ASSINE JÁ ENTRAR

Somos gays e cristãos!

Floripa terá primeiro retiro espiritual para homossexuais no feriado de Finados.

por Redação MundoMais

Quinta-feira, 07 de Julho de 2016

Inspirado pela pastoral do Papa Francisco, o jornalista Paulo Francisco organiza para o feriado de Finados o "I Retiro: o abraço de Deus na Experiência Humana", entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro, em Florianópolis.

O evento é direcionado a homossexuais que queiram se reconectar com Deus. Paulo contou que a ideia surgiu por meio de um sonho. Ele já havia feito um retiro no carnaval e conhecia o padre indiano Cyril Suresh, ordenado jesuíta e que trabalha em uma paróquia de Juiz de Fora (MG).

"Falei com o padre Cyril, que se tornou meu amigo, e ele amou a ideia", diz Paulo. Este é o primeiro retiro que o jornalista, abertamente homossexual, realiza. Mas ele revela que seus pais já organizaram eventos do tipo quando jovens e que também não se trata do primeiro retiro voltado ao público gay no país.

Por três dias, os participantes contarão com workshops, discussões, dinâmicas em grupo, yoga cristã e leituras introspectivas com o objetivo de integrar e acolher homossexuais cristãos nos templos religiosos e na sociedade.

"O que se vê na mídia e no cotidiano são as pessoas de cunho religioso, de modo geral, criticando os homossexuais. Por causa disto, estas pessoas acabam tendo dificuldade de autoaceitação, de autoestima e em sua percepção de liberdade interior e espiritual", explica Paulo.

O retiro será realizado na Casa Vila Fátima, especializada neste tipo de encontro, com entrada às 16h do dia 30/10 e saída às 14h de 2/11. São, ao todo, 30 vagas, e as inscrições já estão abertas. O valor com hospedagem e refeições inclusas sai por $420 à vista ou $500 em 6x. Informações ou inscrições com Paulo Francisco pelo e-mail paulofrann@icloud.com.

