ASSINE JÁ ENTRAR

Sou Bi, e daí?

Goleira da seleção brasileira de handebol diz ser bissexual, e ignora o preconceito.

por Redação MundoMais

Quarta-feira, 01 de Agosto de 2012

A cada defesa, fortes vibrações e gritos com as companheiras. Muitos abraços e carinho com as outras atletas na hora de dividir as emoções do jogo. Esse é um pouco do jeito de ser em quadra e fora dela de Mayssa Raquel de Oliveira Pessoa, goleira da seleção brasileira feminina de handebol.

Mesmo começando os jogos na reserva, Mayssa tem se destacado na equipe que está em franca evolução no cenário mundial. Entra no segundo tempo e vira uma das protagonistas, como na vitória de segunda-feira sobre Montenegro, por 27 a 25. Mas não reclama. E gosta de entrar quando o jogo está tenso.

Eu prefiro jogar depois, gosto do jogo quando está apertado. Pressãozinha é bom, diz a paraibana de 27 anos, natural de João Pessoa.

Goleira fez várias boas defesas na vitória sobre Montenegro nos Jogos.Goleira fez várias boas defesas na vitória sobre Montenegro nos Jogos.

Mayssa é desenvolta e se expressa de maneira enfática. Até para falar sobre o que para muitos é algo delicado e muitas vezes camuflado, a homossexualidade. É, é [verdade] sim, responde ao ser questionada se é homossexual. Bom, eu sou bissexual, completou.

A goleira da seleção mora na Europa há seis anos e joga na França. Lá, foi convidada para ser madrinha de um torneio de homossexuais de várias modalidades. Aceitou, mas não pôde comparecer em função de compromissos com a seleção.

Mas Mayssa acabou falando sobre sua sexualidade para uma revista francesa sobre homossexuais. Eles fizeram matéria comigo e a gente conversou abertamente. Eu não escondo. Por que vou esconder algo que eu sou? Por que vou esconder?, repetiu.

Nem o fato de disputar os Jogos Olímpicos faz a atleta deixar de lado seus ideais para evitar tocar no assunto.

É uma coisa normal da sociedade. Se você é homossexual, tem que esconder e obrigatoriamente se casar com um homem? Não. Se você é, tem que assumir. Não sou mais uma criança. Não vou ficar escondendo porque vou jogar as Olimpíadas. As pessoas me conhecem. Falei. Sou mesmo, abertamente, sem problema nenhum.

Mayssa disse ainda que sua atitude pode ajudar a quebrar o tabu e medo que alguns atletas têm em revelar sua sexualidade em um meio de grandes repercussões como o esportivo.

[O esporte] é muito preconceituoso. Entre os homens, principalmente, muitos têm medo. Mas consegui tudo na minha vida e sigo conseguindo, e isso não influenciou em nada. Sou homossexual? Sou. Tenho que aceitar isso e todas as pessoas me respeitam, falou.

Dentro do grupo, o impacto é inexistente, pelo menos no contato afetivo observado da atleta com as demais. E também pelo seu discurso direto, mas puro.

Todas me respeitam. Meu técnico sabe, todo mundo na França sabe. Cada um tem sua vida, ninguém paga minhas contas, finalizou.

Fonte: UOL

02-08-2012 às 12:49 Ai gente....
deixem a menina/o ser feliz..... vcs tb não são gays, bi, travecos, simpatizantes, homo e o escambau????? então não tem ninguem perfeito oh mundinho hipócrita esse nosso........
01-08-2012 às 23:25 Eu
O importante é vc ser feliz o resto é fruto da imaginação.A vida é sua, ninguem paga suas contas.É isso ai!Foda-se os outros e ponto.
01-08-2012 às 22:20 leco
Pra essa geração nova, é muito facil assumir e dous os parabens, porque também não adiante querer esconder o que é óbvio.Eu ainda tenho receio de afirmar, mas também ninguem chega e pergunta.
01-08-2012 às 22:11 Pensador
Acho um absurdos pessoas homossexuais aqui que com certeza já foram vitimas de preconceito, tecendo comentários ignorantes a respeito de bissexualidade, como se não fosse possível gostar do melhor de cada pessoa e sexo. Sou bissexual e não sou indeciso. Sei bem que gosto de homens e mulheres, conforme momentos da minha vida.
01-08-2012 às 22:09 anonimo
ela parece a ariadna de olho junto
01-08-2012 às 21:15 Paulo Henrique
Concordo com o Marion. E parabéns a essa jogadora.
01-08-2012 às 21:10 Marion
O preconceito está dentro de mundinho gay. A garota se assume bi e o que acontece: as bichas começam a malhar a jogadora com um monte de comentários nojentos.
01-08-2012 às 19:15 junior
Vamos combinar que no caso dela é meio impossivel negar a homossexualidade, olha a foto da pessoa. Agora bi? Sei não...
01-08-2012 às 18:33 py
Novidade nenhuma. O que muda ele ou ela dizer que trepa com homens/mulheres. Nada. No meu conceito a pessoa ser bi,é ser indecesiva na vida. No meio sexual entao...falta de carater,personalidade e desvio de conduta. Ou trepa com um ou trepa com outro. Tomar coca-cole e pepsi,nao é a mesma coisa.
01-08-2012 às 18:20 D. PEDRO XXIV
Não entendi ela fala q é bi? Oxe!! Bi é quem come dos dois lados pelo o q eu vi ela falar ela é homo q so gosta de um lado, e eu nao sei pra q esse povo q é gay fica falandoq é bi, pra nao chocar né por q do fala bi é pagador pega tudo, ai vai mais na brincadeira, assuma essa porra, na verdade pra mim bisexula é um viadou ou uma sapata inrrustido(a).