ASSINE JÁ ENTRAR

Gays podem doar sangue

Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, garantiu que pedirá a revisão da portaria que proíbe doação de sangue por gays.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 07 de Fevereiro de 2011

Ministro da Saúde Alexandre PadilhaMinistro da Saúde Alexandre Padilha

Após receber representantes do Grupo Matizes, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, garantiu que vai fazer reunião técnica para rever a portaria da Anvisa que proíbe as doações de sangue por homens gays e bissexuais.

Vou abrir uma discussão técnica sobre isso e saber o porquê da regra. Vamos rever qual seria a adequação em função da atualidade, inclusive do comportamento da epidemia de doenças que podem ser transmitidas através do sangue”, disse.

Alexandre Padilha analisou que nos dias atuais não existe mais o conceito de grupo de risco, mas de pessoa com vulnerabilidade. “Existe, inclusive, sobre esse tema uma resolução internacional”, acrescentou.

O Grupo Matizes conseguiu a audiência com o ministro através do deputado estadual Fábio Novo, presidente do diretório estadual do PT. A reunião ocorreu no gabinete do governador Wilson Martins.

O parlamentar Fábio Novo considera a portaria da Anvisa preconceituosa.

17-03-2011 às 17:29 Estou pasma!
Com todo o respeito, isso é um absurdo! Garanto que aqueles que estão em filas, esperando por doações, não se importariam nada de serem salvos pelo sangue de um heterossexual ou de um homossexual. Eles querem/precisam "apenas" uma doação. Mais absurdo ainda é que haja uma portaria tão discriminatória como esta, em tempos em que, hodiernamente, promisquidade heteressexual parece tão comum e clamada pela grande massa.
25-02-2011 às 17:54 RICARDO PESSOA LINDENBERG
Fazendo-se os testes e a doação sendo qualificada, pode ajudar muitos por aí a terem suas vidas asseguradas. O receio é a avacalhação no zelo com a sua pública. E a uma denominação que já não fazia doação ou transfusão, agora é que nunca farão mais mesmo. Por puro preconceito, claro.!!!
17-02-2011 às 14:07 Wagner Wickt
Eu acho que todos os gays são promiscuos, digo isso, porque tambem sou, e estamos sujeitos a pegar todos os tipos de DST, porem, não esta escrito na cara de ninguem homem ou mulher sua condição sexual, porque hoje em dia vivemos num mundo totalmente promiscuo, aonde as pessoas estão transando até com animais. Eu acho que é total falta do que fazer esse cidadão achar que essa portaria seja preconceituosa. Acredito que vai da consciencia de cada um ao pensar em doar sangue.
14-02-2011 às 00:26 BOIADO
GENTE, QUE PORTARIA É ESSA? ALGUEM SABE O NUMERO? DATA DE EXPEDIÇÃO? OU PELO MENOS O DIA EM QUE FOI PUBLICADA NO DJE OU NO SITE DO ÓRGÃO ???
13-02-2011 às 18:57 Julinho SP
Eu doar meu sangue-rosa? Nunca. Morte aos homofóficos. Juntem-se à Patrulha Rosa. @patrulharosasp
13-02-2011 às 01:00 Leonardo
A RDC 153/2004, que normatiza os procedimentos hemoterápicos no Brasil, veta a doação de sangue de homem que tenha se relacionado sexualmente com outro(s) homem(s), pelo tempo de 1 ano a contar da data da última relação sexual. Depois deste prazo, não ocorrendo nova relação sexual com outro homem, o candidato à doação é considerado apto. No caso do Hemorio (hemocentro do Rio de Janeiro), ele segue a normatização da AABB (American Association of Blood Banks), órgão responsável pela acreditação do serviço de hemoterapia do instituto. Segundo a AABB, na ocorrência de relação sexual com outro homem, o candidato masculino é considerado inapto definitivo para doação de sangue.
12-02-2011 às 20:57 Sílvio Cerrado
Se os laboratórios não fazem um exame criterioso em todo o sangue que é doado, como alguém sugeriu, estamos todos falidos, quando precisamos de uma transfusão, numa emergência. Quem garante que os héteros tem um sangue isento de vírus ? Se essa avaliação hematológica é falha, nenhum doador é confiável, seja qual for a expressão sexual que o caracterize. O Ministério da Saúde deveria estabelecer critérios muito rígidos de controle sobre o sangue doado. Não adianta se preocupar com a doação feita por gays. Nesse caso, o problema não é a identidade sexual do doador, mas o descontrole quanto à qualidade do material coletado. Vamos dissolver preconceitos. Doação de sangue, sim, por nós, homossexuais. ABAIXO A.DISCRIMINAÇÃO, nojenta e sempre execrável.
12-02-2011 às 02:40 andre
gente até parece que é só gay que tem aids. eu já passei por isso fui doar sangue preechi tds os dados na hora de doar menti disse que era hetero , pois ja sabia que ele falaria que eu não poderia doar sangue, mas hoje em dia se eu tivesse mas maturidade naquela época processava o estado pois é um absurdo nos tempos de hoje continuar com essa barbaridade de gay não poder doar sangue.engralado já que eles fazem teste depois de colhido o sangue pra que fazer essa discriminação ja que sangue é td igual ( ), ou será que não é confiavél esse exame antes de por no mercado esse,sangue,essa sociedade podre merece o que tem por isso q esta almentando o indice de hiv entre menina e senhores de idade. a sociedade só tem o que merece ...................pena que eu não vou pega esse mundo onde tds serão bissexuais ai sim tds vão ser iguais p q gay vão sempre sofrer preconceito tanto cm negro e resto da sociedade onde ser branco hetero é ser tratado de igual pra sociedade não generalizando claro.chega por que se não vou onge uma coisa puxa outra afffffffffffffffffffff
10-02-2011 às 06:14 BRUNO TEIXEIRA
O MESMO ACONTECEU COMIGO, FUI N HEMORIO, E DEPOIS QUE A MEDICA LEU MEU FORMULARIO TODO RESPONDIDO, FALOU QUE EU NAO PODIA DOAR SANGUE POR CAUSA QUE EU ERA HOMOSSEXUAL, ISSO É PRECONCEITO...
09-02-2011 às 21:22 José - Recife
Resolução que promove preconceito, NAO garante qualidade. A Anvisa deve investir em tecnologia, educação e melhorar seus procedimentos no trato com o sangue.Parabéns ao Dep Fabio Novo. Espero que os homossexuais vejam a importância da conciência política.