ASSINE JÁ ENTRAR

Preconceito

Estudante de medicina é impedido de doar sangue, por ser homossexual.

por Redação MundoMais

Sexta-feira, 29 de Junho de 2012

Um estudante de medicina, de 23 anos, foi impedido de doar sangue em Lisboa, Portugal, por ser homossexual.

O jovem, que não teve seu nome divulgado, costumava doar sangue duas vezes ao ano e se surpreendeu com a atitude discriminatória da unidade móvel do Instituo Português do Sangue e Transplantação.

De acordo com o estudante, no questionário para doadores não há perguntas relacionadas à sexualidade. No entanto, a médica que o atendeu afirmou que ele “nunca mais poderia doar sangue porque é homossexual”.

Antes disso, o jovem foi questionado se mantinha relações sexuais com mais de um parceiro, mesmo com a negativa, a médica reiterou que ele não poderia ser doador.

Ao tentar explicar que já havia doado sangue outra vezes e que tem mantém o mesmo parceiro há um ano, a médica novamente afirmou que “não podia fazer nada”, já que “são as regras”.

O caso foi denunciado pelo Bloco de Esquerda que em 2010 lutou pela aprovação de uma resolução que recomendava ao governo o fim de medidas discriminatórias a homossexuais e bissexuais nos serviços de coleta de sangue.

Segundo o partido, a denuncia servirá de base para a suspeita de que nem todos os centros de doação de sangue cumprem corretamente a resolução.

12-07-2012 às 10:35 Junior- Campos-RJ
A algum tempo atrás fui ao hospital pra doar, e me deram um questionário onde havia uma pergunta sobre sexualidade, fiquei sem saber o que fazer, acabei dando uma desculpa e fui embora sem doar. Penso que deviam perguntar quantos parceiros o candidato a doador teve no último ano e não se é homo ou hétero. E quem é promíscuo tem que ter senso crítico e não ser doador.
09-07-2012 às 09:30 Marcos Go
A propósito, como foi citado, o sangue antes de ser infundido no paciente, realmente passa por diversos testes, porém, existe uma situação denominada de "JANELA IMUNOLÓGICA", onde o microrganismo encontra-se em período de latência, podendo não ser diagnosticado nos exames laboratoriais. Não discordo do fato de afirmarem em ser preconceito, até pq, infecção por HIV não é uma exclusividade a nos homossexuais, que acabamos sendo julgados ao longo do tempo como promíscuos, quando na verdade, vários heterossexuais apresentam comportamento pior mas na sociedade hipócrita em que vivemos, são denominados de "garanhões". Triste!
09-07-2012 às 09:26 Marcos Go
Sou Hematologista e posso atestar, essa restrição realmente existe, porém não no formulário que deve ser preenchido previamente antes da doação e sim durante a entrevista (que geralmente é feita com psicólogos), talvez seja uma tentativa de não haver provas para tal acusação, mas reitero, durante a academia, nos lecionaram isso, bem como métodos para "diagnosticar" possíveis mentiras. Por fim, é necessário ter conhecimento antes de argumentar sobre algum assunto, o que falta para alguns aqui.. Abraço a todos e boa semana!
08-07-2012 às 13:43 LH
essa restrição existe SIM no brasil...que eu doava sangue sempre, no dia em que eu disse que era gay, fudeu, a médica disse que eu não poderia mais doar sangue. ponto. fiquei transtornado, bem triste porque eu era bem mais novo. confesso que depois disso eu descuidei um pouco...eu sabia que o risco não era pra ninguém até então, era só pra mim, já que eu não doava...e ela falou de janela imunológica e tudo...ridículo, estudo saúde também, e isso não se justifica de forma alguma! resultado, não justificando...mas hoje tenho aids, e realmente já não posso mais doar, sobreviver já é um sacrifício! ah, outra coisa, não interessa se o cara é estudante de medicina ou entregador de pizza, deixem de ser nojentos e passem a dar manchete e destaque às coisas que realmente são A VERDADE, e não condição social, ridículos.
07-07-2012 às 16:26 Alessandro.
Rodrigo, aqui abaixo.Concordo plenamente contigo.
06-07-2012 às 18:36 Mauricio CHAPECO
Em CHAPECO SC tambem he assim, dizem que voce esta no grupo de RISCO
05-07-2012 às 21:54 humbertolisboa2010@hotmail.com
olha isto e mesmo verdade se for fazer pesqquisa em jornal portugues acha mais de 30 casos reais de preconceito ... eu não doo porra menhuma quem quiser que procure outro cambada de filhos da puta ... onde esta os direitos humanos nesta merda de pais ... vivo aqui mas odeio estas atitudes
04-07-2012 às 13:23 V.A.N.I. IN EUROPE
AQUI E PT.? UM PAIS ATRASADISSIMO, PIOR Q O BRASIL, AFINAL O CARA PAI DE FAMILIA Q VEM AQUI EM CASA, DA O CU, É MAIS LARGO QUE EU, É BI TRI OU TETRA? POR FAVOR NE. A HIPOCRISA DANDO VOLTAS, ATE AQUI NA EUROPA ´COMEDIA PURA.DEIXA A BIXA DÁ O Q ELA QUISER, QUEM QUISER Q PEGA
04-07-2012 às 12:13 cezinha
qual é galera prá que colocar em risco alquem que já esta mal, vc é gay? isto não te pertence, deixa quem quiser doar. NO STRESS PLEASE!
04-07-2012 às 07:20 Pedrovicentejesus@ig.com.br
Isso não acontece só em portugal não, moro no Rio de janeiro e sempre doei sangue outro dia fui doar e a médica fez essas mesmas perguntas e tive que dizer que eu era Hetero porque senão eu não poderia doar sangue. esse preconceito tem que ser discutido.