ASSINE JÁ ENTRAR
Assine o MundoMais - promoção

Humaniza Redes

Brasil lança ouvidoria online contra violações de direitos na internet.

por Redação MundoMais

Quinta-feira, 09 de Abril de 2015

A presidente Dilma Rousseff lançou, nesta terça-feira (7), o site #HumanizaRedes - Compartilhando Respeito, uma ouvidoria online na qual o cidadão poderá denunciar violações aos direitos humanos cometidas na internet. Essa é a primeira iniciativa do tipo no Brasil.

"Parte cada vez maior das nossas interações tem ocorrido em ambiente digital", disse a presidente. "Como extensão de nossa vida real, esse mundo virtual também deveria ser regido pelas mesmas regras éticas e comportamentais que nós queremos que ocorram no nosso dia a dia", afirmou Dilma.

A presidente ainda defendeu o "enfrentamento à discriminação em todas as suas formas e ao incitamento à violência contra outros".

O portal - que pode ser acessado clicando AQUI - não vai atuar apenas no recebimento das denúncias, mas também na proteção às vítimas e no encaminhamento dos casos à polícia.

Tolerância e respeito nas redes

Idealizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o #HumanizaRedes visa promover a tolerância e o respeito nas redes.

Na página, o cidadão poderá denunciar violações cometidas tanto na internet como fora dela. "Humanizar a rede depende de nós", afirmou a ministra de Ideli Salvatti, de Direitos Humanos. "Respeito é bom, todo mundo gosta e deve praticar', disse.

"Uma internet livre e aberta não deve ser um espaço para a disseminação de preconceitos de qualquer ordem", acrescentou a presidente. Para Dilma, o Brasil ocupa papel de destaque como usuário da internet, o que exige responsabilidade no uso da rede.

O Brasil é o terceiro país que mais acessa a internet no mundo. Mais da metade da população brasileira, cerca de 86 milhões de pessoas, navegam em sites, portais e redes sociais.

O ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, participou da cerimônia de lançamento. Também apoiam o #HumanizaRedes a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a Secretaria de Políticas para as Mulheres, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, e os ministérios da Educação e da Justiça, além de empresas como Google, Facebook e Twitter.

Liberdade de expressão

"A discordância enriquece o debate, e a manifestação das mais diversas opiniões é fundamental para a democracia e para o amadurecimento da sociedade, e esse é um valor inalienável dentro de cada cidadão brasileiro", disse.

"O governo tem compromisso inabalável com a liberdade de expressão", garantiu. "Embora estejamos amparados pela nossa constituição, nós ainda registramos condutas ofensivas a terceiros e francamente ilegais, e esse é um processo que temos de mudar através da persuasão e da educação", disse Dilma.

Além do site, o Pacto pelo Enfrentamento às Violações de Direitos Humanos na Internet prevê campanhas educativas nas escolas sobre segurança e respeito na internet.

Também serão divulgadas dicas de segurança aos usuários da rede, com o apoio das empresas provedoras de aplicativos, para promover um ambiente virtual legal e seguro. "O sucesso nessa estratégia requer o engajamento da sociedade", disse Dilma.

14-04-2015 às 00:53 sc
falam quem é do meio que dilma coça a chavasca e ideli chupa o mariscão da dilma.
14-04-2015 às 00:51 eu sei
dilma como ideli duas farsantes trambiqueiras que continuam a enganar o povo ignorante como os brasileiros são. quem conhece ideli em SC sabe como ela é uma farsa da pior laia.
13-04-2015 às 23:21 André
É isso aí ...tem muito vagabundo atrás de uma internet.
13-04-2015 às 01:46 investigation
Ja sei o hospital que a Ribeirao Preto trabalha. Parceiros estao providenciando o flagrante. Um homofobico nao pode atender a populaçao lgbt. Sua batata esta assando, doutorzinho!
12-04-2015 às 04:32 Bruno sp
Parabéns pela iniciativa, pois temos que mostrar o rosto do bandido covarde que se esconde atrás de um computador.
11-04-2015 às 21:26 Thiago de Floripa
Quem vive aqui em Santa Catarina, sabe que essa senhora (Ideli Salvatti) foi a maior arruasseira, FOI contra tudo e contra todos. O PT virou governo e ela ganhando cargos como ministras em várias pastas, agora vão presentea-la com a presidência dos Correios e depois uma aposentadoria vitálicia como ministra do TCU.
09-04-2015 às 21:13 bi para mundo mais
Comece denunciando RIBEIRAO PRETO que esta todo dia achando que pode falar o que quiser e denegrindo todos os LGBT.
09-04-2015 às 19:08 Pablo/SP
Parabéns à presidenta Dilma pela iniciativa. As grandes redes sociais como Facebook, Twitter, Google participaram do lançamento e prometeram colaborar! O Humaniza Redes também está no Whatsapp (61) 93040021
09-04-2015 às 18:19 Nereu - p/Ribeirão Preto
Você acha que alguém esta preocupado com merda falante? Você e nada, o nada vale mais. Você e um monte de merda, a merda vale mais, para esterco.... Você não serve para nada... por que você é nada....