ASSINE JÁ ENTRAR
Assine o MundoMais - promoção

Fascistas na universidade

E-mail para estudantes da UFRJ ameaça: Vamos começar por um certo aluno!

por Redação MundoMais

Terça-feira, 05 de Julho de 2016

Rio - Um dos e-mails com as ameaças a alunos bolsistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) está circulando nas redes sociais e revela o tom de grupos conservadores que atuam dentro da instituição. O que chama a atenção é um trecho que diz que as ameaças serão cumpridas começando "por um certo aluno, que se diz minoria e oprimido por ser homossexual". Alguns acreditam que o alvo da ameaça era o estudante de Arquitetura Diego Vieira Machado, 24 anos, encontrado morto neste sábado. As mensagens partiram de um computador no Canadá.

Segundo o estudante de Comunicação Pedro Paiva, diretor do DCE do curso, grupos fascistas e conservadores atuam há algum tempo na universidade e ameaçam alunos, professores e outros servidores. "Eles fazem comentários homofóbicos. Os banheiros são pichados com frases como 'morte aos homossexuais, morte aos gays'. No banheiro da ECO (Escola de Comunicação) foi pichado "Morte aos gays da UFRJ", disse.

E-mail mostra ameaça a bolsistas, gays e aponta que grupo conservador 'ia começar por um certo aluno'E-mail mostra ameaça a bolsistas, gays e aponta que grupo conservador 'ia começar por um certo aluno'

Nesta segunda-feira (4) aconteceu uma sessão plenária entre decanos, que já estava marcada e contou com a participação de estudantes. Eles aproveitaram para tratar do assunto e cobrar providências.

De acordo com Pedro Paiva, algumas páginas no Facebook de grupos fascistas e conservadores já foram identificados: UFRJ da Opressão, UFRJ Livre e Liberta UFRJ. Ele reclamou da falta de segurança no campus do Fundão e de providência em relação aos grupos que pregam o crime de ódio. "São ameaças antigas. A gente já tinha ideia do que poderia acontecer. A morte do Diego é uma ideia do que a gente previa que poderia acontencer", disse.

O reitor da UFRJ, Roberto Lehrer, classificou o crime de "bárbaro e perverso". "Essas formas de expressão homofóbicas são inadmissíveis. Somos um espaço civilizatório e não podemos aceitar qualquer forma de intolerância que diga respeito a racismo e homofobia", afirmou.

Ele citou uma mensagem de teor ameaçador contra gays que teria Diego Vieira Machado como alvo. O e-mail, que teria sido enviado de dentro da universidade, circula há dois meses e está sendo investigado pela Polícia Federal. O reitor disse que já se sabe que ele partiu de um computador do Canadá.

07-07-2016 às 21:30 P/ Verdade Seja Dita
Gay, para de ser alienada, por favor! Eu imploro! A direita, em sua essência, preza pela continuidade das estruturas da forma que estão colocadas. Ou seja: ela quer a manutenção das coisas como são, tais como desigualdades entre LGBTs e heterossexuais cisgeneros, brancos e negros e etc. A direita, por essência, é reacionária. Ser LGBT é ir contra, obrigatoriamente, esse pensamento reacionário que quer as coisas como já estão. Digo que isso é obrigatoriamente, pois, apenas por existirmos já estamos indo contra o padrão da normalidade, que a direita diz ser o homem heterossexual, cristão, branco. Esquerda, em sua essência quer a mudança da ordem estabelecida, por isso é revolucionária - claro, com alguns espectros. Bicha, portanto, sem alienação, eu imploro.
06-07-2016 às 19:55 canada
o que uma pessoa com este tipo de ideia vem fazer no Canada? Na ultima parada os 3 niveis de governo ( prefeito, governadora/premier e primeiro ministro)desfilaram junto com a comunidade.
06-07-2016 às 14:10 Leal
Um cara de nível superior e burro, o que escreveu este e-mail. Não se usa a flexão seje do verbo ser, é seja, de qualquer jeito. E não é porque a pessoa fuma maconha, que seja criminosa. EUA, Holanda e Uruguai quem o digam! Essas pessoas cheias de falso moralismo, por trás de religião ou preconceito mesmo é quem devem ser desmascaradas por apologia à violência. Fui condenado por um médico que me julgou promíscuo... e agora que me recuperei vou ao inferno e fazê- lo pagar... Aguarde- me!!
05-07-2016 às 22:26 JÁJA
Cadeia nesses fdps!
05-07-2016 às 16:17 Nereu
Não duvidem.... a família Bolsonaro está por trás disso.... tenham certeza!
05-07-2016 às 13:37 Verdade Seja Dita
Comunidade Gay deve se afastar urgentemente desse Movimento LGBT ligado a esquerda. Já falai aqui que essa esquerda quer jogar a todo custo os homossexuais contra a polícia. Em Campinas não respeitaram o acardo do horário da Parada Gay propositalmente, para terminar em confusão e jogar os gays contra a polícia e o Governo do Estado de São Paulo.Se estamos nessa situação, a culpa é da Dilma Rousseff que arquivou a PL 122 em dezembro de 2013, em apoio a bancada evangélica do Eduardo Cunha.Tenho lá minhas dúvidas se esse E-mail não foi escrito por militantes de esquerda, como ocorreu em 2010, ataques da extrema- direita contra nordestinos nas redes sociais, quando foram investigar , estava partindo de dentro de um gabinete político do PC do B.