ASSINE JÁ ENTRAR

Invasão de privacidade

Aluno acusado de expor encontro de colega gay é indiciado nos EUA. O bullying fez com que o jovem homossexual se suicidasse.

por Redação MundoMais

Sexta-feira, 22 de Abril de 2011

NOVA JERSEY, EUA - Um ex-aluno da Universidade Rutgers foi indiciado por usar uma webcam para gravar encontros homossexuais de seu colega de dormitório, que se matou após a divulgação dos vídeos.

O violinista Tyler Clementi, 18 anos, suicidou-se ao saltar de uma ponte em 22 de setembro do ano passado. Os estudantes Dharun Ravi e Molly Wei supostamente o filmaram durante um encontro íntimo com um homem.

O grande júri do Condado de Middlesex indiciou Ravi por 15 crimes, incluindo intimidação preconceituosa e invasão de privacidade.

Wei não foi citada pela promotoria - a denúncia diz que não seriam apresentadas acusações contra ela “neste momento”. Ela e Ravi deixaram a universidade após o suicídio.

Defensores de Ravi dizem que o vídeo capturado pela câmera foi transmitido para somente um computador e que a gravação não incluía cenas de sexo entre os homens.

Vídeo

Em 19 de setembro, Ravi postou uma mensagem no Twitter que dizia: “Colega de dormitório pediu o quarto até meia-noite. Eu fui para o quarto da Molly e liguei minha webcam. Eu o vi dando um amasso com outro cara. Uhu”. Naquela noite, segundo as autoridades, Ravi teria colocado o vídeo do encontro íntimo de Clementi na internet.

No dia 21, outra mensagem postada por Ravi parece fazer referência a uma segunda tentativa de expor Clementi: “A todos com iChat: vocês precisam me encontrar online entre 9h30 e 12h. Sim, está acontecendo de novo”.

Não se sabe exatamente quando o violinista descobriu o que seu colega de quarto havia feito, mas o incidente teria se tornado a grande fofoca do dormitório.

Na noite do dia 22, o violinista pulou da ponte George Washington, que liga Nova Jersey ao estado de Nova York. No mesmo dia, ele havia recebido a notícia de que conseguira o tão sonhado lugar como violinista na orquestra sinfônica da universidade.

Organizações pró-gays dizem que o suicídio de Clementi é um exemplo de um problema nacional – jovens que se matam após sofrerem bullying devido à sua sexualidade.

Atos calculados

As acusações ocorreram após a família de Clementi pedir uma investigação criminal sobre o caso. “O indiciamento pelo grande júri detalha atos frios e calculados contra nosso filho Tyler por seu ex-colega de quarto”, disse a família Clementi, num comunicado.

“Estamos ansiosos para que o processo resulte em justiça para esse caso e para reforçar os padrões de conduta aceitável na nossa sociedade.”

Ravi já enfrentava uma acusação por invasão de privacidade, assim como Wei.

29-04-2011 às 15:19 Paulinho BSB
Desconfio que o Criador colocou as diferenças entre nós, porque gosta da diversidade e para que mostremos quem realmente somos. Se optamos pelo Bem e amamos o próximo, simplesmente porque é o certo, porque escolhemos a justiça, ou ficamos com o mal, discriminando, perseguindo, a promover o o ódio. Quem semeia a maldade terá de se contentar com o resultado da colheita. Aqui na Terra, toodos sofrem pelos erros uns dos outros, infelizmente, porque tudo que existe e todos estamos ligados.
27-04-2011 às 02:07 betinho
concordo com o texto postado abaixo. bortolotto está certo. vejam a manchete: "Aluno acusado de expor encontro de colega gay é indiciado nos EUA. O bullying fez com que o jovem homossexual se suicidasse." não foi o bullying que fez com que o jovem se matasse. foi o medo e a vergonha, que não foram causadas pelo ato em questão, mas pelo comportamento das pessoas ao longo de toda a vida deste jovem.
26-04-2011 às 23:56 Paulinho BSB
Suicídio jamais! É pura fraqueza e desespero e nós gays não podemos nos permitir isto. Se não contamos com o apoio de alguém próximo, temos que buscar ajuda fora, no CVV, por exemplo, como sugeriu um amigo noutro artigo, ou num grupo gay. Gente, força no cabelão! E pra quem não tiver, força na Peruca! Tudo de bom pra todo mundo!
26-04-2011 às 23:40 Paulinho BSB
É comum este tipode crueldade, neste mundo onde é diversão expor a vida dos outros ao ridículo, na internet, mas é muito grave. Um carinha assim, não merece ser chamado nem de meu colega. Não vivemos no virtual!
26-04-2011 às 17:29 Ricardo Pessoa Lindenberg
Jesus!!! Luz na Humanidade Jesus!! Luz nele Jesus!!!
25-04-2011 às 15:11 billy.floripa
fiquei imaginando o tipo de familia que este jovem tinha pra tomar tal decisao. claro que é constrangedor e o criminoso devera pagar pelo que fez, mas por favor... tirar a propria vida é foda.
25-04-2011 às 00:27 De Sergio para Eduardo Conchas
Meus parabéns!!! estou de pleno acordo com sua opnião (quanto a aceitação de si próprio), mas ficou vago ligar para um C.V.V - centro de valorização a vida, quanto a gravidade do fato, ali o pessoal só te escuta, nao te dá uma orientação adequada (um acalma leão), por isso na minha opnião, o melhor caminho seria abrir o jogo com a familia, por maior que seja a dor, é ali suas raizes, é ali que vc tem o amor verdadeiro, se em caso de não aceitação, dai sim eu tomaria uma atitude, mas nunca tirar minha vida, isso pertence a Deus fazer, não a mim.
24-04-2011 às 00:09 RUI
Nossa que horror, estamos vivendo um Mundo tão tecnológico, mas não adianta nada, estamos é mesmo na IDADE DAS TREVAS misturado com IDADE DAS CAVERNAS MESMO, E ANTES DO FOGO, que coisa horrível, perdeu-se a noção de tudo, as pessoas fazem cada barbaridade, e nem medem as suas consequências. Cadeia para os dois delinquentes e prisão perpétua, e quanto ao rapaz que se matou lamentável!!!!!
23-04-2011 às 16:50 Lucas
Jorshua, o ser humano é MUITO cruel! Lamentável, mas a crueldade é na maioria das vezes a grande qualidade do homens sem sentimentos. Uns doentes.
23-04-2011 às 13:15 Maranhão
Sabemos o quanto significa o status social na vida de uma pessoa, é importantísso repensar antes de fazer um comentário ou algo do tipo envolvendo a sexualidade de alguém, cada um cuide de sua vida e pronto.