ASSINE JÁ ENTRAR

Sim à Justiça!

Homem que usou lâmpada para agredir gay na Paulista é condenado a nove anos de prisão.

por Redação MundoMais

Quinta-feira, 22 de Outubro de 2015

Quase cinco anos depois de agredir um homossexual que caminhava pela avenida Paulista, um homem foi condenado a nove anos de prisão por tentativa de homicídio. Jonathan Lauton Domingues, na época com 19 anos, e mais quatro adolescentes atacaram o rapaz, que andava com dois amigos, em novembro de 2010. No momento em que os dois grupos se cruzaram, um dos jovens bateu na vítima com uma lâmpada fluorescente. A agressão continuou com socos e pontapés na cabeça.

Os jurados do tribunal do júri reconheceram as qualificadoras de motivo torpe e recurso que dificultou a defesa da vítima. A sentença diz que o acusado só não conseguiu “alcançar seu intento” (assassinato) por “circunstâncias alheias à sua vontade” , o segurança de um estabelecimento próximo acabou intervindo na briga.

A juíza Renata Mahalem Teles, da 1ª Vara do Júri de São Paulo, apontou a “clara” conotação discriminatória do ato. “O réu e seus comparsas cometeram o crime por nutrirem verdadeiro ódio por homossexuais, instilado, portanto, pela homofobia, sendo intolerantes à opção sexual da vítima, tanto que as agressões se concentraram na região do rosto, com intuito de hostilizá-la”, afirmou.

A juíza apontou que o rapaz violentado também sofreu problemas em sua vida privada, “eis que foi exposto e perseguido pela mídia, sendo alvo de piadas e ainda sofreu preconceito por parte de vizinhos, devassando sua intimidade perante sua família, fato que lhe acarretou problemas de relacionamento com alguns familiares”.

O réu foi ainda acusado de lesão corporal, mas acabou absolvido porque o crime foi considerado prescrito. A pretensão punitiva tinha prazo de dois anos, pois Domingues era menor de 21 anos na época do crime, e o último ato processual havia ocorrido em agosto de 2013, quando uma decisão de segunda instância confirmou a sentença de pronúncia. Assim, a possibilidade de puni-lo “venceu” em agosto deste ano.

Domingues está foragido, e a juíza determinou sua prisão preventiva. Ainda cabe recurso. Com informações da Assessoria de Comunicação Social do TJ-SP.

28-10-2015 às 10:46 Dona Beja
Ah, não! Abaixo, escrevi que sou "anacrônico"? Pensando melhor, retiro esse "anacrônico", que seria quase o mesmo que "arcaico".
28-10-2015 às 10:37 Leamdro
Quer ver esse indivíduo aparecer! Prenda alguém da.família Pai Mae ... Daí verá como ele aparecerá como num passe de magica,será óbvio se a justiça trabalhasse com inteligência.
28-10-2015 às 10:33 Dona Beja P/ Josy de Souza
Ótimo, Josy. Eu também pago minhas contas via Internet. Gosto dessas comodidades da vida moderna(ou "pós-moderna"?). Sou tradicionalista, mas não sou arcaico! Tradição e Evolução bem se casam.
28-10-2015 às 03:44 Josy de Souza
Fui citada? Perdão, voltarei depois de pagar minhas contas pelo internet bank.
26-10-2015 às 12:40 Dona Beja P/ Josy de Souza
E você, Josy? Não tem um pézinho lá no Passado também, não? Nesse sentido, também sou um tradcionalista integralista, como assinalou o Caiozito.
26-10-2015 às 12:35 Dona Beja P/ Caio
E como disse o grande escritor argentino, Jorge Luís Borges: "O Passado não morre; ele revive no Presente." Se você bem observar a sua volta, ele tem muita razão.
26-10-2015 às 11:30 Dona Beja P/ Caio
Mais que "anacrônico", sou um retrógrado, mesmo. Vivo percorrendo os meandros do Passado histórico. O Presente é muito chato e enfadonho.
26-10-2015 às 09:16 Dona Beja P/ Caio
Não. Josy de Souza e eu somos pessoas diferentes. Percebe-se pelo estilo de cada comentário, o dela e o meu. Mas, você advinhou: tenho verdadeiro fascínio pela história do século XIX, especialmente pela Era Vitoriana(Inglaterra) e Belle Époque(França). Acho que sou meio anacrônico, mesmo... kkkkkk.
26-10-2015 às 08:52 Caio
Josy de Souza, puta; dona Beja, nome de guerra. É a mesma porra louca que percorre as matérias com sua retórica Integralista! Ela é culta, eloquente, mas com visão anacrônica das relações humanas. Parou nos idos da era vitoriana!
23-10-2015 às 21:54 Dona Beja P/ Josy de Souza
Você tem razão, amiga. Você é conciente e esclarecida. Mas, não adianta ficar aqui dando murro em ponta de faca. Agora a coisa é com a direção do site. Cumpri minha obrigação de alertar e denunciar. Agora é com vocês, mediadores do Mundo Mais. Tudo no mundo tem limite. Inclusive a liberdade de expressão, cujo limite é o próprio bom sensoe a ética.