ASSINE JÁ ENTRAR

Abordagem homofóbica

Turistas são levados à delegacia após beijo gay em Olinda.

por Redação MundoMais

Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2015

Um turista baiano acusou uma dupla de policiais de agir com truculência e homofobia durante uma abordagem, na noite desta quarta-feira (11), em frente ao Mercado da Ribeira, em Olinda. De acordo com um dos envolvidos, o estudante baiano Magno da Costa Paim, 21 anos, ele e o namorado, o paraense Hector Zapata, 22, estavam acompanhado uma apresentação cultural na Cidade Alta quando dois policiais se aproximaram para uma revista.

Após verificar os documentos, os policiais se afastaram da dupla, voltando logo em seguida e os agredindo - segundo Magno (foto), por causa de uma troca de beijos em público. “Não satisfeitos, eles (os policiais), depois de cinco minutos, voltaram e falaram que aqui não era a Bahia, que era Pernambuco e me deram um tapa na cara. Se eu quisesse continuar beijando um homem, se eu quisesse tirar a roupa, eu tinha que ir para o motel, que aqui era Pernambuco”, declarou, em vídeo, o turista.

Neste momento, Hector teria se exaltado e pedido a identificação do policial, que o autuou por “desacato à autoridade”. Uma amiga do casal, chamada Raiane, que está hospedando a dupla em Olinda, conta que um dos amigos chorou muito diante da agressão - moral e física - cometida pelos policiais. "Os PMs não gostaram do beijo e deram um tapa na cara de um e outro tapa no peito do outro e disseram 'vão fazer isso em um motel, seus putos. Eles saíram arrasados, humilhados, chorando", conta a jovem de 19 anos.

Indignada diante da situação, Raiane conta que ainda procurou um posto policial para relatar o caso. Simultaneamente, uma das vítimas tirou uma foto do agressor. "Neste momento, o PM viu e veio para cima dele. Um terceiro amigo, que saiu em defesa do casal, foi preso e algemado por desacato", contou a jovem, que estava na delegacia de Casa Caiada, acompanhando os amigos. As vítimas afirmaram que iriam registrar o Boletim de Ocorrência (BO) tanto pelas agressão moral quanto pela física.

De acordo com testemunhas, os detidos foram encaminhados à Delegacia do Turista e, em seguida, transferidos à Delegacia de Casa Caiada. Por falta de escrivão, o grupo terminou sendo levado para a Central de Flagrantes, no Recife. Até o fechamento desta matéria, a Polícia Civil estava colhendo depoimentos.

