ASSINE JÁ ENTRAR

Tarda mas não falha

Justiça decreta prisão de jovem que agrediu homossexual com lâmpada em 2010.

por Redação MundoMais

Quinta-feira, 05 de Fevereiro de 2015

Acusado de atacar um jovem homossexual com uma lâmpada fluorescente na Avenida Paulista em 2010, Jonathan Lauton Domingues continua sendo procurado pela polícia, informou a Secretaria de Administração Penitenciária. Ele teve prisão preventiva decretada no último dia 19 pela 1ª Vara do Júri Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).

De acordo com a sentença, um dos argumentos para decretar a prisão é o fato de o réu ter se mostrado indiferente ao processo. Conforme o documento, ele não é localizado desde setembro de 2012 e está sem advogado. A medida determina ainda que o acusado constitua defensor em dez dias.

Presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Carlos Magno Fonseca elogiou a decisão da Justiça. Segundo ele, a sentença comprova que não é possível permitir a impunidade nos casos de homofobia no país. “Infelizmente, pela ausência de uma lei [que criminalize a homofobia], muitos casos vêm à tona, mas não têm penalização ou responsabilização devida. Queremos que os casos de homofobia não ocorram mais”, afirmou Fonseca.

Ele lembrou que o caso teve grande repercussão, pois foram divulgadas imagens de uma câmera de segurança mostrando um jovem caminhando pela Avenida Paulista e sendo atingido por um golpe de lâmpada na cabeça. “Foi emblemático, porque a própria cena do ato chocou muito, mostrou como a homofobia é cruel e como ela atinge a população diariamente. Fonseca lamentou a necessidade de mostrar essa ação gratuita contra homossexuais para que se levasse em consideração algo que o movimento já denunciava.

A ação foi praticada por cinco pessoas. Domingues, à época com 19 anos, foi levado para um distrito policial. Os demais foram encaminhado à Fundação Casa. De acordo com o boletim de ocorrência, três pessoas foram agredidas na madrugada de 14 de novembro de 2010. A primeira agressão foi a um fotógrafo de 20 anos e um estudante de 19 anos. Segundo testemunhas, eles estavam em um ponto de táxi e foram surpreendidos pelos agressores com socos e pontapés. O fotógrafo, cujo nome não foi divulgado, conseguiu correr e se refugiar em uma estação de metrô próxima. O estudante ficou muito machucado e foi levado ao hospital por policiais.

Logo em seguida, os cinco jovens atacaram Luis Alberto Betonio, autor da ação contra Domingues. O grupo quebrou uma lâmpada fluorescente na cabeça de Betonio. A polícia conseguiu deter os agressores perto do local da segunda ocorrência. Um dos advogados de defesa alegou, à época, que a agressão foi motivada pelo fato de um dos acusados ter sido paquerado pela vítima.

06-02-2015 às 19:36 market du bocket
porque nao fazem um retrato falado ou estampam a foto do canalha na internet, aposto que ele será encontrado rapidinho.
06-02-2015 às 17:52 leco
Ainda bem que tinha uma camera funcionando, e assim o Brasil inteiro ficou sabendo o que é agressão contra homossexual e mesmo aqueles que pensava que seria normal fazer isso, mudou de ideia.Esse caso deveria ser usado como uma bandeira pra(simbolo)para fazer os congressistas a votarem a lei que esta engavetada.Mas agora estamos esperando por outro ,tomara que tenha cameras funcionando e eu não quero ser a vitima.Cruzes querida.
06-02-2015 às 08:07 Corsário
Vivemos ainda numa sociedade machista patriarcal. A cultura de que o gay é vil e digno de violência ainda está cravada em muitas famílias, onde papai e mamãe se orgulham de ter um filho "macho" que odeia veados. Avançamos, mas há muito a que ser conquistado, e condenações e prisões como está da lâmpada quebrada na cabeça de Betonio reforçam a coerção sobre aqueles que pensam que veado é bagunça! Nada justifica a zoeira que bandos de gays fazem na madrugada paulistana- eles não batem, não roubam nem matam!
06-02-2015 às 07:45 Heys
Nossa, é cada comentário idiota que leio de certas pessoas aqui. E o pior, vem de gays!!! Pra eles gays tem que ficar calado, quieto e no seu canto. Se vestir uma roupinha mais afeminada e se se portar como um, já se é visto como um motivo pra se ser agredido. Esse pensamento é o mesmo tipo de pensamento que muitas pessoas tem em relação ao assédio às mulheres: se não quer ser provocada, se vista e se comporte de maneira decente. Isso mostra o quão atrasado nosso país é. Se gay já é conservador e tenta justificar atitudes violentas contra gays, imagine o que fariam se fossem héteros. Felizmente vocês nasceram gays para que possam preencher um pouco essa cabecinha oca. E ó, se em qualquer dia vocês forem espancados porque estão andando de mãos dadas com outro cara, só tenho uma coisa a relatar: bem feito :) . E se vocês se consideram esses viados escrotos que se acham superiores a outros gays por terem uma vida presa, trancafiada e que por isso não suportam aqueles que são livres, espero que vocês se fodam e morram logo. A terra já está cheia de gente com pensamento limitado. Vocês não farão nenhuma falta.
06-02-2015 às 04:45 Marc/SP
NEREU e IN RECIFE... Obrigado pelos comments.... Quero que saibam que estou longe, muito longe de fazer alguma apologia a violência, principalmente contra gays, já que sou um deles... O que quis registrar foi o fato de que existem "pessoas" que saem de casa com o único propósito de atacar e ofender quem está quieto... e quando levam a pior, apelam pelo simples fato de pertencerem a uma "minoria" e é exatamente onde quero chegar,.... já fui ofendido gratuitamente por gays alterados... Sou do bem e tive o bom senso de não revidar... mas acho que nem todos conseguem ter esse auto-controle.. o amigo IN RECIFE disse tudo.... QUEM QUER RESPEITO..PRECISA ANTES RESPEITAR O PRÓXIMO...
06-02-2015 às 04:15 LOIRO
BEM FEITO! QUE BOM QUE A JUSTIÇA ESTÁ SENDO FEITA!
05-02-2015 às 22:57 douglas
a justiça tarda e falha sempre, daqui a pouco ele estará na rua, como tem protetor estes agressores, vergonhoso isso.
05-02-2015 às 22:40 BBB15 AO VIVO IN RECIFE-PE
Verdade ! Criatura tantos casos de morte crimes que ocorre ou já ocorreu por aier em RECIFE-PE IN PERNANBUCO CAPITAL do Frevo DA MACHINHA BONECOS DE OLINDAS esta calma mais com os novos emprendimenttos de lazer de sair curti clubs dence music eletronic samba pagodé jogos OLIMPICUS partidas de VOLEI NA Beache Orlas Praias Boa Viagem ....
05-02-2015 às 19:34 sinceridade
JUSTIÇA? Duvido que esse rapaz ou qualquer outro marginal passe mais que um ou dois anos na cadeia, isso quando muito. Brasil, terra de ninguém...
05-02-2015 às 18:13 In Recife
Corrigindo, quis dizer: Bater numa pessoa apenas por ser gay NUNCA estará certo, é agressão tem que dar cadeia mesmo.