ASSINE JÁ ENTRAR
Assine o MundoMais - promoção

Partiu teste!

Ministério da Saúde começa distribuição de teste oral de HIV.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 09 de Fevereiro de 2015

O Ministério da Saúde anunciou na última sexta-feira (6) que começou a distribuir o teste oral para diagnóstico de AIDS à rede pública de saúde do país. Para o exame é extraído, com uma haste, um fluido entre a gengiva e o começo da mucosa da bochecha. O resultado sai em até 30 minutos. Segundo a pasta, os testes estarão disponíveis em todo o país no decorrer do ano.

A vantagem apontada pelo Ministério da Saúde para este tipo de exame é que, diferentemente dos testes rápidos já disponíveis, este dispensa a coleta de sangue. Cerca de 14 mil pessoas já fizeram o teste em um projeto-piloto chamado Viva Melhor Sabendo, parceria do ministério com 60 organizações da sociedade civil. A abordagem foi feita nas populações com maior incidência de aids, como transexuais, homossexuais, pessoas que usam drogas e profissionais do sexo, em bares, parques e outros locais de concentração LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis). Foram distribuídos 140 mil testes, em janeiro, para organizações não governamentais (ONGs). Entre os testados, 381 deram positivo para Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV, na sigla em inglês).

O governo estima que das cerca de 750 mil pessoas que vivem com HIV-AIDS no Brasil, 150 mil não saibam que são portadoras do vírus. Para o Ministério da Saúde, o número de testes positivos nas ações das ONGs mostra índice maior em relação aos dados da população em geral. Enquanto a taxa de prevalência do HIV na população geral do Brasil é 0,4%, na população de travestis é 12%. Já nos grupos de transexuais, gays e profissionais do sexo masculino a prevalência é 5% em média.

Quando o resultado dá positivo para HIV, a pessoa é encaminhada à rede de serviço de referência previamente organizada para diagnóstico e tratamento em cada município-sede do projeto. Depois de iniciado o tratamento, em até seis meses a carga viral fica indetectável, o que impede novas transmissões do vírus.

Segundo o Ministério da Saúde, a população brasileira terá no carnaval deste ano 120 milhões de preservativos disponíveis gratuitamente. A ação faz parte da campanha “Partiu teste”, voltada principalmente para os jovens, com base no tripé camisinha + teste + medicamento.

12-02-2015 às 13:49 antonio
as pessoas que mais se contaminam com hiv são aquelas que se dizem ou se acham mais inteligentes e concientes.
12-02-2015 às 13:45 thiago
quanta hipocrisia!!! querem sempre achar um culpado!!1 as pessoas de mdo geral , transam com qualquer um, seja na rua ou encontro de internet, não se previnem , e depois reclama, se vc contraiu o hiv o culpado é voce mesmo, pois pq não usou camisinha. Transa com qualquer um, desprotegido. oq ta faltando é vcs monte de trogloditas é usar a consiencia de vcs.
12-02-2015 às 13:43 Não creio...
... enquanto isso no MundoMais, sessão VIDEOLOG rolando solto a incitação ao BAREBACKING. Gente feia e pobre (sempre casas com paredes mofadas e descascadas, guarda roupas das Casas Bahia...) com suas virilhas e rebarbas anais escuras expelindo creme branco e amarelo pelo CU.
11-02-2015 às 21:13 Miguel
Os soropositivos deveriam ter sido presos logo no começo do hiv... pelos anos 80 e assim a doença já teria sido erradicada do planeta... e esses apologistas do bare deveriam morrer de forma bem sofrida... poderia existir um grupo radical que exterminasse de vez quem comete esse tipo de crime...
11-02-2015 às 02:16 HARD SEX
ISSO AE. VAMO ARREBENTA NO BARE! ENCHER O CU DAS BICHA DE PÚS!!!
11-02-2015 às 01:17 boquiaberta
viram a quantidade de homens, inclusive casados que transam sem camisinha nas saunas? qtos de vocês tambem são assim e aqui no site se fazem de coitados?
10-02-2015 às 18:52 Camisinha só com mulher
As pessoas imbuídas de de fazer o marketing carnavalesco da saúde são heterossexuais, pois os gays estão sempre na geladeira!
10-02-2015 às 11:59 verdadeiro para toxi
Pelo jeito vc deve ser positivo. A mesma coisa deve ser esse aí embaixo dizendo que gosta de bare. .. deve ser mais um podre querendo contaminar os outros.
10-02-2015 às 00:53 Toxic
O problema não é o testo e nem mesmo o resultado. O problema é a intolerancia que os soropositivos sofrem,sendo apontados por muitos e começa nos postos de saúde por muitos funcionários que não gostam muito de manter o sigilo!!
09-02-2015 às 23:38 HARD SEX
PREFIRO MESMO O BAREBACK!!