ASSINE JÁ ENTRAR

Pé na Estrada

Escolha seu roteiro para descansar nos feriados de Páscoa e Tiradentes.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 11 de Abril de 2011

Serra da Canastra e suas belezas naturaisSerra da Canastra e suas belezas naturais

Após o descanso da folia do Carnaval, já é tempo de pensar no próximo fim de semana prolongado. E, por que não, em um novo destino de viagem? Neste ano, o feriado de Tiradentes (21 de abril) cai na véspera da Sexta-feira Santa (22 de abril). É uma boa oportunidade para quem não costuma emendar os feriados. Confira algumas opções para um bom descanso na região Sudeste.

Minas Gerais

Solteiros, famílias ou casais apaixonados encontram as mais diversas opções de viagens nesta região .

Serra da Canastra- A região ecoturística da Serra da Canastra tem mais de 200 mil hectares e abrange 6 municípios: São Roque de Minas, Vargem Bonita, Sacramento, Delfinópolis, São João Batista do Glória e Capitólio. A maior atração é o Parque Nacional da Serra da Canastra, criado em 1972 para proteger as nascentes do rio São Francisco e tem a portaria principal a 8 km de São roque de Minas. Dentro do Parque Nacional estão alguns dos mais belos cartões postais do Brasil, como a cachoeira Casca D'Anta, de quase 200 metros, a primeira grande queda do "velho Chico".

A vida rural mantém as velhas tradições da cultura da região, como a arquitetura do século 19, os muros de pedra sem cimento, o queijo canastra e o carro de boi.

Tudo forma um conjunto de rara beleza ainda preservado e fiel à descrição apaixonada do naturalista francês Auguste de Saint-Hilaire.

Informações: www.serradacanastra.com.br

Ibitipoca:paraíso ecológicoIbitipoca:paraíso ecológico

Serra de Ibitipoca- Rochas, penhascos, grutas, paredões, cavernas, cachoeiras, bromélias, orquídeas, cactus e líquens compõem a paisagem da Serra do Ibitipoca, uma extensão da Serra da Mantiqueira, localizada a sudeste de Minas Gerais. Neste cenário encontra-se o Parque Estadual do Ibitipoca, com 1.488 hectares e altitude média de 1.500m. Ele protege mais de 20 cavernas formadas em quartzito, um mineral raro no mundo.

Um verdadeiro paraíso ecológico situado na Zona da Mata Mineira em um dos pontos mais altos da Mantiqueira, o Ibitipoca é um dos mais belos parques de Minas. O nome, de origem indígena, significa “serra fendida”. As formações em quartzito conjugadas com os campos de altitude formam um ecossistema especial que chamou a atenção do botânico francês Auguste Saint-Hilaire em 1822, quando fez preciosos registros. Os atrativos do Parque são mirantes, grutas, praias, piscina natural, cachoeiras e picos. A flora é um atrativo à parte, predominando as orquídeas, bromélias, candeias, liquens e samambaias. Uma espécie de líquen verde conhecido como as “barbas-de-velho” que cai dos galhos das árvores proporciona uma paisagem incomum.

A porta de entrada para este recanto natural é a rústica vila de Conceição de Ibitipoca, conhecida como Arraial, que ainda preserva as ruas de terra e sua igrejinha colonial. A tradicional pinguinha mineira esquenta as noites, embaladas pelo som do forró. A tradição mineira também está presente nos deliciosos pratos caseiros, muitos feitos no antigo fogão a lenha.

Maiores Informações: www.ibitipoca.tur.br

Praia do Pontal (Paraty)Praia do Pontal (Paraty)

Rio de Janeiro

Paraty- Os índios de Paraty diziam que o simples fato de mergulhar nas águas da nossa baía era capaz de curar qualquer doença. E não é a toa! As praias de água morna e calma tornam o banho agradável em qualquer época do ano em todas horas do dia. As crianças adoram! Paraty possui mais de 100 praias, cada uma com uma qualidade especial. Muitas delas são acessíveis apenas por barco e em geral recomenda-se a presença de um guia.

A antiga "Vila de Nossa Senhora dos Remédios de Paraty" é com certeza um dos mais incríveis lugares do litoral brasileiro. Sobrados imensos e ruas estreitas, aonde sobrevivem o calçamento e as pedras da época do Brasil Império decoram a cidade e são uma viajem no tempo. Deve-se a fama de Paraty - principalmente - pelo seu diferencial arquitetônico em comparação com as outras cidades da região. As construções mais rebuscadas e eruditas, unidas ao histórico político-cultural da cidade, compõem o grande chamariz da classe intelectual e artística, assídua freqüentadora da região.

Ao mesmo tempo existem em Paraty dezenas de ilhas e centenas de praias, lugares para acampamentos selvagens, trilhas e cachoeiras, hotéis e pousadas de todos os tipos, incontáveis restaurantes, passeios de escuna, artesanato local, galerias de arte...Um oásis turístico e cultural.

Você pode dar uma 'esticadinha' até a vila de Trindade, um antigo reduto de hippies nos anos 60, e hoje é a praia mais agitada de Paraty. O lugar possui uma enorme quantidade de opções, desde surf até uma piscina natural para as crianças...

São Gonçalo fica a 30 km do centro, e é uma grande praia de areia fina e branca. Possui quiosques para comida e, esporadicamente, atrações como bananas-boats e caiaques.

