ASSINE JÁ ENTRAR

Parada LGBT: qual foi a primeira e sua origem

Em 1970 a comunidade LGBT+ organizou a primeira edição da Parada do Orgulho LGBT. Conheça a origem e quais as maiores ao redor do mundo.

por Redação MundoMais

Terça-feira, 30 de Abril de 2024

Ao longo dos anos e com o avanço da discussão sobre a visibilidade e os direitos da comunidade LGBT+, a Parada LGBT tomou uma proporção ainda maior, sendo um símbolo de resistência e luta ao redor de todo o mundo. 

Embora há quem acredite que esse movimento é recente, a primeira mobilização ocorreu ainda em 1970, em Nova York, nos Estados Unidos, e reuniu centenas de pessoas na Rua Christopher, um ponto marcante para a história da comunidade, palco da conhecida Rebelião de Stonewall, uma resposta a violência policial contra LGBT+, no dia 28 de junho de 1969.

Para entender melhor a importância da Parada LGBT foi ganhando espaço, é preciso compreender qual a rua origem e como isso foi se espalhando ao redor do mundo.

Parada LGBT: qual foi a primeira?

Hoje em dia é comum ver a Parada LGBT, para além da luta, como um momento de celebrar e confraternizar a diversidade, com bastante cores e alegria. Mas, o início de tudo isso foi um ato político, que nasceu em um período em que a resistência à opressão e a busca pelos direitos civis era gritante nos Estados Unidos.

Na época, muitos LGBT+ eram violentados nas ruas, em bares gays, como o Stonewall In, que sofriam constantes batidas policiais. Em 1969, um grupo de pessoas decidiu resistir à ação policial e dar um passo para mudar esse cenário.

Após os eventos de Stonewall, ativistas da comunidade começaram a organizar manifestações públicas em defesa dos direitos e da visibilidade LGBT+. O dia 28 de junho, foi escolhido para marcar as celebrações anuais do orgulho LGBT em muitos lugares do mundo, o que segue até os dias atuais.

A primeira Parada do Orgulho LGBT ocorreu em 1970, em Nova York, e desde então, se expandiu para diversas cidades ao redor do mundo.

Parada LGBT ao redor do mundo

Ao longo dos anos, a Parada LGBT evoluiu e deixou de ser apenas uma oportunidade para reivindicar direitos, protestar contra a discriminação e promover a inclusão, como também, incluir eventos culturais, de conscientização, como shows, palestras, marchas e feiras, por exemplo.

Após a primeira, que ocorreu em 1970, os próximos anos foram marcados por outras Paradas LGBT ao redor do mundo. Como a de Londres, que ocorreu em 1972, a da Suécia, em 1973, e a do Canadá, no mesmo ano. 

Atualmente, esse segue sendo um marco em muitas cidades, reunindo milhares de pessoas. As mais conhecidas são:

• Parada do Orgulho LGBT de São Paulo;
• Parada do Orgulho LGBT de Nova York;
• Parada do Orgulho LGBT de São Francisco;
• Parada do Orgulho LGBT de Londres;
• Parada do Orgulho LGBT de Berlim, Alemanha.

Além dessas, existem outras centenas de cidades que promovem o evento para celebrar e lutar por mais diversidade e igualdade na sociedade. Esses eventos não apenas proporcionam um espaço seguro para a comunidade, mas também inspiram mudanças sociais e políticas em todo o mundo.

Parada LGBT no Brasil

Uma das maiores edições do evento ocorre no Brasil, mais precisamente, na Avenida Paulista em São Paulo. Esse é um ponto importante porque o nosso país, mesmo possuindo uma população LGBT+ bastante expressiva, segue sendo um país extremamente violento para a comunidade.

Ainda há um alto índice de violência e preconceito, além da falta de oportunidades e muitas vezes uma maior dificuldade no acesso aos direitos básicos, como a saúde, por exemplo.

Isso não ocorre apenas na capital paulista. No mês de junho, as ruas de diversas cidades brasileiras se enchem de cores, música e celebração durante as Paradas do Orgulho LGBT, além de uma manifestação de resistência e luta por direitos. 

No Brasil, as maiores Paradas LGBT são:

São Paulo

A Parada do Orgulho LGBT de São Paulo é uma das maiores do mundo, atraindo milhões de participantes a cada ano. Desde sua primeira edição em 1997, o evento cresceu em tamanho e importância.

Rio de Janeiro

A Parada LGBT do Rio de Janeiro também é uma das mais conhecidas do país, atraindo pessoas de todas as partes do Brasil e do mundo e costuma ocorrer em Copacabana.

Salvador

A capital baiana é palco de uma das mais animadas paradas LGBT do Brasil. Com seu clima festivo e hospitaleiro, Salvador recebe milhares de participantes que celebram a diversidade em meio a trios elétricos, shows de artistas locais e muita energia positiva.

Belo Horizonte

A Parada LGBT de Belo Horizonte tem ganhado destaque nos últimos anos, com uma programação diversificada que inclui shows, debates e atividades culturais, a parada atrai cada vez mais pessoas à capital mineira.

06-05-2024 às 16:37 Mayara Hellsaralhos
Tá.
01-05-2024 às 15:12 Vamos postar nomes de artistas e jogadores en
Tirar do armario Apresentador de programa pda recordtv
01-05-2024 às 12:15 Para "Crente"
Gostei do trocadilho: "Grande Parceria"!!! :)
30-04-2024 às 19:22 Crente Conservador Bolsonarista
Foi o último dia do meu funcionário hoje Encerramos uma grande parceria