ASSINE JÁ ENTRAR

Trae Tus Colores

Projeto divulga Belo Horizonte como destino turístico gay na Espanha.

por Redação MundoMais

Quarta-feira, 31 de Dezembro de 2014

Um projeto inédito está divulgando o Brasil como destino turístico gay na Espanha. Trata-se do “Trae Tus Colores” (que em português significa Traga Suas Cores) promovido pela ONG Palco e apoio da Guiya Editora, responsável pelo Guia Gay BH e Guia Gay São Paulo, em parceria com a Embratur.

Desde o dia 16 de dezembro, os responsáveis pelo projeto estão no país, onde estão sendo promovidos encontros com a mídia local e agências de viagens voltadas ao mercado LGBT. Até o dia 28 desse mês, Valência e Madri vão receber ações de divulgação do turismo gay no Brasil. Anúncios em jornais e revistas completam a divulgação do projeto, que contempla três cidades: Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília.

Welton Trindade, sócio da Guiya Editora, falou ao nosso blog sobre o potencial de Belo Horizonte como destino gay. “A cidade tem mais de 50 lugares LGBT. Estamos falando do terceiro maior roteiro para gays do Brasil. Em breve BH vai ganhar um hotel destinado ao público gay masculino” diz.

A capital mineira é mostrada como uma cidade moderna, com várias opções para visitas, como o Circuito Cultural Praça da Liberdade (com 12 espaços artísticos). O Chilli Pepper Single Hotel e o Belo Horizonte Convetion & Visitours Bureau colaboram com o projeto.

De acordo com a Organização Mundial do Turismo, o público LGBT representa 10% dos viajantes e movimenta 15% do faturamento do setor. Além disso, enquanto o mercado mundial de turismo cresce 3,8% ao ano, o segmento avança a 10,3%. Segundo estudo realizado pela Demanda Turística Internacional e pelo Ministério de Turismo e Fundação de Pesquisas Econômicas em referência ao ano 2012; 25,6% dos espanhóis viajam ao Brasil por motivos de lazer permanecendo 17,9 dias por estadia e tendo um gasto médio diário de US$ 75,28.

A Espanha é o nono mercado emissor de turistas para o Brasil. Em 2013, 169.751 turistas visitaram o país, o que sem dúvida reflete bons dados. Entre os europeus, a Espanha é o quinto mercado emissor de turistas ao Brasil, atrás de Itália, Alemanha, França e Portugal. O Brasil recebeu seis milhões de turistas neste ano, um recorde histórico segundo o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). Em 2005, ano em que o país tinha recebido o maior número de visitantes estrangeiros antes de 2013, cerca de cinco milhões de pessoas desembarcaram nos aeroportos brasileiros.

