ASSINE JÁ ENTRAR

Brilho próprio

A transex mineira Felipa Tavares, de 25 anos, sonha em brilhar nas passarelas, assim como Lea T.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 07 de Novembro de 2011

Desde criança, Felipa gostava de roupas femininas. “Era meio Felipe, meio FelipaDesde criança, Felipa gostava de roupas femininas. “Era meio Felipe, meio Felipa".

Aos 48 anos, o empresário carioca Sérgio Mattos pode se gabar de ter revelado ao mundo a maioria das supermodelos brasileiras. Isabeli Fontana, Raica Oliveira, Daniella Sarahyba e Fernanda Tavares são algumas divindades desse efêmero pedestal das vaidades que acreditaram na frase mágica do agente: “Você vai ser top”. O dono da agência de modelos carioca "40 Graus" nunca havia, no entanto, escalado uma transexual para seu elenco. Há duas semanas, quando ministrava um workshop no Rio de Janeiro, chamou-lhe a atenção a chegada – atrasada – de Felipa Tavares, uma moça de 1,81 metro e 25 anos que, esbaforida, se equilibrava sobre um par de escarpins rosa-shocking. “Pode se sentar”, disse, meio contrariado. “Horário e disciplina são fundamentais nesta profissão.”

Ao final da aula, Serginho, como é conhecido no meio da moda, terminou a chamada, e o nome de Felipa não constava na lista. “Meu nome está aqui sim, sou Felipe”, disse a moça. “Ficamos todos passados, porque ela realmente é uma mulher. Independentemente de qualquer coisa, Felipa tem medidas perfeitas, se porta bem e tem futuro como modelo. E não dá para esquecer aqueles escarpins tamanho 40”, diz Serginho.

Mineira de Juiz de Fora, Felipa é filha de um mecânico e de uma funcionária de cartório aposentada. Conta que, desde a pré-adolescência, gostava de usar roupas andróginas, calças justas e camisetas baby look. Quando a mãe morreu, em 2004, ela decidiu morar com a avó e a tia em Vila da Penha, subúrbio do Rio de Janeiro. Trabalhou como caixa de uma boate LGBTS em Copacabana e garçonete de um restaurante especializado em carnes australianas. “Nessa época, estava me transformando, era meio Felipe e meio Felipa”, diz. No ano passado, largou o emprego e se mudou para Londres com um namorado. “Hoje estou solteira. Mas ele é o homem da minha vida.”

Para assistir ao workshop de Serginho, Felipa pegou um ônibus, um metrô e caminhou 2 quilômetros por Botafogo. Sua musa é, claro, é Lea T., a modelo transexual brasileira que conquistou as passarelas internacionais depois de desfilar para a grife francesa Givenchy e posar para a capa de uma revista americana beijando Kate Moss na boca. “A Lea me fez ter vontade de correr atrás do meu sonho”, diz Felipa, que conversou com "Época" enquanto terminava de fazer as unhas. “Não adianta meninas como eu sonharem em virar Gisele; Lea é mais possível. Ela mostrou ao mundo que nem toda transexual está condenada à prostituição. Quero ter uma vida normal.”

A transexual Felipa já viveu em Londres e chamou a atenção pela beleza.A transexual Felipa já viveu em Londres e chamou a atenção pela beleza.

São muitas as semelhanças com o ídolo: ambas nasceram em Minas Gerais, têm pais que gostam de jogar futebol – Lea é filha do ex-jogador Toninho Cerezo – e planejam fazer a cirurgia de mudança de sexo. “Ainda não sei quando, porque é muito caro. Mas quero fazer assim que possível. Primeiro vou parar de andar de ônibus”, afirma. “Mas não quero o lugar da Lea, ainda sou muito menina, não tenho a experiência dela. Temos temperamentos diferentes.”

