ASSINE JÁ ENTRAR

Movimento interessante!

Saiba quais são os diversos benefícios do pilates para você que faz musculação há muito tempo.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 06 de Julho de 2015

O pilates é considerado uma atividade física excelente para todos. Qualquer pessoa, a partir de 15 anos de idade já pode praticá-lo, mas saiba que é a partir dos 30 que os benefícios são mais visíveis. Se você treina há muitos anos, provavelmente já teve dores na coluna, na região lombar, ou uma lesão no ombro, por exemplo. “Depois de tantos anos de musculação, com treinos intensos de hipertrofia, esses problemas realmente aparecem e rapazes dessa idade tendem a deixar de lado o alongamento. É principalmente aí que o pilates vai atuar”, avalia o fisioterapeuta e instrutor de pilates Ronaldo Ferreira.

Além do treino ser dinâmico, personalizado – é feito de acordo com as necessidades de cada pessoa – e eliminar problemas, o pilates funciona como prevenção. Por isso, com a ajuda de Ronaldo, listamos aqui dez principais motivos pelos quais você pode encontrar na prática um grande aliado para seus treinos diários e aumentar consideravelmente sua qualidade de vida.

Alongamento e flexibilidade

Os exercícios aumentam consideravelmente a flexibilidade e já percebe-se essa melhora na primeira aula. O praticante pode, inclusive, aumentar até dois centímetros de altura por causa do alongamento da coluna.

Tônus e definição muscular

São utilizadas molas de resistência, bolas e faixas elásticas para complementar exercícios que irão tonificar as musculaturas do tronco, abdome (core), membros superiores e inferiores.

Melhora de dores na coluna

Estudos recentes comprovam que 80% dos casos de lombalgia – dor na coluna lombar muitas vezes causada pelo excesso de peso nos treinos de musculação – melhoram sem uso de antinflamatórios e analgésicos, atuando na causa do problema, devido ao fortalecimento da região abdominal e ao alongamento das costas.

Trata lesões ortopédica

Lesões no joelho, ombro, tornozelo e articulações em geral são sanadas de maneira mais dinâmica que a fisioterapia.

Beneficia as articulações

Os exercícios utilizam a amplitude máxima dos movimentos articulares, ajudando na lubrificação, o que as mantém mais saudáveis e previne lesões maiores como artrose.

Coordenação motora

Os exercícios complexos executados séries farão com que o praticante planeje seus movimentos e execute de forma precisa, melhorando sua coordenação motora.

Consciência corporal e postura

O aluno é supervisionado durante toda a aula para que as posturas estejam corretas. Isso faz com quem as atividades do dia a dia tenham melhoras significativas.

Equilíbrio

As séries desafiam a estabilidade, fortalecem globalmente as musculaturas e melhoram o equlíbrio estático e dinâmico.

Condicionamento respiratório

Os exercícios de respiração ajudam a aumentar a capacidade pulmonar, proporcionam mais fôlego e diminuem o estresse.

Desempenho sexual

Com o aumento da flexibilidade dos músculos da região da pélvica e costas, o aluno tem melhora na performance sexual.

12-07-2015 às 01:26 Miguel RN
Ele ajuda a corrigir alguns vícios da academia, a gente meio que perde flexibilidade e ganha de volta com o Pilates. A postura nem se fala, e a barriga fica super tonificada. Se você não põe fé no método, teste ao menos por 1 mês, ao menos hoje as sessões são mais baratas :)
12-07-2015 às 01:24 Miguel RN
Faço e indico!!! Tenho escoliose e aos 13 anos um ortopedista indicou 15 sessões de fisioterapia e depois academia. Segui todas as recomendações médicas, mas nunca vi muita diferença. Quando fiz 16 ouvi sobre o método Pilates e como estava trabalhando numa bolsa da escola, afinal tenho origem humilde, pensei em ir atrás. Entretanto me frustrei, pois em 2009, 8 sessões por mês eram 200 reais, quase minha bolsa toda e como já tinha feito fisioterapia antes, achei que não faria diferença então deixei para lá. Na metade de 2009, duas estudantes de fisioterapia foram na escola que estudo convidando alunos para participar da pesquisa de seu TCC que envolvia o método Pilates no auxílio da postura. E, gente, fez MUITA DIFERENÇA! Gostei tanto que depois que o experimento acabou, procurei a antiga clínica que tinha visto e paguei pelo serviço mesmo, porque notei a melhora na minha qualidade de vida.