ASSINE JÁ ENTRAR

Avanços

Estudo revolucionário pode resultar na descoberta de vacina contra a AIDS.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 01 de Outubro de 2012

Uma grande notícia é assunto de uma das mais conceituadas publicações científicas do mundo. Pesquisadores, inclusive brasileiros, participaram de um estudo revolucionário que pode resultar na descoberta de uma vacina contra a AIDS, uma doença que mata 2,5 milhões de pessoas ao ano.

Há 16 anos, um homem surpreendeu os cientistas que pesquisavam AIDS. Eric Fucks viveu os anos loucos quando a epidemia começou a se espalhar em Nova York, mas nunca desenvolveu a doença. Foi o primeiro identificado com uma característica genética que não impede a contaminação, mas bloqueia a reprodução do vírus no organismo. Um mistério, mas não um milagre.

Hoje os cientistas já sabem que uma em cada 300 pessoas tem essa característica genética que impede o desenvolvimento da AIDS, a doença, em pessoas contaminadas com o vírus HIV. Mas como funciona essa proteção? Qual é o mecanismo por trás dessa característica? E como transformar isso num benefício para todos? As respostas começaram a surgir em uma pesquisa com a colaboração de brasileiros

Se eficácia for comprovada, Brasil pode assumir dianteira na produção da vacina.Se eficácia for comprovada, Brasil pode assumir dianteira na produção da vacina.

A pesquisa liderada pelo americano David Watkins teve participação fundamental de cientistas da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio. Eles usaram a vacina contra febre amarela, que foi desenvolvida no Brasil, como base para criar outra, contra a AIDS dos macacos, provocada pelo SIV, variante do HIV, que causa a doença entre os bichos.

O resultado, publicado na edição deste domingo (30) da Nature, a revista científica mais importante do mundo, pode mudar os rumos da busca por uma vacina contra AIDS.

Na equipe, um jovem de 24 anos, que ainda nem terminou a faculdade. “Nossa vacina é baseada em engenharia genética. Toda essa parte da construção dos compostos fui eu que fiz”, conta Marlon Santana, bolsista da Fiocruz.

A engenharia genética funcionou assim: apenas um milésimo do DNA do vírus do SIV foi incorporado à vacina da febre amarela, justamente o pedaço que os cientistas acreditavam estar ligado à resistência contra o vírus.

Oitenta macacos resus foram vacinados e depois expostos ao vírus em um laboratório em Miami. Todos desenvolveram a proteção natural. E o mistério começou a ser desvendado.

Normalmente, quando entra na corrente sanguínea, o HIV invade as células brancas do sangue e cola o seu DNA no da célula, que passa a produzir centenas de cópias do invasor. É a fábrica de vírus, que são liberados no sangue para invadir outras células e continuar se reproduzindo e tomando conta de todo o organismo. Quarenta e oito horas depois de contaminada, e de ajudar a produzir milhares de vírus, a célula de defesa morre e a pessoa contaminada fica exposta às infecções provocadas pela AIDS. Nos macacos vacinados, foi diferente.

“Eles têm células assassinas contra o vírus. Eles estão destruindo a fabrica do vírus dentro dos macacos”, explica Watkins.

A vacina estimulou a produção de células T, as células assassinas, porque elas identificam o glóbulo branco contaminado, colam nele e despejam uma substância que provoca a morte do glóbulo branco antes que o vírus comece a se reproduzir. É a capacidade de produzir essas células T que evita a infecção.

“O que precisamos agora é entender porque essas células T em particular são tão eficientes em controlar o vírus. Se entendermos isso, aplicaremos os mesmo princípios na vacinação para humanos”, diz o cientista.

É um novo conceito de vacina, diferente da tradicional, que estimula a produção de anticorpos.

“Nós não estamos resolvendo o problema, mas nós estamos ajudando a nortear por onde o desenvolvimento de uma vacina da AIDS tem que seguir”, acredita.

E se esse caminho levar à vacina, o Brasil estará numa posição privilegiada. Como o maior produtor mundial de vacina de febre amarela, poderá ter também a dianteira na produção de uma vacina contra a AIDS.

