ASSINE JÁ ENTRAR
Assine o MundoMais - promoção

Avanços contra a Aids

Nova pesquisa pode ajudar no desenvolvimento de vacina contra AIDS.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 09 de Maio de 2011

AUSTRÁLIA - Novas pesquisas com pacientes portadores do HIV (vírus da AIDS) desenvolvidas pela Universidade de Melbourne, na Austrália, podem ajudar no desenvolvimento de uma vacina eficaz contra a doença, segundo artigo publicado nesta sexta-feira (6) no periódico PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences).

Os pesquisadores, liderados pelo professor Stephen Kent, investigaram as propriedades de anticorpos humanos chamados ADCC em pacientes soropositivos, e descobriram que o vírus do HIV se muta e se transforma para escapar dos efeitos desses anticorpos. O professor Kent afirmou que o uso de anticorpos ADCC já era realizado nos remédios encontrados, mas que suas reais implicações ainda eram pouco compreendidas.

Os resultados mostram como o HIV pode ser evasivo, mas também mostra que esses anticorpos forçam o vírus a se transformar - em alguns casos, o fazem ficar mais fraco, disse Kent.

O professor explicou também que sua pesquisa implica em uma nova tese de que caso os anticorpos ADCC fossem injetados no paciente antes da infecção, provavelmente poderiam impedir o vírus de agir, embora mais estudos precisem ser realizados.

O grupo do Departamento de Microbiologia da Universidade de Melbourne utilizou uma nova tecnologia para descobrir onde e como os anticorpos estavam atacando o vírus. Analisando amostras de sangue, os pesquisadores descobriram que o HIV evolui e sofre mutações para se esquivar dos anticorpos, que tentam controlar o vírus.

Kent e sua equipe também analisaram como o vírus mudava sua sequência genética para evitar uma resposta do sistema imune humano. Há uma necessidade urgente de se identificar um sistema de imunidade eficaz contra o HIV, e nosso estudo sugere justamente que o ADCC supre o sistema imune eficientemente contra o vírus, disse o Dr. Ivan Stratov, co-autor da pesquisa.

Agora, o time de pesquisadores focará seus estudos no desenvolvimento de uma nova vacina contendo anticorpos ADCC que dificultem esse processo de mutação do HIV.

