ASSINE JÁ ENTRAR

Avanços contra a Aids

Pesquisadores brasileiros acham proteína que pode ser usada em tratamento contra a Aids.

por Redação MundoMais

Quinta-feira, 03 de Março de 2011

Pesquisadores brasileiros das universidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco, identificaram uma proteína que vai ajudar a desenvolver no Brasil uma vacina para o tratamento da Aids. A substância faz células de defesa do corpo identificarem melhor o HIV.

O medicamento não é preventivo, mas pode melhorar a qualidade de vida dos doentes. O papel desta proteína no combate ao vírus da Aids é reconhecer o vírus e chamar a atenção de outras proteínas inflamatórias que geram a cascata de eventos moleculares, visando à destruição do vírus, afirmou Sérgio Crovella, professor da UFPE.

Os pesquisadores quiseram saber por que um grupo de pacientes reagiu melhor à medicação do que o outro. Dos 18 pacientes que já testaram a vacina, metade deles teve carga viral reduzida a zero. A resposta está nos fatores genéticos. As células de defesa dos pacientes que mais reduziram a carga viral produzem uma quantidade maior de uma proteína específica, chamada NALP.

A descoberta vai definir o critério de seleção dos doentes para os estudos e poderá melhorar a qualidade da vacina. O mais novo passo em direção à vacina terapêutica está sendo comemorado pela comunidade científica.

