ASSINE JÁ ENTRAR

Alarmante

Cresce o contágio da AIDS entre jovens gays de 13 a 24 anos, segundo Ministério da Saúde.

por Redação MundoMais

Quarta-feira, 05 de Outubro de 2011

O novo boletim do Ministério da Saúde, que mapeia os casos de contaminação pelo vírus HIV, revela que proporção de registros entre gays de 13 a 24 anos bateu recorde. Em 2010, somou 35,1% do total de infecções masculinas na faixa etária, a maior taxa desde o início da epidemia, em 1980.

Não há orientação sexual de risco e sim comportamento perigoso para a Aids, muito influenciado pelo abuso de álcool. E os homens, de forma geral, têm negligenciado bastante o preservativo. É um panorama alarmante, afirma um dos principais infectologistas do país, Artur Timerman, que atua nas redes públicas e privadas de saúde. No último ano, entre seus pacientes, há um casal de 14 e 15 anos, ambos soropositivos e uma senhora de 82 que adquiriu o vírus do marido, de 78 anos.

Dark Room

No início do mês, J.F, 31 anos, morreu e o atestado de óbito teve origem na infecção do vírus HIV, descoberta tarde demais para que os coquetéis de remédios fizessem efeitos e revertessem o quadro.

Gay - assumido para os amigos e escondido da família - ele sempre teve medo de fazer o teste para confirmar se as transas desprotegidas tinham mesmo resultado na infecção. Emagreceu, mas só quando as diarreias ficaram constantes procurou o médico.

Jovem bem sucedido na profissão de comunicação, solteiro, nunca foi promíscuo, mas também nunca exigiu proteção em suas relações sexuais eventuais, acertadas em maioria nos encontros no centro paulistano - uma das regiões com alta concentração de casas noturnas para o público LGBTS.

Em uma destas boates, inclusive, que conta com o chamado “dark room” (sala escura em que tudo pode acontecer mas onde só entra quem quer) a falta de temor com as doenças sexualmente transmissíveis (DST) fica exposta no chão. Eles (a casa) até distribuem camisinha para quem vai entrar. Mas os preservativos ficam fechados e lacrados, jogados no fim da noitada e recolhidos pelo pessoal da faxina, conta um dos frequentadores.

Medo de falhar

O desdém com a camisinha também tem como combustível o medo de falhar. A falta de jeito e de hábito em colocar o preservativo podem atingir em cheio a potência. Ninguém quer ter fama de broxa, contou um jovem gay de 27 anos e que marca “rapidinhas” sexuais pelo celular.

Este temor tenta ser curado com remédios em prol da potência (para disfunção erétil) ou que prometem ampliar a sensibilidade (entorpecentes sintéticos), influenciando ainda mais no comportamento de risco. O resultado é a ampliação do desuso da camisinha. No Brasil, seis em cada dez homens admitem não utilizar a proteção em todas as relações sexuais, conforme contabilizou o Ministério da Saúde.

09-01-2012 às 12:58 preciso de ajuda.
Gente por favor me ajude! a seis meses descobrir que tinha o virus do HIV, com uma carga viral elevado e CD4 baixo, fiquei com muito medo, terminei o meu namoro de 2 anos e já estava de mal para pior, fiquei com medo de contar para ele, começei logo em seguida o meu tratamento, tenho boas condições financeiras fiz todos os exames o mais rapido possivil, e logo em seguida começei fazer uso das medicaçõe, por vezes tentei falar com o meu ex e ele não me deu ouvido. Acho que o meu maior medo era dele sair contando para todo mundo ma minha situação e pensar que foi eu que contaminei ele, ele tb nunca fez o teste. Hoje estou bem de saude mas a minha cabeça ainda continua com essa grande duvida se devo ou não contar para ele, ele não tem muitas condições sociais e vai depender do SUS no que pode piorar o caso dele caso ele precisar. Voces acham que eu devo chamar ele e contar tudo ou deixar o barco rolar e de que forma devo fazer isso, por favor me ajude, gosto dele e não queria que ele sofresse, hj ele já esta namorando com outra pessoa e esta super feliz e o que apresenta, tenho medo de acabar com essa alegria dele.
05-11-2011 às 02:33 WESLEY
meu deuss !! ta pareçendo o SUS aqui kkkkkkkkkkk.....
31-10-2011 às 23:59 Amigos Recife PE HIV
So pra falar pra esse tico tico no fuba, espero que vc nao tenha, pois acho que vc tem raiva, so pq tem HIV né?.... Respondendo a pergunta do meu amigo ai, ativo tbm pega hiv sim, claro que o risco e menor, pois o passivo e que recebe mais, entendeu.
31-10-2011 às 22:52 PESQUISA RESPONDA POR FAVOR
GENTE GOSTARIA DE SABER SE AGRANDE MAIORIA QUE PEGOU O VIRUS DO HIV FOI PORQUE NA RELAÇÃO FOI PASSIVO? QUEM É ATIVO TEM O RISCO MENOR DE PEGAR O VIRUS?
31-10-2011 às 21:26 tico tico no fubá
VOCES TEM O QUE MERECEM SEUS VIADOS. SUAS PASSIVAS FILHAS DA JADE
31-10-2011 às 14:14 SALVAÇÃO
CRE NO SENHOR JESUS,E TERAS A VIDA ETERNA,A ORAÇAO DA FÉ SALVARÁ O DOENTE,SE ALGUEM ENTRE VOS ESTA DOENTE,CHAME OS PRESBITEROS DA IGREJA E ORE,UNGE COM OLEO DA UNÇAO,E A ORAÇAO DA FÉ SALVARÁ O DOENTE,E SE TIVERES PECADO,SER-LHE ÃO PERDOADOS..
30-10-2011 às 13:55 fernanda trans
na reportagem sita que J.F. de 31 anos,nunca foi promiscuo,mas era frequentador de dark roon,nao entendi..penso que as dicotecas gays deveriam orientar os frequentadores a usarem preservativo,principalmente os que estao saindo da prè adolescencia e nao tem a conciencia e responsabilidade ainda,esses gays mais jovens sao os que precisam mais de orientaçao..usem preservativo gente,se encontrar um namorado façam analises juntos antes de decidirem de fazer sem preservativo,é a maneira mais segura...
30-10-2011 às 11:02 P/ Sérgio
Dizer que por estar com HIV, fazer analogia com dias finais e falar em aposentadoria, é loucura! Faça seu tratamento, com fé, e verifique os tais efeitos colaterais. Se a tal lipodistrofia, acumulo de gordura e secura em partes do corpo, te acometer será uma situação delicada, mas são raros os casos. Caso contrário, siga em frente porque quantos que não têm o HIV estão com os dias finais por conta de acidentes, outras doenças, velhice, etc. Observe os depoimentos da Sebastiana que tem lipodistrofia. São amargos, tristes, de quem perdeu a vontade de viver, não tem mais tesão.É uma pessoa insípida, sem graça, sem atrativos, que muitos acabam se afastando da sua presença ou de seus argumentos. Aposentadoria? Deixe-a para a velhice, viva a vida normalmente, corra atrás de seus objetivos. Não de ouvidos a pessoas injuriadas ou textos que priorizam o que há de maléfico.
29-10-2011 às 21:29 Quero namorado +
Tenho 43 anos e 17 de HIV, assintomático, discreto e gostaria de encontrar alguém a fim de namorar. Deixe msn!
29-10-2011 às 11:38 Oi!
Se der uma coceirinha, lá! O que que eu faço, enfio o dedo ou a borracha?