Felipa chega ao mercado de moda num momento propício, em que a onda de androginia vem sendo promovida por estilistas locais e internacionais. “Expliquei a ela que existe ainda muito preconceito e polêmica contra as transexuais”, diz Serginho. “Ela tem de ter uma cabeça boa para se expor, já que dificilmente conseguirá campanhas comerciais. Os anunciantes não querem vincular seus produtos.” Surpresa ao ser informada que acabara de ganhar uma concorrente, Lea T. também resolveu distribuir conselhos. “Isso não é uma onda, uma modinha. Somos pessoas que devem ter o direito de trabalhar como qualquer outra. Felipa terá de ser forte, corajosa e não achar que essa vida é glamour. Tem de se dedicar e estudar, preparar seu futuro, porque nossa vida é difícil”, afirma Lea.

Na festa que celebrou os sete anos da agência de Serginho, na semana passada, no Rio, Felipa foi o alvo preferido de flashes e comentários, ofuscando neobeldades como Michelle Martins, Bruna Loureira e Stephannie Oliveira, filha do jogador Bebeto. “Vou apresentá-la ao (fotógrafo peruano) Mario Testino”, diz Serginho. “Com certeza, ele vai gostar dela. Mas ela vai ter de estudar teatro e secar um pouquinho, pois está precisando de um pouco mais de cintura. E quero fazer fotos dela de menino. A moda agora é ser camaleoa chique. Modelo que posa de homem e mulher ganha dobrado.”

23-10-2012 às 02:22 Dioguin Monteiro
Eu trabalhei com ela no restaurante. É uma pessoa especialissima! Fico feliz por ele, ops! POr ela. Fico lembrando quando saiamos do trabalho e iamos para casa de um amigo nosso onde eles se vestiam e ficavam no salto. Era engraçado que entravamos no prédio todos meninos e eles saiam meninas. rsrsrs. Era curiosa a cara do porteiro. Mas eu nem ligava. Bjão. Sucesso e força sempre.
14-12-2011 às 16:49 ANJO Chris
Boa trade Felipa, vc e uma mulher linda e se foi capaz de ser assim e por DEUS ajudou a voce a encontrar seu próprio eu, o problema dos ser humano e querer ter inveja e ser incapaz de aceitar o poder ser boa para si próprio,por isso julga e falam mau dos outro, você esta subindo sua escadas e naop se deixe cair por palavras e por alta fama, seja o que você sempre Quiz ser e onde Quiz estar,mas sempre mantendo o você tem dentro de vc e seu coração pois afinal nos não somos dificilmente de ninguém e pelo contrario somos o Deus nos fez
09-12-2011 às 03:18 Dhully Fantine
Nossa Torço por vc... Felipa... forças gata ..não desista..! vc tem o poder de ser a top do ano..! mostre seu carão..nossa raça de batalhadoras!!! Ameiii as ftos vo caçar mais no google.bjus...
30-11-2011 às 18:24 paschal jullio
linda mesmo.... sucesso!
28-11-2011 às 22:07 chayane
omofobia vem de vcs gays
28-11-2011 às 22:05 chayane
agora me falo uma coisa porque ois propio gays omofobico bota afoto da bicha e mete o pau na noma omofobia vem de vcs mesmo
27-11-2011 às 20:50 fred soares
O traveco tem 25 anos e se acha imatura, uma criança. Outra, MULHER? Mulher é a minha mãe !!! Vcs, travecos, querendo ou não vão ser sempre HOMENS!!! Nunca viraram mulher de verdade. mas de qquer forma, boa sorte..
23-11-2011 às 01:29 Ivanildo
Por favor, fica com o pacote.Acho que é o seu diferencial,como mulher vc não vai poder ter filho e sempre será diferente mesmo. Dê prazer a nós homens resolvidos.
22-11-2011 às 19:35 ademir garoto mundo mais
adorei suas fotos achei vc linda de mais e nao lige para esses viadinhos nao que tao ai falndo mau de vc lembrese que vc ta na midia e eles onde tao e alem do mais estao pagando para te ver no site gata vc arrasou nunca vi um transex tao perfeita como continue assim que vc brilhara longe
22-11-2011 às 01:44 Eneida Campanha fica com o pacote
Fofa,aproveita a idéia do entendido da moda, fica com o babado que é um belo brinde. Conheço aqui no rio algumas operadas,todas ficaram esquisitas sem o babado. Vc tem cara de trava ativa bonita, siga sua carreira.Tb tou na fila para provar o brinde.