ASSINE JÁ ENTRAR

Laços de Amor

Pesquisa aponta que pais homossexuais passam mais tempo ao lado dos filhos.

por Redação MundoMais

Terça-feira, 27 de Outubro de 2015

De acordo com um recente estudo realizado pelo Centro de Pesquisa de População da Universidade do Texas, famílias formadas por casais homoafetivos dedicam muito mais tempo a seus filhos que casais heterossexuais. As informações são do jornal britânico The Independent.

A pesquisa analisou dados fornecidos pelo censo norte-americano a respeito de mais de 40 mil casais. Casais formados por duas mães passavam em média 100 minutos com seus filhos, e pares de dois pais pouco menos que isso. O número fica ainda expressivo quando comparado ao de pais em casais heterossexuais, que dedicam apenas 50 minutos por dia com seus filhos, em média.

Os pesquisadores levaram em conta as horas gastas em atividades que envolvem as crianças, como ler para elas, brincar, ajudar na lição de casa, dar banho, levar ao médico, entre outras. Ficaram de fora algumas atividades consideradas passivas, como assistir televisão ou fazer faxina com o filho por perto.

“Nossas descobertas corroboram com a ideia de que casais homoafetivos investem tanto tempo quanto – ou até mais – em seus filhos que casais heterossexuais”, disse Kate Prickett, autora do estudo.

Ao ser questionado sobre as razões para esse fenômeno, Prickett tem algumas sugestões.“Em primeiro lugar, é possível que isso se deve em grande parte à seleção das pessoas. Ou seja, pela maneira como forma-se essas famílias, seja porque o casal se formou quando um dos parceiros já tem um filho, seja por meio de inseminação artificial, barriga dealuguel, ou adoção, todas essas opções realizam-se quando há um desejo muito grande de se ter filhos. Além disso, criar os filhos continua a ser um processo sexista. Homens que formam casais com mulheres ainda tendem a serem os responsáveis pelo ganha-pão, enquanto suas parceiras encarregam-se da maioria das responsabilidades domésticas.”

Para Jane Czyzselksa, editora da revista Diva, que é voltada para mulheres homossexuais e bissexuais, existem outras razões: “Pais homoafetivos tendem a investir mais tempo planejando como terão seus filhos – nada acontece ‘por acidente’, afinal de contas. O medo da discriminação na escola vinda de pais e professores heterossexuais também deve fazer que alguns desses casais se esforcem ainda mais.”

Tor Docherty, executivo-chefe da organização New Family Social, que promove a adição por casais LGBT, complementa: “Para todos os pais adotivos, dedicar tempo à criança é fundamental para se desenvolver os laços familiares. Pessoas LGBT são forçadas a desenvolver a própria autoconfiança e autoestima, o que as torna adequadas para ajudar uma criança que precisa encontrar seu lugar no mundo.”

31-10-2015 às 23:44 Mauro
SOU CASADO COM MEU COMPANHEIRO À 13 ANOS E NUNCA TIVE O SONHO DE SER PAI. MAS TENHO AMIGOS GAYS QUE TÊM FILHOS E NOTO QUE SÃO MUITO DEDICADOS A ELES. PENSAR QUE SER GAY É SÓ VIVER NA FARRA E NA ORGIA É SER MUITO SUPERFICIAL. PROVAVELMENTE ESSAS PESSOAS NEM CONSIGAM MANTER UM RELACIONAMENTO VERDADEIRAMENTE AFETIVO.
29-10-2015 às 21:05 SP
Muito do que se acredita a respeito de ser pai ou mãe é reflexo do conceito que se tem de si mesmo. Parabéns aos que tomam a decisão de forma consciente.
29-10-2015 às 01:31 Carlos sampa
Todos preocupados a fazer que a sua cartilha seja seguida, enquanto nosso Maldito Governador do Estado de Sao Paulo, lanca o projeto lei de fechar 94 escolas, municipalizando as demais, ja imaginou o que vai ser, a cada 4 anos um pessoa errada administrando uma escola que sempre viveu de cargos em comissao (arranjados sem concurso publico), que os professores eventuais estarao desempregados, me poupe de comentarios insignificantes por favor, foco no problema, e deixe quem quiser deixar de viver sua vida para criar filho dos outros ser feliz….minha mae ja dizia isso eh como gozar com o pau do outro
29-10-2015 às 01:23 Ludy PE
Amigo DIGAO seus comentarios sao exatamente perfeito, eu nem penso em adocao…acho q a maioria dos gay pensa em constituir familia achando q nao vai ficar sozinho na velhice ou vai prender um macho em casa, pronto falei
29-10-2015 às 01:18 DIGAO
SE SENTE VERGONHA DO MEU COMENTARIO, FACA UMA BOA ACAO, ADOTE UM ….EU PREFIRO TER A VIDA QUE EU ESCOLHI, OU SEJA SER GAY, FELIZ, E NAO TER QUE SEGUIR A REGRAS EDITADAS POR FALSOS MORALISTAS...
28-10-2015 às 12:45 Vergonha Alheia
Vergonha demais desse "DIGAO" E "Eduardo". Dois gays ridículos. Podemos construir família igual aos heterossexuais SIM!
28-10-2015 às 09:34 P/ Kgay
IRRA! Esse Essa besta aqui, de novo? Rebotalho!
28-10-2015 às 07:45 Eduardo
....sou totalmente contra adoção de filhos por nós gays !!!!!!!!!!
27-10-2015 às 23:33 Para digao
Do mesmo jeito que existe hetero que gosta de farra sexo que deixam os filhos com a avó, existe gays assim também. Nem todos somos iguais , tem aqueles que querem formar uma familia e viver para os fihos sendo gay ou hetero.
27-10-2015 às 23:29 Love
Com certeza ja tiveram tanta dificuldade pra adotar que fazem o melhor para os filhos