ASSINE JÁ ENTRAR

Histórias não contadas

Livro sobre histórias de LGBTs do Malawi é lançado em alguns dos lugares mais conservadores do mundo.

por Redação MundoMais

Terça-feira, 17 de Maio de 2011

Bingu wa Mutharika, presidente do MalawiBingu wa Mutharika, presidente do Malawi

Apesar de ainda ser um assunto secreto em muitos lugares na África, a questão homossexual vem do armário para a prateleira com um novo livro - Queer Malawi: Untold Stories (Gay Malawi: Histórias Não Contadas, em tradução literal) - fazendo uma declaração ousada sobre o assunto.

O livro está chegando às prateleiras em alguns dos lugares mais conservadores e assustadores para a comunidade LGBT. Na maioria dos países africanos há uma penalidade pesada para aqueles que são abertamente homossexuais, ou até mesmo acusados de serem. No Malawi, a pena é de 14 anos de prisão, apesar de que alguns gays são até mesmo apedrejados até a morte. Na Uganda, foi adiada a votação para aprovar uma lei que prevê a pena de morte para gays. (reveja matéria aqui).

No entanto, Queer Malawi: Untold Stories é uma compilação de 12 histórias de LGBTs publicada pelo Centro de Desenvolvimento de Pessoas do Malawi e a Ação em Memória de Gays e Lésbicas da África do Sul. As 12 histórias invocam compaixão e apoio para os direitos de LGBTs africanos para viverem sem medo tanto no Malawi quanto em outros países.

O livro foi compilado no ano passado durante o julgamento de Tiwonge Chimbalanga e Steven Monjeza, que passaram meses na prisão depois que seu relacionamento foi levado à público. Graças à uma intervenção do Secretário Geral da ONU, Ban Ki-Moon, que conversou diretamente com o presidente do Malawi, Bingu wa Mutharika, o casal foi solto, porém proibido de manter contato.

Não há previsão de lançamento no Brasil.

15-07-2011 às 21:24 Luis
Realmente, também quero ler esse livro. Deveríamos nos esforçar ao máximo para ajudá-los, pois eles precisam de um grande apoio da comunidade internaconal.
17-05-2011 às 16:11 Falta de absurdo.
O que esta acontecendo com esse continente a cada dia fica mais arcaico e decadente de cultura e cidadania.
17-05-2011 às 12:00 eder silverio
Pessoa do mundo mais,por favor, mantenha-nos informado de sua chegada nas livrarias do Brasil ok.