ASSINE JÁ ENTRAR
Assine o MundoMais - promoção

Foi brincar de outra coisa!

Morre aos 71 anos Elke Maravilha, ícone LGBT no mundo.

por Redação MundoMais

Terça-feira, 16 de Agosto de 2016

Na madrugada desta segunda para terça-feira, faleceu na Casa de Saúde Pinheiro Machado, localizada no bairro de Laranjeiras, Rio de Janeiro, a irreverente atriz Elke Maravilha. Conhecida por seu jeito bizarro e engraçado, Elke tratava no hospital uma úlcera, mas não resistiu à cirurgia para tratamento da doença. A artista estava com 71 anos de idade e era conhecida mundialmente por defender a causa pró-LGBT.

Elke estava internada há quase um mês no local. A informação foi confirmada pelo irmão de Elke, Frederico Grunnupp, e divulgada por veículos de imprensa de todo o Brasil.

Grunnunp disse o que aconteceu com Elke. "Ela teve complicações após a operação e também tinha diabetes. Ela não estava mais respondendo aos remédios", disse.

Os médicos ainda não divulgaram o laudo que indica a causa da morte, mas o irmão da atriz afirma que ela sofreu falência múltipla dos órgãos devido à idade avançada e complicações diversas por conta da cirurgia.

Quem segue Elke pelo Facebook está lamentando o ocorrido, já que foi postada imediatamente após a sua morte uma mensagem para os fãs da atriz na sua página oficial. O falecimento da artista aconteceu pouco após a uma hora da madrugada.

"Como ela mesma dizia, foi brincar de outra coisa. Que todos os deuses, que ela tanto amava, estejam com ela nessa viagem", diz a mensagem.

História de vida e superação

Elke Georgievna Grunnupp nasceu na Rússia e tornou-se conhecida por seus trabalhos como atriz e modelo. O nome artístico ela adotou anos depois do sucesso ao participar de programas de calouros, como Silvio Santos e Chacrinha.

Maravilha era amiga de Zuzu Rangel, também apaixonada pelas artes e ativista política de sua época. Ambas se conheceram em um salão de beleza nos anos 1970. Elke chegou a ser interpretada por Luana Piovani em um longa metragem biográfico que conta a história de vida da estilista.

Durante os Anos de Chumbo, ela sofreu duramente com a repressão e chegou a ser torturada por militares. Elke foi presa por seis dias e só conseguiu soltura a pedido de Zuzu Rangel, que mandou para a cadeia um delegado "amigo" que a soltasse.

O uso abusivo da maquiagem e da alegria sempre foram a marca de Elke Maravilha. Conhecida de programas dominicais, ela nunca ligou para o que os outros falavam a seu respeito e se tornou ícone de luta pelos direito das pessoas LGBT.

19-08-2016 às 00:22 Daniel
Elke sempre foi um encanto por dentro e por fora. Na juventude colocava qualquer modelo em quesito de beleza no chinelo. Linda, sábia e talentosa. Sempre derrubou o estereotipo de mulher que até hoje a mídia insiste em moldar. Vai fazer muita falta! Que descanse em paz!
18-08-2016 às 22:44 Love
Era muito inteligente , merecia mais espaço na tv. Pena que partiu ...
18-08-2016 às 21:06 RICO
ELKE FOI UMA DAMA DOTADA DE UMA INTELIGENCIA IMPAR QUE POE QUALQUER ATRIZINHA DA GLOBO NO CHINELO QUE MAU FALA PORTUGUES.QUERIDA DESCANSE EM PAZZZZZZZZZZZZZ........
18-08-2016 às 02:56 Para Maurico - São Paulo
Para de falar besteira, Elke foi uma grande ativista do movimento homoxessual em uma época onde gays não tinham voz, ela teve um programa no SBT sim, e foi demitida logo depois que colocou um casamento Gay no seu programa, então, ela que nunca gostou de preconceito, não teria muita coisa boa para falar do SBT ou do Silvio ..
18-08-2016 às 00:39 Opa
Gente, ela não foi torturada, pelo menos tem uma entrevista dela no de frente com Gabi que ela diz isso!
17-08-2016 às 15:13 Maurício - São Paulo
Falava muitos idiomas, porém não soube aproveitar o dinheiro e o talento. Figura bizarra, sabia bajular quando era conveniente, porém que mais lhe deu a mão quando o Chacrinha morreu, Silvio Santos. Quando acabou o Show de Calouros criticou veementemente o apresentador, que até a fome matou. Quando morre vira santa. Hipócritas!
16-08-2016 às 22:32 Elcio
Perdemos um espírito de luz ! Obrigado Elke pela sua sabedoria com certeza aprendemos mto c vc!
16-08-2016 às 22:19 SOTERO
Vai fazer falta.
16-08-2016 às 21:50 Lorio
Eu a amava de paixão! Vou sentir saudade!
16-08-2016 às 19:00 putinho
Bruxa, desvairada e frigida. Nunca a viram com um homem. Sera que era trans ou lesbica? Ate hoje nao sei que diabo era aquilo. Vai com Deus, assanhada, travesti!