03-01-2015 às 06:20 Breno
No Brasil pareçe que ser gay é ir para um parque para fazer pegação, se jogar numa boate, paquerar num barzinho ou transar num cine ou saunas, tenho um grupo de amigos que são casais e frequentam restaurantes, showse e visitam pontos turísticos, shoppings, etc, falta ainda despertar na cultura desses empresários que restaurantes gls, motés e hoteis para o público gls, shows temáticos entres outras atrações, pois estes público gls que são casais ou tem relacionamento não vão para azaração como muitos acham que faz parte do comportamento gls, seria muito bom investir nisso
03-01-2015 às 05:57 Marcelo
Primeiramente no Brasil teria que combater a violência generalizada, se os próprios moradores tem medo da violência no Brasil, o que dizer dos turistas que serão explorados por oportunistas que adoram tirar proveito dos turistas seja brasileiro ou não e ainda tem que lidar com o medo de andar nas ruas, pegar um taxi, se fala em trazer turistas e no que eles podem deixar financeiramente mas nós mesmos sabemos que estas iniciativas são de ongs ou pequenos grupos de empresário do meio gls, e o poder público onde fica? O que fazem para conscientizar ou proteger as pessoas? Se no Brasil ainda não sabe lidar com a união homoafetiva e discrimina as pessoa pela sua orientação sexual e nem consegue aprovar uma lei contra o homofobia e imagina como tratará os turistas gls de fora, os que vierem não volta novamente, pois mesmos com os empenhos dos organizadores, pois eles terão dificuldades no idioma, preços abusivos e falta de infraestrutura..
02-01-2015 às 18:20 Moreno interior SP
O Brasil é extenso, e até o norte nordeste já têm points gays, mas na maioria das vezes, amamos a nossa essência, a nossa infância, a nossa origem, por isso morro de amores por Sampa, contudo com tempo, férias claro, posso conhecer as Minas Gerais, em especial Belo Horizonte, a grande metrópole; sei que tem um "Central Park" que é tudo! vi fotos. Agora, a culinária mineira, é a melhor do Brasil! Apesar de todos os predicados, tive uma paixão mineira que destruiu minha vida- graças a Deus, é passado- após muita aflição, superei a desgraça! E convenhamos, não devemos associar a pequenez de certas pessoas às suas cidades- em todos os lugares existem infâmes!
02-01-2015 às 12:32 JUKA BALA
BH é a capital mais linda do brasil a praça da liberdade é um pedaço da Europa no brasil, lindíssima!
01-01-2015 às 02:39 Ricardo
Morei em BH durante 3 anos, sou do interior de MG, e circuito Gay pra mim no Brasil se resumia a Rio e SP, confesso que mudei de idéia Beagá tem a noite mais quente do País, baladas para todos os gostos, Saunas, cines, cabines, enfim, a cidade exala sexualidade por todos os lados, não consegui conhecer todas as Boites, são muitas opções para todos os gostos e bolsos, e o mineiro é descolado e bonito, este ano fui passar férias no Rio e me deparei com uma cena morta, ao contrário de BH, indico a Jô, na quinta linda a boite gente rica e moderna, Estaçao 2000 na sexta, público eclético, boite simples pra fazer amigos e beijar na boca, sábado On Board pessoas descoladas, e no domingo não pode deixar de conhecer o consagrado Mineiro Bill, enorme, e sempre lotado, misto de bar e balada, área externa musica ao vivo.... enfim BH top, sem falar da Olimpo um Thermas com Boys de todo Brasil querendo fazer amigos e claro pagar as contas do mês, rsrrsrs
31-12-2014 às 15:39 Quincas Borba
Moro em um arraialzinho de 5000 habitantes, no extremo-sul de Minas Gerais, onde vivo há mais de um ano, depois que sofri um atentado na porta de minha casa, numa madrugada de agosto de 2013, em minha cidade natal, Campinas, SP. Após isso, mudei de lá e vim para este fim de mundo, onde o vento faz a curva. Aqui não tem nada de nada. Só consigo me distrair, trabalhando o dia todo e madrugada afora, em casa, dando conta de dezenas de encomendas de próteses( sou protético há mais de 25 anos). Quando morava em Campinas, eu não saía da sauna. Agora, nessa roça mal-iluminada aqui, nem saio para nada. Até que um dia procurei saber tudo sobre a capital mineira, a qual tinha visitado uma única vez, em 1977, ainda criança. Fiquei bastante atraído pela cidade e decidi, em janeiro de 2014, passar uns dias lá. Gostei tanto de BH que estou indo para lá todo final de semana, com algum feriado prolongado, na terça ou na quinta. Entre outros atrativos culturais, nunca deixo de frequentar especialmente as saunas da região central, como as dos bairros Lourdes e Barro Preto, que são as melhores. Assim, mato a saudade daquele característico cheirinho de citronela que há em quase todas elas! Amanhá mesmo estou rumando para lá para me encontrar com alguns amigos que fiz por lá, para fazermos uma surubinha básica naqueles quartinhos do andar de cima!