29-02-2012 às 17:05 Mhçu
`´´Virá o dia em que todos/ ao levantar a vista/ veremos nesta terra/reinar a liberdade. E nao o preconceito. Parabéns aos cientistas Brasileiros pela Pesquisa, Precisamos também de uma vacina contra o preconceito, É o que mais Mata.
06-12-2011 às 17:53 Morena
Gostaria de conversar deixo meu msn garotaposithiva@hotmail.com e trocar experiencias , obrigada aguardo contato
22-04-2011 às 01:38 Abril
Olá Caros colegas. Depois de ler tantos, depoimentos, resolvi deixar também o meu. Quero de ante mão, dizer que, também sou positivo, descobria há três anos e este é o meu primeiro mês de medicamentos. Sou um jovem com menos de trinta anos, e que em nada mudou em meu corpo, continuo com as minhas atividades físicas e mentais normalmente, sem qualquer tipo de restrição. Como acontece com outros depoentes, acho justo alertar as pessoas que supostamente acham que esse tipo de Vírus não vai bater na sua porta, não querendo ser dramático, é um tipo de Vírus que é silencioso invisível, sem cara, traiçoeiro. Vira e mexe tem gente que não se preocupa em se prevenir, porque associam a Doença ao estado Final. E não é bem assim, vamos tomar cuidado todos. Quando descobri, parece que já sabia, pois não foi por falta de informação, me arrisquei. Gente, infelizmente aconteceu, torço para que um dia os nossos e outros Pesquisadores descubram a nossa cura. Mas enquanto ainda não temos nada certo, vamos tentar viver da melhor maneira possível, tentar ser feliz, trabalhar, estudar, cuidar mais de nós mesmos, da nossa cabeça principalmente. Não desamine nunca, pois ainda temos muita coisa pra viver, ver. Bjs a todos. Sorte.
23-03-2011 às 15:24 PRISÃO P/ HOMOFÓBICOS! SIM?
Pessoal, há uma enquete no Jornal Hoje, na Globo, para o telespectador votar se é a favor ou contra a aprovação da lei que torna crime a homofobia. No momento está 56% a favor e 43% contra. O contra pode ganhar, gente! A diferença está pouca. Deve haver muito evangélico de plantão, votando. Vamos votar tbm!¨¨¨¨¨¨¨Paulinho BSB
22-03-2011 às 19:30 p/ Salto do Descanso, de Paulinho BSB
Querido Salto do Descanso, seja franco e definitivo com seu amigo, com a delicadeza que sei que vc tem. Diga que não consegue transar com ele, porque já aprendeu a gostar dele só como amigo e que a amisade dele é muito importante pra vc e tal. Não tem outro jeito, amigo. Mas se quiser forçar sua natureza, em nome da amisade, Tome um CIALIS no tempo certo e excite-se com seus recursos. Isto pode dar certo. Mas transar nessa situação tem tudo pra dar problemas. Pode estragar a amisade e provavelmente ele continuará a te procurar, forçando a barra. Fale com ele, não há outro modo. Se ele se afastar, resta aceitar isto e ir em frente. Boa sorte!
22-03-2011 às 19:28 p/ um cara apaixonado..., do Paulinho BSB
um cara apaixonado pedindo uma chance pro seu e, espero que vc já tenha alcançado o que deseja. Se ainda não conseguiu, tente confiante, mas não demore tempo demais. Se ele continuar não querendo, vá em frente e dê chance a outro amor. Saia, busque boas amisades, vá ao cinema, divirta-se! Enquanto estiver sosinho, não se desvalorise. Devemos saber viver bem, apenas com agente mesmo, sem depender de ninguém. Dói, mas passa, mesmo que demore. Tudo de bom pra vc!
22-03-2011 às 19:16 Paulinho BSB
Não tenho HIV, sou soronegativo, graças a Deus. Queria ter lido este artigo antes, pra dar uma força e acho que ninguém vai ver mais meu recado . Mas pelos comentários que vejo, fico aliviado. Só li agora e fico feliz em ver tantas mensagens de esperança e otimismo e vindas de pessoas soropositivas. Gente, a promiscuidade é um comportamento de risco, mas tenhamos em mente o seguinte: o contágio, no caso de ser via relação sexual, l acontece quando alguém transa sem proteção, mesmo no sexo oral. E pode acontecer da camisinha estourar e tem casos em que o parceiro, mesmo sem ter HIV, engana seu parceiro, porque gosta de fazer sem preservativo. É gostoso, um grante fetiche, mas não pode, né? CAMISINHA SEMPRE. Sem ela, só vendo nos vídeos. Parabéns, amigos! Vcs estão certos. Cabeça erguida e sigam em frente, otimistas, enfrentando o problema. Façam o tratamento à risca e nunca percam a confiança. Dá pra viver bem e com alegria, portando HIV. Se tiverem momentos de tristeza, isto é normal. Eu fico triste às vezes e todo mundo ttambém passa por isso. Tenho fé que todos veremos o fim deste pesadelo, chamado AIDS.
21-03-2011 às 22:27 um cara apaixona pedindo uma chance pro seu e
tenho 31 anos morei com um cara 7 anos ele tem 57 anos qdo fomos morar juntos eu tinha 24 e ele 49 amo muito ele so q eu era meio sem juiz descobrimos que eramos soro positivo ha qse 6 anos atras foi muito dificil pra nos o tempo passou ele sempre levantando meu astral fiz uma faculdade tirei carta de motorista ele sempre me dando apoio so q ele sempre falava que um dia eu iria larga dele por eu ser mais novo so que nunca passo isso na minha cabeça hoje ele me largou ja faz quase um ano eu amo ele muito sempre choro por ele todos os dias eu nunca esqueci descobri que eu amo muito mais ainda ele faz muita falta pra mim estou passando com um medico jamais eu iria larga dele nao sei porq ele fez isso comigo porq eu amo muito ele nao consigo gosta de ninguem mais fico na esperança que um dia ele vai me da uma chance gostaria de ficar com ele ate os restos de nossas vidas jamais eu abandonaria ele nem por idade e nem por isso ainda acho que ele foi sacana comigo mas perdoo ele porque eu amo muito ele sou de ribeirao preto
21-03-2011 às 00:28 VLAD
O ANO ERA 1990,NAQUELE ANO FIZ EXAMES DE ROTINA E CESCONFIADO PEDI EXAME HIV,FUI BUSCAR O RESULTADO SOZINHO NUM LABORATORIO NA REGIAO AV PAULISTA,EU MESMO CURIOSO ABRI O EXAME QDO VI O RESULTADO,NAO SUIZ ACREDITAR QUE MEUS SONHO TERMINARIAM ALI EN PLENA AV PAULISTA,NAO IRIA VER A VIRADA DO ANO2000,NAQUELA EPOCA A MORTALIDADE ERA ALTISSIMA,NAO EXISTIA REMEDIOS, MORRIA MESES APOS O RESULTADO.O EMILIO RIBAS MAS PARECIA UM CAMPO DE EXTERMINIO,DEVIDO A GRANDE QUANTIDADE DE GENTE ESQUELETICA,QSE MORTAS,ERA A PIOR FASE DA AIDS,TIVE VARIAS OPORTUNISTAS,RESISTI,QDO PENDEI Q IA MORRER EM1997,VEIO O COQUETEL Q ME SALVOU PASSEI O ANO 2000 BEM,CHEGAY A PESAR 48K,HOJE TENHO 83K CARGA VIRAL INDETECTAVEL,CORPO SARADO/MUSCULOSO,APARENTEMENTESAUDAVEL,APRENDI QUE NOS PODEMOS SER NOSSO PIOR INIMIGO SE DEIXARMOS CAIR EM DEPRESSAO E AI QUE O VIRUS SE TORNA MAIS LETAL E AS OPORTUNISTAS APARECEM,GENTE USEM CAMISINHA,A AIDS NAO TEM MAIS CARA,SOU PAQUERADO NAS RUAS,HOJE HOJE MARCO 2011,MAIS DE 20ANOS CONVIVENDO COM AIDS JAMAIS IMAGINAVA CHEGAR ATE AQUI ............VLAD
20-03-2011 às 15:18 TICO
Paraná, não fique tão preocupado, com o tempo vc vai ver que sua vida continua igual, e fato de vc ser soropositivo vai servir para dar mais valor a vida e começar a para de se preocupar com problemas futeis, que antes achavamos ser o fim do mundo. Tenho 24 anos, descobri que sou soropostivo com 22a tb. Só transei sem camisinha uma vez com um ex namorado...Até hj nao preciso tomar nenhum remedio, meu organismo ta igual ao de alguem sadio, mas claro ira chegar o dia de precisar dos remedios. Tire todas suas duvidas c seu infectologista, e comece uma nova vida, mais madura e centrada nos seus principais objetivos. O pior de ser soropositivo é o relacionamento e o preconceito, o resto vc tira de letra. Só espero ter ajudado pq passei exatamente por isso q vc ta passando na mesma idade. bjao