ASSINE JÁ ENTRAR

Riscos do GH

Saiba a verdade sobre o perigoso hormônio da atualidade. Vai encarar?

por Redação MundoMais

Terça-feira, 05 de Maio de 2015

Você já sabe que o GH é o hormônio que comanda o crescimento do corpo. Após os 35 anos, uma redução dele é acentuada em nosso organismo – sendo que esta queda responde pelo que chamamos de envelhecimento. A partir daí surgiram os mitos de que o GH é a grande solução para os males do mundo – e virou febre, principalmente entre os gays. Mas quer saber a verdade? Ledo engano se você pensa que ele é tão benéfico assim. Em cinco tópicos, saiba por que evitá-lo.

Para quem os médicos indicam GH?

Oficialmente, apenas para crianças com baixa estatura por deficiência da substância e para adultos com queda hormonal grave. Leu direitinho? Eu disse grave – ou seja, a menor parcela da população.

O hormônio tem outras funções além de crescimento?

Aumento da massa muscular, diminuição da gordura e, em alguns casos, fortalecimento dos ossos. Até aí tudo certo….

Ele serve para evitar o envelhecimento?

Criou-se a ideia de que o GH funciona como a fonte da juventude, mas, depois viu-se que para ter esse efeito sua dose deve ser muito grande, e dessa forma, os riscos associados a esses altas doses são enormes, entre eles a possibilidade real de gerar diabetes, formar tumores, dores e inchaço nas articulações. Por isso, não é racional usá-lo para ficar mais jovem.

Mas o GH não ajuda na malhação?

O aumento da massa muscular produzido pelo GH tem levado ao uso abusivo nas academias por gente interessada em ficar musculosa. Esse abuso não tem nenhuma razão de ser. Nem para os atletas essa indicação existe. As desvantagens trazidas pelo custo da injeção e pelos efeitos indesejáveis superam possíveis ganhos estéticos.

Então, salvo indicações médicas raras, ele não compensa?

Resumindo: há alternativas melhores e com menor custo – e um bom nutricionista pode ajudá-lo. Afinal, repetindo: o GH só dá resultado em porções elevadas. E quando sua dose é maior do que o usual, você pode ter problemas, principalmente com cânceres e tumores. Para quê correr um risco tão sério?

Por Felipe Góis, médico

08-05-2015 às 21:57 Gatinha bee
Que mafia dessas gay! Deixa as pessoas viverem a sua maneira.
06-05-2015 às 12:48 ... um tantão de bíceps, um tan
Gente, esse hormônio é também para pessoas anoréxias, ou seja para quem de fato sofre de uma doença...
06-05-2015 às 01:18 brunno CAMAÇARI
FICO BOQUIABERTO QUANDO VEJO JOVENS ILUDIDOS COM A FALSA BELEZA, POIS TUDO É PASSAGEIRO, MAS AS PESSOAS SÓ QUEREM O IMEDIATISMO DA VIDA...E NADA MAIS, PENSAR NOS EFEITOS? QUE NADA, QUEREM A BELEZA A QUALQUER CUSTO, LAMENTÁVEL MUNDO NOVO DOS JOVENS...
05-05-2015 às 16:43 Bob
Quando o benefício é maior, compensam- se os riscos, mas somente para anões, entendeu? Dizem que tomar hormônios dos mais variados para se ter um corpo musculoso, não fazem mal, é história da carochinha. Rins e figado são os mais afetados. Está lá, um corpo estendido na maca de um posto de saúde de bairro- sabem quem era? Aquela barbie, professor de academia, todo bombadão, que impressionava com um corpão à base de injeções na veia. O fígado da criatura dissolveu- se, e apesar de ostentar pompas de rico, encontraram- no no SUS!