ASSINE JÁ ENTRAR

Pioneiro

João Pessoa terá o primeiro candidato a prefeito assumidamente gay, no país.

por Redação MundoMais

Sexta-feira, 30 de Março de 2012

Renan Palmeira: militante LGBT e pré-candidato em João Pessoa.Renan Palmeira: militante LGBT e pré-candidato em João Pessoa.

Aos 25 anos, Renan Palmeira é professor de história, militante do movimento LGBT e pré-candidato do PSOL. Sua campanha não vai discutir apenas os direitos das minorias. Minha militância é ampla. É por isso que consegui a nomeação do partido, disse Renan. Apesar de achar que o meio político ainda é conservador, ele acredita que sua candidatura seja prova de que esses grupos tendem a ter cada vez mais representação na política nacional.

A decisão do partido de lançar um candidato militante do movimento LGBT significa que isso irá será o principal tema de sua campanha?

Será dos principais, mas inserido dentro da bandeira das minorias sociais. João Pessoa precisa avançar em relação as bandeiras LGBT, dos direitos dos negros e das feministas. Entretanto, minha militância é ampla. Sou professor de história, milito pela educação, pela saúde em outros espaços políticos. É por isso que consegui a nomeação do partido.

Como a recepção da sua candidatura na capital?

Existem políticos homossexuais Brasil afora, mas eles não são assumidos. Sou o primeiro candidato a prefeito assumido, e observo que houve tanto reações de apoio como reações de espanto. O clima é bastante otimista neste momento.

Qual é o espaço dos homossexuais na política atual?

Os partidos brasileiros ainda são muito conservadores, não abrem espaço para as minorias. O PSOL é diferente. Experiências como a do deputado Jean Wyllys mostram a necessidade de termos mais espaço na política para as minorias.

Esse espaço tende a aumentar?

Sim. Hoje, há 133 candidatos LGBT a vereadores. A política está se abrindo para esse tipo de candidatura.

Fonte: Época

13-05-2012 às 11:46 Rafael Schneider
Comk residente e eleitor na cidade de João Pessoa, terei o maior przer de votar em Renan, certamente com um prefeito como ele a cidade teria umamcsra nova, mais arrumada! E se ele eventualmente precisar de um primeiro DAMO ...kkk ou melhor Primeiro Cavalheiro, estou na fila e sou o primeiro! abraços
22-04-2012 às 09:22 pintosa rn
faltou 1um daqui de natal rn se assumir tbm é ser candidato a prefeito da cidade aou regiâo rio grande do norte.... SOU DE NATAL RN...
20-04-2012 às 15:49 SP
IREI PARA JAMAPA SÓ PRA FICA COM ELE...UM LUXO TEM CARA QUEM CURTI UM CASAMENTO.....
13-04-2012 às 11:45 Marcelo
Cara se ele quiser um 1º cavalheiro, eu estou disponível!!
04-04-2012 às 19:26 bessha fofoqueira
Ainn gente aquele ACM neto é um bofinho lindo e é do babado.....pena q nao se assume, gotoso ele
04-04-2012 às 01:44 EDDY GUÍMELL
SE EU MORASSE LÁ COM CERTEZA MEU VOTO SERIA DELE. OBVIAMENTE ELE JÁ ESTÁ ELEITO.
03-04-2012 às 23:22 Christiano Souza
PSOL ridiculo so quer aparecer as custas dos gays
03-04-2012 às 23:21 Peterson
Anastasia governador aqui de Minas é rs
03-04-2012 às 18:07 natanael
se ele ganhar eu vou morar lá. kkk
03-04-2012 às 11:25 Beto-PB
Sexualidade versus Capacidade de administrar uma prefeitura? Nada a ver! Tem prefeito gay assumido em Paris e Berlin, e andam fazendo sucesso na administração dessas metrópoles! Quais seus planos em Jampa? Construir mais avenidas para "entupir" de carros? ou criar corredores de Veículos Elétricos leves, (pouco poluentes e silenciosos- a versão moderna dos antigos bondes)? Investir apenas nas periferias e subuirbios para garantir a próxima reeleição?... ou vert