ASSINE JÁ ENTRAR

E assim caminha a humanidade!

Justiça da Rússia proíbe marchas LGBTs pelos próximos 100 anos.

por Redação MundoMais

Terça-feira, 21 de Agosto de 2012

O Tribunal Superior de Moscou recusou nesta sexta-feira (17/08) uma apelação e decidiu manter proibidas pelos próximos 100 anos quaisquer celebrações públicas organizadas por defensores dos direitos LGBT. A proibição para esse tipo de evento já existia, mas sua validade se encerrava este ano. Com a decisão, a ordem judicial se estende, a partir de agora, para o ano de 2112.

Nikolai Alexeyev, ativista que encabeçou o recurso à instância jurídica máxima da cidade, anunciou que recorrerá da decisão junto ao Tribunal Europeu de Direitos Humanos. Em entrevista ao El País, ele alegou que “a decisão não é uma surpresa”, já que “os tribunais russos raramente se colocam a favor dos direitos de gays e lésbicas”.

Essa não é a primeira vez que Alexeyev recorre à justiça europeia para tratar do respeito ao direito de membros da comunidade LGBT. Entre 2006 e 2008 ele já conduzia ações judiciais junto ao Tribunal de Moscou pedindo a revogação do veto a esse tipo de manifestação. A Justiça da Rússia, à época, classificou marchas e paradas do orgulho gay como casos de desordem pública. O caso acabou em Estrasburgo, onde Alexeyev alegava uma infração do direito à liberdade de reunião.

A corte europeia concordou com seus argumentos em 2010 e concluiu que as autoridades russas haviam discriminado o ativista por sua orientação sexual. A ordem naquele momento era de que Moscou indenizasse Alexeyev em 12 mil euros (o equivalente a 30 mil reais) e arcasse com 17.510 euros de custos advocatícios (mais de 43 mil reais).

Desta vez, contudo, Alexeyev alega que não quer apenas recorrer ao Tribunal Europeu de Direitos Humanos para que penalizar a Rússia e ser reparado. "Queremos garantias de que possamos celebrar o orgulho gay no futuro", resumiu ao El País.

O ativista havia solicitado autorização para celebrar 102 manifestações em favor dos direitos de homossexuais até 2112. De acordo com a emissora britânica BBC, a resposta dos magistrados foi a mesma de sempre: a maioria dos moradores de Moscou em tese não se simpatiza com esse tipo de evento, que “só pode produzir desordens públicas”. Para Alexeyev, esse tipo de declaração só deixa mais claro que, na realidade, "não há argumentos" que fundamentem a decisão.

26-08-2012 às 12:01 Thiago/RJ
Quem nunca foi a uma marcha mais politizada (Marcha pelo Estado Laico ou Marcha Contra a Homofobia), não tem moral para reclamar da Parada Gay.
26-08-2012 às 00:15 leco
Isso tá acontecendo no Brasil também, não é que a administração de Taguatinga, cidade satélite de Brasilia, não permitiu a realização da parada pela avenida .Dizem que um padre da cidade é que mecheu os pauzinhos pra não deixar a parada acontecer, já o administrador disse que o dever dele é lutar pela familia ate morrer.
25-08-2012 às 15:16 Fabrício
Parabéns à Russia pela atitude.
25-08-2012 às 05:10 a rafael piriguete
melhor do que pensar em parada em parada gay e eu ir assistir um belo filme com homens maravilhosos.. Uhuu.. hora de gozar !!!
25-08-2012 às 04:53 Sincero!
Digno! não sou homofóbico, muito pelo contrário, mais concordo plenamente com essa escolha, penso até na hipótese de que isso ocorra aqui no Brasil e na América Latina Também, pelo menos sem parada Gay eu tenho certeza que teria menos preconceito, se quisermos lutar pelos nossos direitos devemos lutar como gente civilizada e não como bebados fanáticos por bagunça e sexo!!!
24-08-2012 às 18:52 Arnold Filho
A Rússia saiu da ditadura comunista, mas os seus dirigentes ainda não aprenderam que a democracia é o único regime inerente ao ser humano. E democracia representa pluralidade de idéias, tolerância e aceitação da diversidade sexual. O povo russo ainda sofre muito, e essa decisão violenta e homofóbica da justiça de Moscou, contra os homossexuais e as paradas gays, infelicita ainda mais os russos.
24-08-2012 às 10:43 IdioTia
Os (ex) comunas não gostam muito de viado, isso é coisa da burguesia norte-americana!! rs A boiolada é meio Pink e Cérebro tb, querem dominar o mundo...só pela guerra meninas! O que podemos fazer é boicotar os produtos russos, nada de vodka nas baladas, vamos beber 51, que é uma boa ideia!
23-08-2012 às 04:08 Defensoria dos direitos G.A.Y
ESTE DIREITO EM QUE OS RUSSOS TEM DE DERRUBAR A PARADA GAY DE MOSCOW NÃO SEJA REALIZADO, ISSO É UM ATO CRIMINOSO DE HOMOFÓBIA, CADEIA E CAÇASSÃO A ESSES CRIMINOSOS.
23-08-2012 às 01:39 Sandrãooo
A parada não torna as pessoas mais felizes e aceitas, então, o que não tem remédio, remediado está, deixa assim. Mamem...
22-08-2012 às 23:17 Para as Bichas menos Intelectuais!!!
A Russia é o maior país de extensão territorial, e lá existe inumeras culturas. O governo Russo tem medo de que seu país seja dividido mais uma vez, o que aconteceu com a Bielo-Russia e outros paises da antiga URSS. Então o governo de lá não tolera greves manifestações públicas, raramente há uma manifestação, uma forma de atemorizar a população por isso que eles estão proibindo a Parada Gay de lá, como uma forma de proteção do governo para não desencadiar novas guerras internas ou civis.