ASSINE JÁ ENTRAR

Bronze saudável

O verão está aí e você precisa saber como escolher seu protetor solar.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 14 de Dezembro de 2015

Você já sabe que a radiação ultravioleta é responsável por acelerar o envelhecimento, além de ser causadora do câncer de pele. Para evitar esses males, os protetores solares prometem cuidar da pele resguardando do sol, mas você sabe qual protetor usar e, ainda, como usar?

Pois bem: o protetor deveria ser cuidado básico – tipo escovar os dentes. E, sim, o brasileiro consome grandes quantidades dele: segundo dados da Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o Brasil responde por 23% do mercado de protetores solares do mundo. Dá para comemorar? Nem tanto.

Isso porque a maioria das pessoas não o usa de forma adequada e continuam parcialmente vulneráveis aos efeitos nocivos do sol. Entre os principais erros está usar uma quantidade menor do que a indicada, não reaplicar o protetor periodicamente, esquecer de passar em determinadas áreas do corpo expostas ao sol e escolher um produto com FPS menor do que o recomendado.

Basicão: a escolha!

Sim, há produtos destinados a peles mais oleosas ou mais secas, por exemplo. Quando a exposição ao sol for intencional – como na praia ou na piscina – o fator de proteção solar (FPS) deve ser de, no mínimo, 30. Protetores solares com cor ou bases com protetor solar podem aumentar a adesão ao produto para pessoas que costumam usar maquiagem. Além de ter a proteção, a pessoa se sente mais bonita porque consegue uma uniformização da pele. Esses produtos geralmente também têm uma cosmética muito boa.

E, sejamos didáticos: tem histórico familiar ou pessoal de doenças na pele provocadas pelo sol? O ideal é procurar um dermatologista para que ele possa ajudar na escolha do protetor solar mais adequado.

Quantidade certa é fundamental!

Deve-se usar o protetor solar em todas as áreas expostas. No dia a dia, por exemplo, rosto e braços devem ser protegidos. Praia e piscina? A forma correta de usá-lo é aplicar duas camadas em todo o corpo ou uma colher de chá para rosto, cabeça e pescoço; duas colheres de chá para frente e trás do torso; uma colher de chá para cada braço e duas colheres de chá para cada perna, o protetor deve ser usado em qualquer horário do dia, mesmo em dias nublados. Anotou?

5 erros que você não pode cometer…

1- Usar filtro solar só na praia ou na piscina: Tem de passar todos os dias, pela manhã, especialmente nas áreas que ficam mais expostas, como rosto, pescoço, colo, e braços.

2- Usar protetor solar para o outro tipo de pele: Quem faz isso está sujeito a problemas como ressecamento, espinhas e cravos. Portanto, é preciso prestar atenção ao veículo que carrega as substâncias químicas que atuam na pele protegendo-a do sol. Pele seca pede cremes e loções. Quem tem pele oleosa deve-se usar o filtro em forma de gel e loções oil-free. Já as peles normais ou mistas se adaptam bem aos fluidos, géis creme e loções oil-free.

3- Não reaplicar a proteção solar periodicamente, enquanto está exposto ao sol: O filtro solar deve ser novamente aplicado depois de entrar na água ou de se expor ao sol por mais de duas horas.

4- Passar o protetor já estando sob o sol: deve-se aplicar o filtro solar de 15 a 30 minutos antes da exposição, para que a pele absorva o produto e para que se tenha o efeito químico de proteção desejado. E se esqueceu de passar e já está a caminho da praia ou da piscina? Hoje existem produtos de ação imediata, mas mesmo assim o ideal é passar esses produtos na sombra, um pouco antes de ir para o sol.

5- Praticar esportes sem protetor específico para isso: sim, quem sua muito durante a prática de esportes precisa usar bloqueador solar contendo dióxido de titânio e óxido de zinco. Essas substâncias formam uma espécie de filme, uma barreira física além da barreira química normalmente fornecida pelo filtro normal. Quem usa filtro solar comum ao praticar esportes, acaba perdendo toda a proteção junto com o suor que escorre da pele.

Aproveita e se joga em nossas indicações de protetor:

A nova versão do protetor facial Dior Bronze Crème Protectrice, da Dior, tem FPS 50, fragrância de flores tropicais, e promete deixar sua pele seca, hidratada e natural…A nova versão do protetor facial Dior Bronze Crème Protectrice, da Dior, tem FPS 50, fragrância de flores tropicais, e promete deixar sua pele seca, hidratada e natural…
o Anthelios Airlicium FPS 30 da La Roche-Posay é um dos lançamentos mais sequinhos da atualidade, conseguindo controlar o brilho de oleosidade ou umidade na pele.o Anthelios Airlicium FPS 30 da La Roche-Posay é um dos lançamentos mais sequinhos da atualidade, conseguindo controlar o brilho de oleosidade ou umidade na pele.
Já Benefit finalmente lançou o protetor solar para a sua linha de cuidados faciais! O Dream Screen tem textura leve, e a cobertura é matificante e hidratante. Certo?Já Benefit finalmente lançou o protetor solar para a sua linha de cuidados faciais! O Dream Screen tem textura leve, e a cobertura é matificante e hidratante. Certo?
Para os dizem que protetor em creme deixa a pele pegajosa, utilize a recente versão em spray, o Nivea Sun Protect & Fresh Spray, já bem famoso aqui no Brasil e que agora vem em uma nova versão com FPS 30 e mentol refrescante. Sem contar que ele é completamente transparente.Para os dizem que protetor em creme deixa a pele pegajosa, utilize a recente versão em spray, o Nivea Sun Protect & Fresh Spray, já bem famoso aqui no Brasil e que agora vem em uma nova versão com FPS 30 e mentol refrescante. Sem contar que ele é completamente transparente.
Outro protetor solar que vale a pena é o da espanhola Skeyndor, o Sun Expertise FPS 30. Queridinho fora e com tudo pra ser seu preferido!Outro protetor solar que vale a pena é o da espanhola Skeyndor, o Sun Expertise FPS 30. Queridinho fora e com tudo pra ser seu preferido!

14-12-2015 às 14:27 OsMeninos Comendo Pipoca
Os mesmo do ANO PASSADO OU SEJA DESTE COMEÇO DE ANO VERÂO 2015 alguma novidade algo importado do exterior a há crise o DOLLAR tudo produtos brasileirissimos ORDEM PROGRESSO .