24-02-2015 às 00:36 Promotor de Justiça Rio
Intervenho, apenas para observar que não disse que Lombroso seria brasileiro ou psiquiatra. Contudo, foi sim "teórico decrépito"da psiquiatria brasileira, já que suas idéias em determinado assunto, em algum momento, foram adotadas. Não tinha por objetivo perder a mensagem e/ou seu receptor, tratando da biografia daquele teórico, cuja história pode ser pesquisada fartamente pela internet.
18-02-2015 às 20:13 P/ Promotor de Justiça, Rio
É lá mesmo, no Bom Retiro. Rua Professor Cesare Lombroso. Ou "Lombrigoso"?
18-02-2015 às 19:48 P/ Promotor de Justiça Rio
Por falar em Cesare Lombroso( 1834-1909), antropólogo italiano, fundador da antropologia criminal no final do século XIX, cujas ideias influenciaram de certo modo o nazi-fascismo, era inicialmente positivista mas depois, quase no fim de sua vida, converteu-se ao espiritismo kardecista, talvez já influenciado pela frenologia racista de Gall, que viria, por sua vez, inspirar Allan Kardec na sua visão negativa do negro. Em São Paulo, no bairro do Bom Retiro, há uma rua com o nome de Cesare Lombroso. É só conferir no Google. Lamentável.
18-02-2015 às 16:30 Promotor de Justiça Rio
Pra quem faz uma defesa veemente do que não conhece, "In Recife" deveria, primeiro conhecer o histórico político do seu próprio Estado, além do currículo dos 25 eleitos por Pernambuco à Câmara Federal em 2014. Isso ampliaria, imensamente sua própria concepção de cidadania. Segundo, sinto-me forçado a esta intervenção diante de tantas colocações de uma única pessoa fundadas em mero achismo. Inicio por lembrá-lo de que uma autoridade policial, fazendo policiamento ostensivo (competência da polícia militar) não representa a si mesmo naquele momento. É o próprio Estado agindo e não há, no nosso ordenamento jurídico, permissão a que um policial agrida um cidadão sob qualquer pretexto, salvo por legítima defesa de si ou de outrem. Legítima defesa não pode ser qualquer coisa. 10 tiros pelas costas, por exemplo, não o é. Quanto a sua prodigiosa capacidade de ler os traços do rosto humano, informo que LOMBROSO, um teórico decrépito da nossa psiquiatria forense medieval e racista afirmava a culpa ou inocência de uma pessoa pelo formato do crânio e dos traços faciais. Portanto, pela sua forma de enxergar o mundo, o rapaz que teria sido agredido deveria estar sob efeito de entorpecentes e fazendo sexo em público, o que justificaria a conduta injustificável do policial que deveria tão somente conduzir o cidadão, na prática de algum ilícito, até a delegacia para o devido registro de ocorrência. Com isso, encerro acreditando na sua oportunidade de rever seus valores abandonando a lógica de que "Narcizo acha feio o que não é espelho"
18-02-2015 às 00:07 Tomie Otake
A in recife está querendo esconder do Brasil que seu estado tem homofobia. Não precisa querida- isso acontece em qualquer lugar!
17-02-2015 às 21:06 Aquino
In Recife16/02/2015 21:30: como vc pode dizer que o cara está sob efeitos de drogas só por olhar a foto dele. Deixa de ser escroto, meu! Já não bastam o preconceito e a homofobia alheias para vc, um gay, ser escroto também?
16-02-2015 às 21:30 In Recife
Esse casal gay esta mentindo. Olha a cara do sujeito na foto, dá para acreditar numa pessoa que mais parece estar sob efeito de drogas???... Recife é a cidade mais liberal que tem para gays, qualquer pessoa que tenha a honra de ser de Recife sabe do que estou falando.
16-02-2015 às 21:27 In Recife
Eu continuo a dizer qualquer pessoa com o mínimo de inteligência funcionando nota que isso não passa de uma mentirada desse casal gay. Na verdade eles deviam estar era se masturbando para quem quisesse ver, e a cara de nóia do rapaz da foto já diz muita coisa sobre esse casal. Carnaval de Olinda é folia, mas também é muito familiar, se vier gente de fora para fazer put@aria na frente de crianças e idosos, tem que ser preso mesmo! Sexo é no Motel, em casa, não no meio da rua, isso serve tanto para gay como para héteros. ............ Como meus colegas disseram Recife é uma das cidades onde gay tem mais liberdade no Brasil, no Centro da cidade deu 8hs da noite as ruas do centro do Recife são tomadas por gays, que se beijam, bebem, se divertem, isso durante o ano todo não apenas no Carnaval. Quem tem a felicidade de ser de Recife sabe do que eu estou falando. Essa conversa dessa casal de fora que foi agredido porque "estavam se beijando" é um desculpa muito da esfarrapada, se fossem prender todos os gays que se beijam em Recife, metade da população estaria no xilindró.
16-02-2015 às 21:18 ED
g1.globo.com/.../em-olinda-13-de-maio-e-point-seguro-e-sem-preconcei... COMO FRISOU O RAFAEL REC no seu excelente comentario logo abaixo.Hoje materia no globo.com. Em Olinda, 13 de Maio é point seguro e sem preconceito para foliões LGBT Rua do Sítio Histórico é conhecida por sua tolerância nesse quesito. Na semana passada, caso de homofobia envolvendo PM causou surpresa.
16-02-2015 às 21:17 In Recife
Ferdinando, desculpe querido, mas não vi nenhum nordestino te convidando para vir aqui para o Nordeste. Nunca vai pôr os pés aqui, que ótimo, por favor continue pensando assim, nunca ponha os pés aqui mesmo no Nordeste, é um favor que você nos faz.