Sono e Antigos são certamente as praias mais lindas de Paraty! O acesso é feito por uma trilha na floresta (2h de caminhada).

O Sono é uma pacata vila de pescadores, perfeita para um dia de descanso!

Outros passeios: Paraty Mirim, Saco do Mamanguá, Praia das Pacas, do Pontal e Pico do Pão de Açúcar.

Maiores informações: www.paraty.com.br

Praia de Juquehy, em São SebastiãoPraia de Juquehy, em São Sebastião

São Sebastião (litoral norte de SP)- Além das 36 praias, a cidade tem alguns lugares para visitar, como a Igreja Matriz de São Sebastião, o Museu de Arte Sacra, o Convento da Nossa Senhora do Amparo e o Convento Franciscano. O centro da cidade pode ser dividido em duas partes: uma, antiga, o centro histórico, em torno da igreja matriz, cheia de casas do Brasil Colonial, que hoje abrigam bares, restaurantes, hotéis e repartições públicas. A outra parte, moderna, localiza-se próxima ao mar, num aterro. É um dos principais pontos de encontro dos moradores das cidade, tendo como principal logradouro a Rua da Praia, onde está localizada a maior pista de skate da cidade com 7.000 m² (considerada a maior do Brasil), além do teatro municipal. há também muitas sorveterias, restaurantes, bares, feiras de artesanato e uma grande praça.

São Sebastião dista 209 km de São Paulo e compõe com Ilhabela, Caraguá e Ubatuba o litoral norte paulista. Tem população de 48.596 habitantes, distribuída por seus 401 km de território montanhoso, coberto pela Mata Atlântica, com 100 km de costa ornamentada por mais de 30 praias de visuais belíssimos, que atraem turista de todo país, sendo importante fonte de divisas. Tem comércio ativo, turismo competitivo, boa atividade portuária e conta com o terminal da Petrobrás, por onde passa grande parte do petróleo, para refinarias paulistas, o que lhe dá destaque especial entre as cidades do litoral norte.

A praia de Juquehy fica a 48 km do Centro, e oferece a quem lhe visita, a beleza e a exuberância da Mata Atlântica, que circunda com montanhas verdejantes sua praia. A paisagem faz um convite a caminhadas e ao desfrute da paz e tranquilidade que este conjunto de belezas reserva.

Maiores informações: www.saosebastiao.com.br

Vista do morro do Pinhão: cartão postal de UbatubaVista do morro do Pinhão: cartão postal de Ubatuba

Ubatuba (litoral norte de SP)- Ubatuba, no litoral Norte de São Paulo, tem muitas faces. No mínimo 70, que é o número de praias que a cidade oferece. Espalhadas por 90 quilômetros, as atrações surgem em forma de enseadas e baías de águas verdes e azuis emolduradas quase sempre pela densa vegetação da Serra do Mar. São tantos cantinhos peculiares que é impossível não encontrar um que seja do seu estilo. Ao Norte, em direção a Parati (RJ), as boas ondas de Itamambuca e Félix atraem surfistas. Já Prumirim e Almada são praticamente desertas. Nas proximidades de Caraguatatuba, ao Sul, as tranquilas Domingas Dias e Enseada são frequentadas por famílias, enquanto Grande e Tenório têm faixas de areia disputadíssimas.

A cidade ainda tem mais: cachoeiras, ilhas para a prática de mergulho - como Anchieta e das Couves -, e muitas trilhas, tornando a capital paulista do surf em território livre para os adeptos de esportes diversos. Ao longo do Parque Estadual da Serra do Mar há opções de trekking que percorrem praias desertas, costões, rios e ruínas de fazendas, sempre envolvidos pela Mata Atlântica. Os recantos isolados, porém, também podem ser explorados em passeios de escuna ou nos barcos dos nativos.

Na alta temporada e nos feriados prolongados a vida noturna de Ubatuba desperta animada e não termina tão cedo. Nos arredores das praias de Itaguá e do Cruzeiro, no Centro, bares e boates investem nos estilos musicais diversificados. Na mesma região se concentram os restaurantes de frutos do mar e de cozinha internacional. O destaque dos cardápios, entretanto, é uma receita caiçara: o peixe com banana, batizado de Azul-marinho.

Maiores informações: www.ubatuba.com.br

28-11-2011 às 03:17 cristiano
maravilhoso, visitem a canastra
11-06-2011 às 11:40 Tropical
Ah eu queria dicas de cachoeiras onde dê pra gente ficar nuzão e curtir a natureza, esse lence de ter que vestir roupas pra não aperecer pelado perante pássaros, árvores e borboletas, me deixa incomodado. Já chega a hipocrisia das roupas imposta por essa civilização hipócrita, na natureza eu queria ficar tal qual a própria natureza. Tem algum lugar assim que alguém conheça?
12-04-2011 às 00:20 CAMPINEIRO
HUMILHOU MUNDO MAIS, O DINHEIRO QUE EU TENHO MAL DÁ PRA PEGAR UM BUZÃO, VOU PASSAR O FERIADÃO NA MINHA CASA MESMO
11-04-2011 às 22:30 Paulinho BSB
Rafael, realmente são lugares fantásticos e faltam tantas atrações incríveis de Minas, que não daria pra citar todas!