ASSINE JÁ ENTRAR

Discriminação na rede

Twitter tem cerca de 1 milhão de comentários homofóbicos por mês, segundo Instituto de Minorias Sexuais.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 01 de Outubro de 2012

Existe homofobia nas redes sociais? Esta foi a questão levantada pelo Instituto para os Estudos e Serviços de Minorias Sexuais (iSMSS, na sigla em inglês), da Universidade de Alberta, ao lançar o site NoHomophobes.com, que rastreia e contabiliza o uso de insultos homofóbicos no Twitter.

Mesmo sabendo que a homofobia ainda está muito presente na internet, os resultados do microblog, porém, assustam. O NoHomophobes.com foi lançado dia 5 de julho, e, após cerca de 80 dias no ar, já contabilizou, por exemplo, mais de 2 milhões de menções a "faggot" (foto), palavra ofensiva em inglês que podemos traduzir como "veado".

De acordo com as estatísticas, "faggot" é tuitada quase 1 milhão de vezes por mês, ou mais de 10 milhões de vezes em um ano, informou reportagem do site BuzzFeed. A análise contabiliza ainda as expressões "so gay" ("tão gay"), "no homo" (expressão bastante usada no hip-hop para rejeitar qualquer coisa que possa ser associada à homossexualidade) e "dyke" (palavra ofensiva contra lésbicas).

"Nunca imaginamos a escala da homofobia casual que de fato existe nas mídias sociais. O uso de linguagem homofóbica permanece como um das poucas formas de discriminação socialmente aceitáveis [...], é ainda prevalente e pode ser ouvida em qualquer lugar em nossa sociedade", comentou o diretor associado do iSMSS, Dr. Kristopher Wells, ainda segundo o BuzzFeed.

Quem quiser saber mais sobre o uso de linguagem homofóbica no Twitter pode conferir AQUI. O site também captura os últimos posts que as contêm.

