ASSINE JÁ ENTRAR

Corpo, voz e poder

Conheça Liniker, o cantor gay e ousado apontado como o futuro da MPB!

por Redação MundoMais

Quarta-feira, 30 de Março de 2016

Ele veio de Araraquara, interior de São Paulo. É de uma família de sambistas e desde pequeno se interessou pela música. “Bicha, preta e pobre”. Esse é o jeito que Liniker, de 20 anos, se resume. O cantor lançou-se ao mercado em outubro passado, quando lançou na internet mesmo o EP Cru, com três canções, Louise Dú Brésil, Zero e Caeu, e em pouco tempo caiu nas graças do circuito alternativo.

Duas palavras que o definem? Empoderamento e desconstrução. Turbantes, batons, brincos, saias e colares fazem parte do visual e do estilo autêntico do cantor em uma época em que o que mais temos são artistas genéricos, principalmente na cena nacional. De forte presença, ele gosta mesmo de botar a cara a tapa e encarar o mundo só pelo direito de ser quem ele quer ser. E isso é lindo!

E o que Liniker canta? A boa e velha soul music. Só pra você ter uma ideia de como esse menino tem tudo para dar certo na música. Imagine alguém com um quê de Ney Matogrosso* no palco, uma voz que lembra a clássica Nina Simone, com uma influência musical que remete a Tim Maia e Os Originais do Samba? Não acha suficiente? Adicione Caetano, Gil, Gal e até Tulipa Ruiz.

Mais do que um estilo andrógino, black e com influências musicais inquestionáveis, mais um fator que marca a presença de Liniker é seu corpo – que ele usa como arma política. Porque afinal, um gay, negro e pobre que adere à moda sem gênero tem que ter muita coragem: “Me colocar assim, com essa força, é muito importante. As pessoas precisam saber que eu sou negro, pobre e gay e posso ter uma potência também. Sou um artista que se expressa assim”, declarou o cantor ano passado em uma entrevista ao El País Brasil.

Em apenas cinco meses de carreira, o músico já mostrou que tem um destino promissor: já se apresentou para um público de 30 mil pessoas em um festival em Pernambuco, foi responsável pelo show de abertura de Tulipa Ruiz e Marcelo Jeneci no Circo Voador, no Rio, e seus vídeos já somam mais de 2 milhões e meio de views no Youtube.

Mais um pra representar artista dessa nova geração maravilhosa pra marcar a música. A gente torce muito por você, Liniker!

05-04-2016 às 21:19 doni
gosty
05-04-2016 às 11:25 cau
Pena que nos rotulamos tanto desta forma...quando o que vejo é um Artista que tem algo a oferecer de mais importante:o seu talento...tenha que ser julgado e apontado pelo verdadeiro que é...com saia ou sem...Talento é Talento...é o que vai prevalecer..A falta de coragem de ser verdade de mmuitoa é o que empobrece...o que Empodera é ser Linoker...quando ser comum é o dito normal...Abalou!!
05-04-2016 às 07:24 Meloso
Mais uma vez, que lindo o barbudo. Blow... toca o saxofone, toca. Blow, delícia!
05-04-2016 às 07:21 Melado
A GENTE FICA MORRDIDO, NUM FICA. DENTE, LÁBIO, TEU JEITO DE OLHAR. ME LEMBRO DO BEIJO EM TEU PESCOÇO, DO MEU TOQUE GROSSO. O MEDO DE TE TRANSPASSAR! O que venha a ser o medo de te transpassar? De te comer, de te penetrar? Interessante a letra. Quanto ao artista, acho que lhe falta definir um estilo próprio. Não acho legal cross- dress- fica estranho de saia, e desmunheca muito, ridículo!
04-04-2016 às 09:13 jean pierre
Aaaai, bê!!! Arrepiei. Quando a gente um menino fazendo lindo como ele o está, renova-se em nossos peitos a esperança de que a música brasileira ainda tem salvação, e… de que o Brasil ainda tem salvação. Bravíssimo, Lineker!!! Mandou muito carinha. Sucesso e já sou seu fã, meu! Beijasso pra você e sua banda!
03-04-2016 às 20:16 Geriva
Epa! vai descer a maloqueira!
03-04-2016 às 14:25 Alagoano
Tem talento, mas mude esse vocal que está estragando a apresentação.
02-04-2016 às 17:56 alexandre lins
Novo genio da MPB. Maravilha. Provocador.
01-04-2016 às 23:23 brunno camaçari/ba
Adorei o som , a voz, o talento, parabéns...mesmo não achando lindo essa coisa de ser exótico, mas respeito...aplausos...
01-04-2016 às 22:21 Leopoldo Sampa.
Além do mais o cara é muito escroto. Quem gosta? Leva pra casa ou melhor pra cama.