ASSINE JÁ ENTRAR

Brasil em destaque

Reconhecimento de direitos pelo STF ajudou a colocar País entre os que mais respeitam homossexuais.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 11 de Junho de 2012

No mapa-múndi dos direitos LGBT, o Brasil ocupa posição de destaque. Relatório da Associação Internacional de Lésbicas e Gays (Ilga, na sigla em inglês) "pinta" o território nacional com as mesmas cores daqueles países que mais respeitam os gays. A mesma pesquisa mostra que 78 países proíbem relação homossexual.

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de reconhecer a união homoafetiva como entidade familiar, em maio de 2011, reposicionou o Brasil no mapa publicado pela Ilga em maio deste ano. Com base na Constituição Federal de 1988 e numa decisão unânime, os ministros estenderam aos homossexuais os mesmos direitos garantidos aos casais heterossexuais.

Neste domingo, São Paulo realizou sua 16ª Parada do Orgulho Gay, evento considerado o maior do gênero no mundo. Neste ano, o tema foi a criminalização da homofobia. Apesar dos avanços obtidos no Judiciário, os homossexuais têm pressionado o Legislativo a editar leis que protejam os direitos da comunidade e combatam os crimes de intolerância.

Beto de Jesus, que foi secretário da Liga para América Latina e Caribe por oito anos, diz que a comunidade LGBT enfrenta agora o desafio de superar a violência. As pessoas olham de fora e dizem que está tudo bem, mas não dá para dizer isso dentro de um contexto no qual a cada 36 horas um homossexual morre por crime de ódio, afirma.

O Brasil sentou em cima da lei que criminaliza a homofobia. Ninguém tem coragem de fazer essa reflexão, diz Toni Reis, presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT). O projeto que criminaliza o preconceito contra homossexuais foi apresentado à Câmara em 2006, entrou e saiu das gavetas do Senado e segue parado na Comissão de Direitos Humanos da Casa.

De que adianta a gente poder casar e não poder andar de mãos dadas?, questiona Reis. Atualmente, a população homossexual tem, além do reconhecimento da união estável, direito de solicitar a conversão em casamento. Decisões na Justiça já têm elevado uniões ao status de casamento civil. Travestis e transexuais podem usar o nome social correspondente a sua identidade de gênero - feminina ou masculina -, independentemente do seu sexo biológico.

A antropóloga e pesquisadora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Regina Facchini destaca a importância do desenvolvimento de políticas públicas no País. Esse tipo de política é muito importante se tivermos em vista que antes nós não tínhamos nada", diz. "Precisamos, porém, de uma legislação que assegure direitos no caso de, amanhã ou depois, termos um governo num contexto um pouco mais conservador.

24-06-2012 às 05:02 Pedro Henrique
Só pode ser piada ou eu fiquei míope de repente. Do que diabos adianta um bando de caras assinarem um monte de papéis, divulgarem, ficarem bem na foto e todo santo dia algum gay morrer de uma forma covarde e os assassinos saírem impune? Enquanto o brasileiro não se conscientizar que respeito vem de berço, vem de casa, porra nenhuma vai mudar.
17-06-2012 às 12:00 P/ Vani TV Europe
Beeeecha, se for mentir...ao menos mente direito! Com tantos países na Europa...e vc me fala que casou com um CANADENSE e foi mroar na Europa? Poderia ter dito q casou com um italiano, um português, um espanhol...mas Canadá na Europa, eu ri!!!!!!!!!!!!!... E outra, pena vc ter ido pra Europa sem nem ao menos ter aprendido a falar o português, pq faz erros absurdos...não sabe nem escrever...vai ser difícil aprender outra lingua, já que nem a língua mãe vc sabe. Fico passada com bichas que dão equê!
17-06-2012 às 10:01 VANI TV EUROPE
GENTE CAIAM NA REAL, SE VC ESTA INCOMODADO, FAÇA COMO EU VENDE TUDO AI E VEM P EUROPA, ME CASEI COM UM CANADENCE, A FAMILIA DEE N ESTA NEM AI, TIVE SORTE, MAS QUEM SABE VCS TBM TERAO, FICA AI NO BRASIL ESPERANDO Q MUDEM VIU VAI FICAR VÉIO E TD IGUAL PAIS DA HIPOCRISIA. ACORDEM RS
14-06-2012 às 01:01 Fernando
Galera, indiferentemente de quaisquer situações, devemos lutar pela felicidade!!! Passamos muito preconceitos, sim, mas não podemos deixar que essas pessoas acabem com a nossa essência, que é a de ter um belo sorriso no rosto, um olhar cheio de esperanças e saber que mesmo diante de atrocidades, somos pessoas do bem, cidadão comum, lógico que o nosso diferencial é que somos "alegres", não pelo termo pejorativo da palavra e sim pessoas alto astral!! A única coisa que eu digo é "viver e não ter a vergonha de ser feliz".....tenho mil problemas na minha vida, mas pra que falar deles aqui? Cada um que faça por onde!!! beijos.
13-06-2012 às 19:40 marcos
O brasil nao respeita o homossexual, no Brasil a imagem dominante é a da bixa loka, essa imagem que mesmo eu sendo homossexual assumido abomino. Leo Aquila, David Brasil, Jean Willis, Clodovil, para! Eu assim como varios conhecidos meus somos HOMENS e nao uma versão bizarra de uma mulher, nos sofremos preconceito por causa inclusive dessa cambada.
13-06-2012 às 16:26 Thiago/RJ
Sou pessimista em relação aos direitos dos homossexuais neste país dominado por teocratas evangelicos. O voto de cabresto dos evangelicos só tende a piorar nosso congresso.
13-06-2012 às 02:46 Linx
Leis sao para serem exercidas... Mas como estamos no brasil.. Lei e somente para fazer enfeite aos olhares de fora....
13-06-2012 às 02:25 CABECA
Brasil entre os países que mais respeitam os homossexuais?? PALHAÇADA!!!
12-06-2012 às 20:16 Ao Junior
nesses paises ditos prohibidos foi os que mais fudi..... nao viaja nao? quando juntar seu dinheirinho va para o marrocos, argelia, tunisia, egito turquia e irã, vai foder horrores, agora seja homem ne e nao femea
12-06-2012 às 01:43 Lauro
Hoje, segunda-feira o programa CQC da Band foi completamente gay. Fantástico! Parabéns à toda equipe desse humorístico que, com respeito, dignidade sempre soube tratar do assunto.