé na... Quer apostar? Até porque duvido que até o final do mandato dele algum gay ou trans tenha conseguido sua casa, a fila de espera é enorme... Político é tudo igual, só muda o nome do partido e endereço e as alienadas ainda ficam se degladiando... Olha o cara do Bando do Brasil que foi solto lá na Itália, o Bonitinho agora vai fazer um tour... Ai ai ai Ui ui ui....
02-11-2014 às 17:49 Claudete atras da camionete
Leco voce leu direito a materia acima? Nao! Entao gays, solteiros e idosos, com situaçao precaria. Depois o programa certamente vai contimuar a atender outras categorias, nao seja egoista!!! E so esperar meu bem! Nunca se viu tal programa desse porte. Olha que eu nem sou petista mas por umbridade tenho q reconhecer.