ASSINE JÁ ENTRAR

Xavier

Descoberta sobre sexualidade é tema de curta-metragem. Vem ver!

por Redação MundoMais

Quinta-feira, 03 de Novembro de 2016

A descoberta da sexualidade é um momento único, cheio de dúvidas e incertezas, pelo qual todos passamos. O curta de Ricky Mastro, “Xavier”, lida com esta temática, mostrando a relação do pai com o filho no processo mútuo de descoberta.

Cena de curta-metragem 'Xavier'Cena de curta-metragem 'Xavier'

O curta narra a trajetória de Nicolas, interpretado por André Guerreiro Lopes, ao notar que seu filho Xavier, vivido por Gregório Musatti, sente atração por outros menino. Ao contrário do que se espera, a reação do pai é de compreensão e acolhimento.

Para a elaboração do enredo, Mastro recebeu diversos vídeos em que pessoas LGBT contavam sobre a experiência da descoberta da sexualidade, da reação dos pais e da própria reação frente a este momento.

Muitas histórias, segundo o diretor, repetem um padrão: a não-aceitação da sexualidade, combinada muitas vezes com uma violência por parte dos pais. Felizmente, não é assim com todos: alguns podem viver esse capítulo da vida de maneira mais saudável e natural.

A temática é tratada com sensibilidade no curta-metragem. "Xavier" capta a leveza e inocência dessa descoberta para o jovem. O pai respeita o tempo de Xavier e lhe assegura apoio e afeto. A relação paternal estabelecida é de segurança.

Filmado em julho de 2015, em São Paulo, com recursos do edital de Apoio a Manifestação LGBT da Secretaria de Estado da Cultura e do obtido em financiamento coletivo, o curta-metragem foi lançado internacionalmente em festivais em fevereiro de 2016.

Neste mês de novembro, "Xavier" será exibido em 4 capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Brasília. Na capital paulista, a estreia contará com a presença da equipe.

O diretor

O responsável pela direção do curta-metragem é Ricky Mastro, diretor e roteirista. Ele é formado em Drama pela Universidade de Washington, nos Estados Unidos, e em cinema pela Fundação Armando Álveres Penteado, FAAP.

O paulistano é também mestrado em Identidade LGBTTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) no Cinema, pela Universidade Anhembi Morumbi.

Serviço:

Dia 08 - 15h - Curta Cinema - Cine Odeon, Rio de Janeiro

Dia 13 - 17h30 - Festival Mix Brasil - Cine Olido, São Paulo – com a presença da equipe do filme em peso !!!

Dia 14 - 19h - For Rainbow - Cinema do Dragão, Fortaleza

Dia 20 - 16h30 - Festival Mix Brasil - Centro Cultural São Paulo, São Paulo – com a presença da equipe do filme em peso !!!

04-11-2016 às 08:33 Dênis
Minha primeira relação sexual foi com um cara considerado hétero. Ele comia os mais novos do bairro, e de seu interesse sexual- não fui o único. Com o passar dos anos, o cara casou com mulher e teve filhos. Os homens héteros são os que assediam mulheres e gays na infância, e não carregam culpa nenhuma!
04-11-2016 às 08:09 Roberto
....è isso ai Caio !!!!!
03-11-2016 às 23:06 caio
não acho certo curtas assim, com crianças, pra mim instiga uma sexualização precoce dos nossos pequenos