16-03-2012 às 16:26 laila
olha eu peguei com meu noivo ele sabia que tinha passsou de maldade sabe.... foi o meu segundo relacionamento ate hoje to em depressao como tem pessoas ruins fui tao ingenua acreditando em principe encantado , fiquei sabendo qndo eu conheci o pai da minha filha graças a Deus ele nao tem somos soros descordantes a minha filha ta saudavel graças ao tratamento que eu fiz em saber e ate hoje faço meu tratamneto direitinho peço e rezo toda noite converso com Deus para que venha logo a cura pois quero poder ve a minha filha crescer o meu sonho era ser mãe e hoje eu sou . sei quwe a cura ta proximo e logo logo estaremos livres do virus amém.
25-02-2012 às 15:41 Elizabete souza Turin
Eu sou portadora da aids desde o começo da epidemia,já passei por varias etapas.Hoje estou pedindo a Deus que ilumine a mente dos grandes mestres para que consigam dar um fim ao sofrimento de muitas vitimas de HIV por todo o mundo.Bete.
17-10-2011 às 17:28 UNIVERSITÁRIO
Nossa fiquei muito feliz, por essa noticia, sou soro positivo há quase 2 anos, foi um baque, mas hoje estou bem melhor e continuo com a minha vida normalmente.....mas rezo sempre para uma cura....abraços.....
27-07-2011 às 15:29 CURA
A CURA LOGO VEM, NÃO HÁ COMO IMPEDIR... OS RIOS DO ESPIRITO ESTÃO PASSANDO POR AQUI. A NUVEM DA UNÇÃO REPOUSA SOBRE NÓS. É HOJE O DIA DE ROMPER... fiquem tranquilos queridos, não importa qual seja a situação de vcs, Deus conhece cada coração. E por amar tanto vcs... simplismente, sem nenhum esforço sequer, sabe o que ele vai fazer???... Ele vai te CURAR. AMÉM?
25-07-2011 às 00:15 Aldo
Ser um soro positivo é pensar mil vezes em relações abertas e sem segurança, quantos aqui não gostairam de ter vivido uma história diferente? Mas precisamos crescer com as desigualdades e com os pré-conceitos; que na maioria das vezes partem dos próprios homossexuais irresponsáveis e intolerantes. Vivo bem e vivo feliz!
15-07-2011 às 14:05 Mauro
Sou soropositivo à 24 anos em uma época que saber do resultado do exame éra ouvir " sinto muito não podemos fazer nada", o maior problema que enfrentei foi ter que esconder o fato. Escondí da minha mãe, que faleceu sem saber e depois de muitos anos podendo contar com 2 pessoas vejo que hoje está tudo diferente. Não devemos baixar a guarda p/ o HIV só porque existe o coquetel, mas é nossa obrigação sermos felizes. Eu sou muito feliz e nunca me deixei abater. Claro que no início é mais difícil, mas depois aprendemos a conviver e hoje é só tomar os remédios regularmente e ser feliz. A auto-piedade e a depressão em muitos casos é pior que o HIV. Curtam a vida sem neuroses que tudo vai muito bem.
09-07-2011 às 03:48 Capixaba-ES
Olha, eu sou soropositivo há 2 anos, e estou super bem! Descobri por acaso e já tomo os retorvirais, mas está tudo bem, faço exames regularmente, me cuido, faço atividade física, tenho uma vida normal, mas desde então ter o vírus é um tormento, penso nisso todos os dias, me preocupo, mas não me entrego e nem deixo de viver intensamente a minha vida. Um grande amigo tem e sempre desabafo com ele. Qdo tenho relações sexuais, sempre uso, mas é impressionante como as pessoas não querem usar preservativo. Vários, vários caras querem penetração sem camisinha. Quero muito que esses estudiosos consigam desenvolver a vacina e que todos nós tenhamos a chance desse alívio e que muitos outros possam vacinar para não pegar o vírus. Saúde a todos! Se alguém quiser trocar ideia, mandem-me um mensagem.
08-07-2011 às 09:44 Pedro
Infelizmente a cura não existe ainda... Há pesquisas muito sérias em diversos países do mundo e estas pesquisas não só realizadas pela indústria farmacêutica mas por diversos governos, universidades e centro de pesquisas. Não acredito que já exista uma vacina, é pura teoria da conspiração... Até mesmo porque a indústria farmacêutica ganharia e muito com essa descoberta, vez que em tese o mundo todo almejaria a vacinação. O que me preocupa é a toxidade do coquetel no corpo humano e ainda que mais de 90% das pesquisas são em relação a vacina preventiva e não a terapêutica que ajudaria quem já esta infectado. Descobri minha sorologia há poucos meses, estou bem informado e me cuidando gostaria de entrar em contato com outras pessoas soropositivas para amizade, troca de experiências e idéias, tenho 38 anos moro na zona Sul do rio de Janeiro msn bestbyer2010@hotmail.com
07-07-2011 às 16:28 Cauã RJ
Descobri ser soro positivo apenas a 9 meses e realmente foi um bake pra mim pq estavava sozinho na hora q peguei meu resultado mais por ironia do destino meus 2 melhores amigos tb são um eu ja sabia e o outro eu só desconfiava e me falou qd fui falar de mim. Só eles 2 e mais uma pessoa sabem disso. Somos saudáveis e nos tratamos corretamente, eu ainda ñ tomo remédios mais assim com toda a humanidade esperamos sim q a "nossa cura" esteja bem próxima se os "Deuses" quiserem!
05-07-2011 às 09:40 Belo Forte
É TUDO INDICA QUE ALGO ESTEJA SE CONFUDIDO NESSA CONFUSÃO TODA DOS CIÊNDISTAS, UNS DISSEM UMA COISA OUTROS DISSSEM OUTRA,CADA UM DE PAÍSES DIFERENTES PRA VER QUEM É O MELHOR E MAIS SABIDO PARA GANHAR O PRÊMIO MILIONARIO DA MADICINA.EM VEZ DE FICA NESSE VAI E VÊM DEVERIAM-SE UNIREM E LUTA POR UMA SÓ COISA EM FAVOR DA NUMANIDADE PARA QUE TODOS TENHA O MESMO DIRETO DE VIVEREM. CHEGA DE PRECONCEITOS.