ASSINE JÁ ENTRAR

Lifestyle carioca

Melhor destino de praia da América Latina, o Rio está cada vez mais arco-íris!

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 10 de Outubro de 2016

O Rio ganhou, no fim de setembro, o título de melhor destino de praia LGBT da América Latina. Para facilitar a vida de cariocas e turistas, pessoas especializadas no público LGBT deram algumas dicas com opções para se aproveitar a orla, além bares, restaurantes e festas na cidade (veja o roteiro abaixo).

O coordenador da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio, Carlos Tufvesson, explicou que o “lifestyle carioca” pode ter sido um diferencial para conquistar o título recentemente.

“Não tem cidade no mundo que tenha uma lagoa, praia e floresta num perímetro urbano. Ser essa cidade única faz a diferença. O estilo de vida carioca é o resultado disso tudo. Eu acho que no mundo de hoje, que você vive mega conectado, não tem preço você poder viver de havaianas, passeando pela orla da praia. O comportamento do carioca, esse lifestyle que nasce na praia mas está junto com a cidade, faz a diferença. Até no inverno o turismo é sensacional. Não temos o calor de 50 graus e você pode continuar curtindo a cidade”, afirmou.

A notícia anima não só o setor de turismo da cidade, mas também o da economia. Em tempos de crise econômica, ser o destino preferido do público LGBT é uma boa opção. Tufvesson comentou ainda que 30% do lucro com turistas no carnaval de 2014 veio do folião gay.

Parada gay leva multidão à Copacabana, Zona Sul do RioParada gay leva multidão à Copacabana, Zona Sul do Rio

“Durante o carnaval, a arrecadação total da cidade foi de R$ 1,2 bilhão em 2014. Cerca de 30% dessa arrecadação, segundo a Riotur, veio do público LGBT. Eles fazem turismo de museus, restaurantes e, claro, de praia. Conheço turista de fora que já veio 12 vezes para o Rio. O índice de despesa desse público é três vezes maior. São turistas com alto poder aquisitivo, que se identificam com o lifestyle carioca”, contou o coordenador.

Prêmio visto como responsabilidade

O jornalista Welton Trindade trabalha para o público LGBT há anos e avalia os lugares mais frequentados de sete capitais do Brasil. Ele comemorou mais um título que o Rio recebeu, mas afirmou que a premiação vem acompanhada de responsabilidade.

“Sempre temos que tentar melhorar. Precisamos dar capacitação aos agentes públicos, capacitação para a rede hoteleira e aos profissionais que lidam com turistas. Além disso, precisamos de ações para divulgar o que estamos fazendo aqui sobre o tema. O que não pode acontecer é achar que está tudo pronto, achar que nada precisa ser feito. Esse título é uma responsabilidade e temos que continuar os trabalhos para melhorar”, disse.

A escolha do título foi feita através de 200 representantes e líderes da comunidade LGBT, em votação em agosto. A premiação foi organizada pela Câmara do Comércio Gay-Lésbica da Argentina. A cidade carioca ficou em primeiro lugar, com 51% dos votos. Em segundo lugar, ficou Puerto Ballartae e em terceiro, Cancún – ambas cidades no México.

Tô nem ai fica na Rua Farme de Amoedo, em IpanemaTô nem ai fica na Rua Farme de Amoedo, em Ipanema

RESTAURANTES E BARES:

Felice Caffé

Rua Gomes Carneiro, 30 – Ipanema.

Tô nem aí

R. Farme de Amoedo, 57 – Ipanema.

Rainbow Pizzaria

Quiosque em frente ao Copacabana Palace, na altura da Rua Rodolfo Dantas -Copacabana.

Turma Ok

Rua dos Inválidos, 39 - Centro

Bar das Quengas

Avenida Mem de Sá, 173 - Lapa

Na altura da Rua Farme de Amoedo, praia fica lotada até mesmo em dias de semanaNa altura da Rua Farme de Amoedo, praia fica lotada até mesmo em dias de semana

PRAIAS:

Praia de Copacabana

Região próxima à Barraca do Fau. Em frente à Avenida Atlântica, 1702.

Praia de Ipanema

Região próxima à Barraca de Denise. Ao lado do Posto 9, perto da Rua Farme de Amoedo

Praia de Abricó

Área de nudismo em Grumari

Praia do Arpoador

Na altura do Posto 8

FESTAS:

The Week

Rua Sacadura Cabral, 135. Centro.

Boate 1140

Rua Capitão Menezes, 1.140. Praça Seca.

Papa G

Travessa Almerinda Freitas. Madureira.

Galeria Café

Rua Teixeira de Melo, 31. Ipanema.

Bar TV

Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 1417 – A. Copacabana.

10-10-2016 às 19:55 VAÍ VAÍ SAPUCAÍ 2017
VERÃO AINDA CHEGOU NÃO ESTAÍS PERTO PROXIMO RJ DE RIO 2016 NÂO É VERÂO SEMANAS DIAS NOITES SEMANAS NÂO CARIOCAS LGBTT RIO 2016 BRASIL .
10-10-2016 às 12:39 SP frendly
Pois é! Se enumerarmos o que tem de negativo, acho que seria injusto, porém real. Não vou nem falar da bandidagem, pivetada que desce os morros para roubar os turistas na orla. Contudo, após as Olimpíadas ficou um legado de desenvolvimento urbano, e muita arquitetura do século XIX revitalizada. Esperamos que o Rio se destaque como Barcelona, na Espanha!