ASSINE JÁ ENTRAR
Assine o MundoMais - promoção

Vitória!

Moçambique descriminaliza a homossexualidade em Código Penal.

por Redação MundoMais

Quarta-feira, 01 de Julho de 2015

Moçambique descriminalizou nesta segunda-feira (29) a homossexualidade com a entrada em vigor de um novo Código Penal que elimina a possibilidade de perseguir pessoas por sua orientação sexual.

O código vigente até agora - redigido em 1886 pelas autoridades coloniais portuguesas - contemplava "medidas de segurança" para os que "se entregassem habitualmente à prática de vícios contra a natureza".

A nova legislação, promovida em dezembro de 2014 pelo presidente em fim de mandato, Armando Guebuza, elimina esta menção, razão pela qual elimina qualquer possibilidade de castigar penalmente a homossexualidade.

Apesar da existência da legislação contra a homossexualidade, não foram registrados casos de sua aplicação desde a independência de Moçambique em 1975 de Portugal.

Moçambique se transforma assim em um dos primeiros países a descriminalizar a homossexualidade no continente africano, onde mais de 30 nações castigam legalmente as relações com pessoas do mesmo sexo.

Alguns líderes africanos, como os de Uganda, Zimbábue e Gâmbia, fizeram declarações em termos muito agressivos contra gays e lésbicas, que sofrem uma dura perseguição social e institucional.

Recentemente, o presidente da Gâmbia, Yahya Jammeh, advertiu em um comício aos homens do país que queiram casar-se com outros homens que, se forem flagrados, terão suas gargantas cortadas.

02-07-2015 às 19:33 Juan
Estou passada a ferro de brasa com essa reportagem!
02-07-2015 às 18:16 colorado
Salve para este povo, simpático, carismático... Negrada gostosa. Agora podem viver sem medo de opressão física. O ruim vai ser vencer o preconceito das pessoas, isto demora, décadas para mudar.
01-07-2015 às 21:19 L.
Na áfrica, 37 países, do total de 54, criminalizam a homossexualidade. É muita coisa. Alguns desses têm a pena de morte para quem pratica a sodomia.
01-07-2015 às 16:10 Parabéns
Homofóbico fala o que quer , resta saber como irão se comportar os homens que sentem atração em homem na Gâmbia. Se eu fosse desses países homofóbicos , simplesmente casaria com uma mulher, teria filhos, depois botava pra lascar no governo. Sabotaria o país. Moçambique é um país muito pobre; se no Brasil com todo apoio que temos, ser gay ainda corre risco de ser espancados, até mortos, imagina nas ruas de Maputo. Moçambique subiu um degrau, falta muito, mas o primeiro passo já foi dado, e isso é muito importante. Parabéns Moçambique.
01-07-2015 às 12:55 Alemao sp
Quero todos no meu cú......
01-07-2015 às 11:44 Admirador de Negros
Adorei as bils negras... Vou lá pra Moçambique...