ASSINE JÁ ENTRAR

Varizes em homens

Varizes também atingem os homens, causando transtornos por motivo clínico ou estético.

por Redação MundoMais

Sexta-feira, 25 de Março de 2011

A origem das varizes pode tanto ser hereditária como adquirida por excesso de peso, falta de exercícios, permacer muito tempo na mesma posição, sentado ou em pé. Os homens têm a vantagem de poder esconder as varizes sob os pêlos das pernas, mas as dores, a preocupação e o temor de complicações são motivos para iniciar o mais breve o tratamento.

Os homens podem desenvolver todos os tipos de varizes, das mais finas, às varizes reticulares e tronculares, sendo esta última a mais comum no sexo masculino. O tratamento varia de acordo com a gravidade das veias dilatadas.

Há pessoas que apresentam apenas dor, cansaço ou inchaço; outras têm complicações, como inflamações, feridas, flebites (coagulação do sangue no interior da veia) e até hemorragias.

O cirurgião vascular Jorge Kalil falou sobre alguns dos fatores que influenciam no surgimento das varizes. "A incidência nas varizes é maior na mulher do que no homem devido aos hormônios femininos e à gravidez, na proporção aproximada de quatro mulheres para um homem. Entretanto, esta diferença vem diminuindo devido à obesidade masculina, que também é um dos fatores determinantes para o surgimento das varizes", disse o especialista.

Para prevenir o surgimento dos vasinhos das varizes, existem alternativas como a utilização de meias elásticas e a prática de exercícios regulares.

"Consultar um especialista em cirurgia vascular anualmente é de fundamental importância", disse Jorge Kalil. Caso o processo de formação dos vasos já tenha começado, alguns tratamentos poderão ajudar na qualidade de vida do paciente, como a escleroterapia, que é a secagem dos vasos, e algumas microcirurgias e cirurgias, já que não existem remédios ou pomadas para evitar o mal.

O processo operatório é simples e a recuperação, rápida. "Hoje a cirurgia é muito simples. Sem cortes, somente com agulhas e com recuperação a curto prazo, em média, de cinco dias", afirmou o médico.

Apesar de simples, o processo operatório não garante o desaparecimento completo das varizes, já que elas podem voltar se o paciente não seguir à risca as orientações do médico. De qualquer forma, a cada ano, as possibilidades de surgirem varizes se tornam maiores. Varizes não tratadas podem gerar complicações como dores, inchaço nas pernas, inflamações e até uma hemorragia com o rompimento de veias.

Se você notou alguma diferença na sua perna e suspeita de varizes, procure um especialista para que o problema seja tratado ainda no início.

Conheça mais sobre o assunto e seus tratamentos aqui.

01-05-2011 às 03:09 humbertolisboa2010@hotmail.com
ai adriano voce tão mauzinho ... FIQUEI MOLHADINHOOOOO
27-03-2011 às 19:26 Edriano, sua bicha burra
Cultura é meu pau no seu cú, sua bicha burra!
26-03-2011 às 15:05 Patrício Marista
Cuidar da circulação nas pernas é essencial. Parabéns ao portal por essa matéria tão esclarecedora. Sem favor algum, em Porto Alegre, um dos grandes cirurgiões vasculares é Luiz Antônio Possamai. Além de um profissional que transmite a ideia de que conhece seu ofício, ele é simpático, atencioso e inteligente. Nada a ver, é apenas um ótimo médico. Criança, não penses em bobagem. Sou paciente dele, e sei do seu valor como médico.
25-03-2011 às 23:03 Peter
Bacana a matéria, gostei mesmo! Vocês poderiam falar também das estrias, dar algumas dicas, pois esse mal também está atacando nós homens! Eu tenho várias no bumbum, mas vacilei pois elas já estão brancas e pra piorar minha pela é morena... fazer o que né? rs
25-03-2011 às 21:51 Pergunta ao Edi Wilson
Você procurou um neurologista?
25-03-2011 às 21:48 Eu
Eu já vi até pinto com varizes. Será que esses pintos estão sendo subutilizados? hehe
25-03-2011 às 21:23 bfs
ai q nojo rsrsrs
25-03-2011 às 21:04 Adriano (Porto Ferreira)
Essa matéria mostrou que o publico gay também é cultura!!! Parabéns pela matéria !!!!!!!
25-03-2011 às 19:50 Marcos, POA
Afe! Que uó varizes! Xô horrô!!!
25-03-2011 às 14:29 Edi Wilson
Adorei essa matéria e a achei muito esclaredora,pois tenho 44anos e venho já tenho problemas com varizes, só fico triste por que o trabalhamos ,pagamos INSS e quando procurei um neurologista não encontrei, só consegui através de um plano de saúde chamado Plamed,onde conseguir fazer todos os exames até inclusive o de operatório,mas quando fui prá pericia do mesmo ,não aceitaram ,por dizer que já era pre-existente e eu ainda estou na batalha prá vê se consigo esta cirurgia,Espero em DEUS que em 2012 consiga através de outro plano de saúde ,estou deixando completar os 02 anos prá não se pego denovo de supresa.Mas parabenizo esta edição do mundo mais, pois saúde é fundamental e quando mais informação é mehor.