03-10-2012 às 10:55 para "Será que preciso dizer pra
RELAXA, PQ QUEM POSTA ESSE TIPO DE COMENTARIO DIZENDO ESTAR NOS EUA, EUROPA, etc, FALANDO MAL DO BRASIL SÓ PODE SER DOIS TIPOS DE BICHAS: AS QUE REALMENTE MORAM FORA, MUITAS VEZES NA CLANDESTINIDADE, TRABALHANDO EM SUB-EMPREGO - BABA, FAXINEIRO, etc - PARA SUSTENTAR UMA PENCA DE FAMILIARES AQUI NO BRASIL E DÃO O CÚ NO ESPAÇO CURTO DE TEMPO QUE TEM PRA RESPIRAR; OU ENTÃO AQUELAS BICHAS QUE SÓ CONHEÇEM O EXTERIOR POR FOTOS, TRABALHAM NESSA LOJAS DE DEPARTAMENTO GANHANDO UM SALÁRIO MÍNIMO ONDE GASTAM 80% DO SALARIO PRA PAGAR O AP NUM BAIRRO NOBRE DA CIDADE, E OS 20% RESTANTE EM ROUPAS DE GRIFE CARÍSSIMAS E PASSAM O MÊS COMENDO PÃO E OVO.... AS CHAMADAS BICHAS PÃO-COM-OVO. CREIO QUE VENHA DA SITUAÇÃO DE VIDA DELAS O TAL COMPLEXO DE INFERIORIDADE. BICHA INTELIGENTE E BEM INFORMADA, MORANDO AQUI NO BRASIL OU FORA DELE, NÃO PERDE O TEMPO ESCREVENDO BESTEIRAS PRECONCEITUOSAS.
03-10-2012 às 10:09 Será que preciso dizer pra quem &eacut
Ow povinho babaca de mente subdesenvolvida, aiff, não suporto! O PRECONCEITO APRESENTADO NA NOTÍCIA, PARA OS QUE NÃO SABEM LER, É EM RELAÇÃO ÀS REDES SOCIAIS DA INTERNET, NÃO Á INTERNET NO BRASIL! Esse povo metido a merda viaja pra dar o cu nos EUA, acha tudo lindo e maravilhoso e fica falando mal do Brasil! Preconceito existe EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO! Mortes por homofobia existe EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO!Os EUA são um dos países mais preconceituosos que existe, eles mal sabem onde fica o Brasil, se acham superiores a tudo e a todos, o ex-presidente deste país CONDENA OS HOMOSSEXUAIS, boa parte dos americanos SÃO CONSERVADORES E CONDENAM OS HOMOSSEXUAIS E SÃO RACISTAS! Lá pode até ser bom pra ser morar etc etc etc, até porque são mais de 200 anos de independência e o país surgiu deu uma colônia de povoamento, diferente do Brasil, que nasceu colônia de exploração. Em SP matam em praça pública a golpes de MMA, mas nos EUA eles invadem universidades, cinemas ou o que quiserem para ASSASSINAR não um, mas várias pessoas. Os negros de lá, para serem incluídos, ainda têm que ralar muito. Existe muita pobreza nos EUA também, não como a nossa, mas existe. Existe muita violência, não como a nossa, mas existe. Então, fofinha, antes de falar mal do Brasil, abra bem os olhos e a deixa esse pensamentozinho de povo subdesenvolvido, esse complexo de inferioridade. Mas se não quer voltar pra cá, o Brasil te agradece, não precisamos de vc!
02-10-2012 às 12:40 P/ D K ES
Que sofrimento é viver aí na terra Brasílis; quanto preconceito e negligência quando o assunto é homossexual. Quão patético ler suas lamúrias do operante machismo que reina no lastro da política e sociedade em geral. Eu, aqui no hemisfério norte, em Meelweek, EUA, o gay é referência na inclusão social. Apesar de passar em frente da casa do terrível Jeffrey Dammer, o canibal gay que decaptou 15 homossexuais negros, latinos e asiáticos, percebo que somos bem aceitos aqui na terra do Tio Sam! Não voltarei tão cedo para a violenta São Paulo, onde os veados apanham na rua e levam golpes de MMA e são satirizados por membros da própria irmandade gay, postando no site que mereceram cada golpe, veado!
02-10-2012 às 11:35 P/ D K ES
VC DISSE TUDO, PARABENS
02-10-2012 às 10:30 Dudinha
INCLUSIVE AQUI TB POSTAM-SE MUITOS COMENTÁRIOS HOMOFÓBICOS, RACISTAS E QUE DISCRMINAM BRASILEIROS DE DETERMINADAS REGIÕES DO PAÍS.... VIADO TB DISCRIMINA.... ACOOOOOORDEM BIBAS!!!!!!!
01-10-2012 às 22:14 drawot@ig.com.br
no twitter, na internet em geral, é tudo biba enrustida que morre de vontade de dar o fiofó. e não tem coragem.
01-10-2012 às 21:12 D K ES
ISSO PODE, NÉ?! MAS RECENTEMENTE UM EXECUTIVO DO YOUTUBE QUASE FOI PRESO PORQUE ALGUÉM FEZ UM VIDEO CONTRA UM POLÍTICO CORRUPTO DESSES QUE INFESTAM O PAÍS; AÍ A JUSTIÇA FUNCIONA. MAS HOMOFOBIA É ESPORTE, NÉ? MUITOS PRATICAM IMPUNEMENTE. JÁ FALEI: QUEREM ME DISCRIMINAR? POIS ENTÃO, COERENTEMENTE, ME LIBEREM DE PAGAR IMPOSTO! ME LIBEREM DAS MINHAS OBRIGAÇÕES, JÁ QUE NÃO POSSO TER DIREITOS COMO OUTROS!!! HEIN?!?
01-10-2012 às 11:50 é
existe sim , há verdade que meu twitter recebo através do e-mail uma duas cinco vezes por semana notiçias é novidade dos seguidores é seguindo ....