ASSINE JÁ ENTRAR

Censura no século XXI?

Novo recurso do YouTube barra vídeos com temática LGBT – inclusive clipes de divas pop.

por Redação MundoMais

Terça-feira, 21 de Março de 2017

“Hoje você é quem manda. Falou, tá falado. Não tem discussão”. Nesse trecho da música “Apesar de Você”, Chico Buarque mostra a sua indignação com a ditadura militar que se instaurou no Brasil na década de 1960. Essa música, no caso, foi censurada em 1970. É engraçado pensar que hoje, mais que meio século depois, ainda existam ferramentas de censura.

O famoso canal de vídeos, YouTube, acaba de lançar um novo recurso, o “restricted mode”, que permite filtrar o conteúdo que vai aparecer nas pesquisas dos usuários. Para pessoas com menos de 18 anos, o filtro é ativado involuntariamente – como se fosse pornografia. Acontece que qualquer vídeo que tiver algo a ver com o universo LGBT é imediatamente barrado pelo filtro. Inclusive clipes da Lady Gaga, Katy Perry, Kylie Minogue, Christina Aguilera, Miley Cyrus, Anitta, entre outros.

Faça o teste: ative o recurso “restricted mode” e escreva Lady Gaga no campo de busca. As únicas opções que aparecem são performances ao vivo e músicas do CD Cheek to Cheek, que ela gravou com o cantor Tony Bennett.

Aí fica o questionamento: num canal como o YouTube, no qual os vídeos já passam por uma triagem de conteúdo – nudez, por exemplo, não pode ser publicada lá –, precisa de (mais uma) ferramenta de censura? E por que vídeos que tem qualquer envolvimento com o universo gay é barrado por essa ferramenta?

“Apesar de você. Amanhã há de ser. Outro dia”. Eis a continuação da música de Chico Buarque supracitada. Acontece, Chico, que o amanhã não é tão diferente quanto deveria ser…

24-03-2017 às 02:07 ale
Campanha : Todos instalando esse Addblock , contra o youtube. eu uso Firefox e Explore será que pode?? Jamais censura no youtube contra LGBTS , Lady Gaga, Anitta.Addblock já no youtube.
21-03-2017 às 21:42 cleber
eu uso o AdbBlock no Chrome, não entendi isso que vc falou
21-03-2017 às 21:40 cleber
0
21-03-2017 às 20:55 Josy de Souza
Jura que não aparece mais Anitta? Vou glorificar de ponta cabeça...aleluia.. aleluia... alelu u u u ia.
21-03-2017 às 14:22 RodRod
Normal, fazer o que, o que podemos fazer é nada. Youtube vive de propagandas, aquelas propagandas que aparecem nos vídeos, na lateral das páginas, quer atingir o Youtube, basta o mundo interior começar usar navegadores que possam instalar AddBlock em suas extensões, já que a Google, dona do Youtube, não permite instalar AdBlock em seu navegador Chrome.