Fonte: G1

28-12-2012 às 13:49 mLaJKhMnNLSQAB
Acho que o Sargento Laci Marinho de Araujo,pode estar certo je1 que para realizar o deivdo Testamento militar previsto pelo artigo -1.893 e1 1.896 o militar tem que afirmar para outro militar para quem ele vai deixa os seus bens e neste momento corre o risco de ser preso pois ao canstatar que o militar e Gay o outro militar deve notificar o seu Comandante que o militar e um infrator da lei militar do artigo 235 do Codigo Penal Militar,para que isto acabe deve ser aprovado na Camara Federal o Projeto de Lei nb0 2.773/2000,que acaba com a prise3o e desqualifica como crime militar o Homossessualismo pois ser Gay e ainda ser um infrator e criminoso no meio militar no Brasil de hoje.Acho que a Comunidade Gay do Brasil deveria pedir a Senadora Marta Suplicy do PT/SP,que veja a possiblidade de aprovar rapidamente do PL-2.773/2000,para acabar com esta perseguie7e3o aos Gays das Fore7as Armadas do Brasil.
24-11-2012 às 02:47 Demorado...
DESCOBRI QUE SOU SOROPOSITIVO DESDE MARÇO DE 2012 E COMO DE COSTUME FUI ORIENTADO A PROCURAR UMA UNIDADE DE SAÚDE PÚBLICA(SAE) EM PE. MAS JA ESTAMOS EM NOV/12 E SO CONSEGUI FAZER DOIS EXAMES PARA VERIFICAR A TAXA DE CD4 E CARGA VIRAL.ESSE RESULTADO SÓ CHEGA NAS POLICLINICAS DE PE. DEPOIS DE 40 DIAS E OLHE LÁ! ACHO UM DESCASO COM OS QUE DESCOBREM E PRECISAM DESSE ATENDIMENTO...O BRASIL NÃO TRATA SEUS SOROPOSITIVOS COMO DEVERIAM...ME SINTO ABANDONADO E INSEGURO SEM SABER COMO ANDA MINHA SAÚDE, JÁ QUE NÃO POSSO ME DIRIGIR A UM TRATAMENTO PARTICULAR!
23-11-2012 às 05:46 Travesti Lorena
sou positiva mas não tomo medicamentos, sei que um dia vou precisa, mas assim... acho que tomar coquetel todo dia é luxo, eu já tomo na balada mesmo.
13-11-2012 às 23:41 Luiz
Sou soropositivo há 14 anos, e há 6, estou estabilizado, com minha Carga Viral (CV) indetectável e minhas Células de Defesa 4 (CD4) estão bem altas, graças aos medicamentos e à minha aderência ao tratamento. No entanto, a doença ainda não tem cura. E, apesar do avanço da medicina no sentido de descobrir novos medicamentos antirretrovirais e vacinas contra o HIV, acredito que cura através de vacinas ainda está longe de acontecer. Pois os laboratórios farmacêuticos multinacionais, detentores dos direitos de fabricação dos medicamentos antirretrovirais, e alguns nacionais que conseguiram quebrar as patentes, ganham muito dinheiro com a comercialização desses produtos. Mas fico feliz em saber que o Brasil está no caminho certo para descobrir a vacina contra a AIDS. Parabéns e muito sucesso nessa lutra contra o HIV! A população e os soropositivos em todo o mundo agradecem...
13-11-2012 às 09:44 Marcelo Recife
Sou portador a10anos e graças a Deus nao desenvolvir doença e desde o começo nao precisei de acompanhamento psicológico, acho que fui forte para superar a fragilidade da saude. Minha vida é constante e nao deixei de sonhar... minha vida continua numa boa, nao fico paranóico com isso, apenas tomo os comprimidos, que sao dois por dia, e evito beber demais, além de me alimentar bem. Quem me conhece nao diz que sou portador e agora vou iniciar a academia para conter a barriguinha que quer enter em cena, mas iso é questao genética. Gente, espero que essa vacina nao só ajude a quem nao é portador, como tbm cure a quem já é portador. Mesmo que n sriva, acredito que será mais fácil ajudar a quem já é portador. Torço para que em poucos anos seja mais uma página virada... O bom é que o nosso Brasil está de frente das maiores pesquisas desse assunto... dependendo do organismo, neguinho se ferra fácil. Mas nao posso negar que esse vírus é foda...
10-11-2012 às 17:24 DIGÃO
Se cada pessoa CONCIENTE fizesse seu minimo, estariamos vivendo em um Pais melhor, sem doenças, corrupções etc. Por isso fica meus PARABÉNS a ilustre equipe que participa da descoberta da vacina, contra essa doença maldita, que muitos matou e os que restou vive com a incerteza do amanha bem como a esperança da cura.
02-11-2012 às 16:48 Lui - Sampa
Eu sou soro á 17 anos e não desenvolo a doença, faço acompanhamento no CRT do Santa Cruz e sou voluntário com a equipe médica juntamente com a equipe médica da Universidade de Winsonsim USA para saber o porque de eu não desenvoler a doença, espero com isso ajudar muita gente
01-11-2012 às 06:39 Duvidasminhas
alguem me dia se entendi errado. todas as pesquisas inclusive essa so abrange as pessoas que foram expostas a pouco tempo e as que ainda nao foram, ou seja, uma prevenção? Qual a importancia das 2,5 milhoes de vidas que morrem por ano vitimas dessa doença? nao temos pesquisas para essas pessoas nao? ja nao temos direito a liberdade devido ao preconceito da sociedade e negligencia do governo e falta de apoio. O que mais nos falta?
31-10-2012 às 12:43 Ulisses p/ Comentários
Cara, estive viajando e nem imaginava que a discussão ainda estava ativa nessa página. Fato: não conheço vc comentários e sabemos disse. Assino embaixo do que disse antes. Mas fico curioso porque um simples comentário seu deixou um portador específico esbaforido para lhe atacar. tenho a certeza de que vc atingiu algo nele que ele costuma negar todo o dia: todos nós nos infectamos proque nos expusemos ao virus. Fomos negligentes para conosco e nada, nada mesmo justifica passarmos isso para outras pessoas sem nos sentirmos extremamente culpados por passarmos a frente tamanho sofrimento. Conheci muitos portadores viciados em sexo que não ligam a mínima por exporem outras pessoas ao vírus. Mas se tiverem o mínimo de ética saberõ o qto isso é errado. Além disso para as que acreditam em alguma religião, é um comportamento anticristão , e que com certeza trará muito sofrimento a ser expiado no umbral.
29-10-2012 às 21:12 fortaleza ceará
temos q pensar positivo um dia essa cura ira chegar e ñ esquece q mesmo com a cura temos q nos pre vinir contra outras doenças sexualmente transmisiveis. mais q venham logo pois é muito ruim ser portador dessa doença em imagina q pessoas q se dizem amigos se afastam não sei pq motivo mais ainda há muito preconceito m lenbro q ntigamente febre amarela ñ tinha cura e hj ja se tem vacina pra conbater vamos la força q deus nos ajude a quem é portador