10-07-2016 às 12:06 ESPIRITUALIDADE E RESPEITO
Lendo alguns comentários, senti de compartilhar minha experiência: eu era católico, fui coroinha e tinha uma atuação bastante presente na igreja quando comecei a olhar com mais atenção para minha sexualidade. Eu ia me confessar com um padre velhinho e aproveitava para falar em voz baixa sobre meus desejos por homens. Ele não me recriminava (não sei ao certo se ele não ouvia ou se simplesmente era um ser evoluído). Até o dia em que ouve uma troca de padres na igreja em que eu frequentava. Quando eu fui me confessar com o novo padre, ele escutou muito bem e me trouxe a culpa por eu estar sentindo algo "errado". Depois daquilo, eu comecei a perceber que eu me sentia abençoado por Deus em vários aspectos de minha vida e que não faria o menor sentido ser condenado por um desejo sexual, já que Deus é amor. Deus nunca que me trouxe culpa, mas sim os homens quando distorciam o significado do sagrado (por exemplo: a bíblia quando levada ao pé da letra, sem contexto e com uma visão limitada, perde seu caráter sagrado. Amor é sagrado, compaixão é sagrada, aceitação é sagrada, portanto a bíblia somente se expressa de modo sagrado quando nos conectamos a ela com o sagrado que habita em nós). Hoje a espiritualidade está mais presente em minha vida do que nunca. Embora eu não sinta mais necessidade de seguir religiões, eu as respeito muito e compreendo seu papel e importância na sociedade. Procuro me nutrir da essência divina, seja de que fonte ela se expresse para mim. Atualmente sou terapeuta energético e a espiritualidade é um dos pilares mais importantes de meu trabalho. A verdadeira conexão com Deus, seja do modo que cada pessoa escolha, é amor incondicional, sem julgamentos.
09-07-2016 às 22:40 Kin
Parabéns pelo seu comentário (Alagoano). Palavras sábias e verdadeiras.
09-07-2016 às 01:08 Alagoano para H21
Querido você tá fazendo o quê aqui num site gay? Por que você não se converteu e largou o homossexualismo ou invés de vir aqui criticar que a aceitação de gays numa igreja comum como coisa do diabo? Não existe ex-gay, podem existir pessoas que largaram a prática pra se martirizar todos os dias e fugir dos desejos de quem realmente ele é, fugindo de si mesmas e vivendo uma vida depressiva. Deus fez seres humanos e homossexuais estão incluso nesse meio. Acredito que todos os cristão gays que conheço, incluindo a mim já passaram anos tentando "a cura" que não existe, até entendermos que Deus não muda a essência do ser humano, pois não se trata de uma prática ou escolha, trata-se do natural pra nós gays, pode-se usar qualquer capa, qualquer roupa, mas a essência continuará a mesma. Quem em sã consciência escolheria ser algo rejeitado por uma grande massa da sociedade? Ser criticado, discriminado, muitas vezes violentado? Não se muda a essência. O que o diabo quer são pessoas como você, com esse discurso religioso, achando que todo mundo é promíscuo, incentivando as pessoas a se afastarem da sua fé porque são rejeitadas por Deus por serem quem são. Leia mais a bíblia querido, quem morreu por nós foi Jesus e não Paulo, e quantos versículos bíblicos há mostrando Jesus transformando gay em hétero? Criticando os gays? NENHUM. Vá procurar saber sobre como o cânone bíblico foi formado antes de usar bases de discursos religiosos dos quais você foi criado. Vá ler sobre os costumes de Corinto, os contextos históricos de cada verso do novo testamento ao invés de insinuar textos citados isoladamente por um grupo de héteros religiosos. Jesus recriminou o divórcio, mas todas as igrejas aceitam por que afirmam que um homem (hétero) não vive sem sexo, mas quem for gay deve ser "castrado" negando-se a si mesmo. Que justiça divina é essa?
08-07-2016 às 10:19 Nereu
Não vou por que não suporto esse tipo de evento... Mas para quem gosta acredito que seja válido.... desde que não tenha padre nem pastor com aquelas ladainhas imbecilizadas.... E o preço? acredito que está dentro da normalidade.... 3 dias... hospedagem e alimentação.... 420 paus... nada caro...
08-07-2016 às 08:30 H21
Uma péssima idéia, realmente esse é isso q o diabo quer pq porfavor ne, um homosexual dentro da igreja primeiro q ele só vai ter pensamentos pervertidos de sexo e fornicacao não por ele mais o diabo vai jogar isso na cabeça dele a todo momento e isso se eles não tranzar na própria igreja, pq aqui na SHALOM DE UBERLÂNDIA o banheiro é só uma extensão do MOTEL ou do banheiro la da praça tubal Vilela, e um homosexual sendo aceito na igreja nunca vai passar na cabeça dele q ele tem q mudar pq sim claro Jesus nunca vai deixar de amar ele mas o pecado de se deitar com outro homem não vai ser perdoado e aceito nos céus, e a intenção de uma igreja aceitando homosexuais é que aquela velha história de mudar ser uma pessoa renovada e nova sem pecar neste sentido ja não vai existir mais
08-07-2016 às 01:17 Alagoano
Gostei da ideia...interessante isso, não perder a fé por professar uma fé. Gostaria de inclusive de conhecer pessoas assim. Aqui em Maceió tem uma igreja Batista que após 10 anos de debates decidiu aceitar gays como membros, e não é uma igreja exclusiva para gays, Igreja Batista do Pinheiro está de parabéns!
08-07-2016 às 00:46 A bicha pobre do kkkkkk
Queridooooooooooo.... que nunca saiu de casa! que nunca fez uma viagem!... queridoooo.... tudo na vida tem custo! não se faça de bobo em pleno seculo XXI ... seculo 21 querido, vai que vc nao entende ne mesmo! deve estar conectado no wi fi do vizinho. So sorry! gata. Ninguem é obrigado te dar lugar pra dormir e comida de graça ! ....
08-07-2016 às 00:37 Fortunato
Ótimo. Quero ir. Darei muito por lá.
07-07-2016 às 23:25 Kin
Ótima ideia, quero participar.
07-07-2016 às 22:04 TOCANTINENSE
Meu comentário é para dizer que sou gay cristão. E a ideia do retiro é muito boa. Quanto ao (kkkkkkk) que vê interesse financeiro na intenção do retiro não concordo. hospedar-se com alimentação inclusive por esse preço em um lugar de minima dignidade é muito difícil.