ASSINE JÁ ENTRAR

Ameaças de morte

Quinze ativistas são ameaçados de morte em Curitiba, e ABGLT denuncia o caso.

por Redação MundoMais

Sexta-feira, 26 de Outubro de 2012

Ameaças de morte estão tirando o sono de pelo menos 15 ativistas do movimento LGBT de Curitiba. De acordo com Toni Reis, presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), as ameaças são feitas através de telefone público para celulares e números residenciais.

Além disso, alguns e-mails, com teor homofóbico, também são enviados.

"Eu estava acostumado a receber ligações, mas eram só homofóbicas, xingando, nunca com ameaça de morte e com requintes de crueldade. Então comentei com as pessoas e comecei a descobrir várias ligações para outros militantes também", comentou Toni Reis, que também foi ameaçado no começo deste mês, em entrevista ao jornal Gazeta do Povo.

As ameaças foram denunciadas à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná (Seju).

Uma comitiva de Brasília, com a presença da coordenadora-geral da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, Irina Bacci, e do coordenador-geral do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Igo Martini, foi enviada a Curitiba para auxiliar o grupo e colher depoimentos.

De acordo com Toni Reis, as ameaças acontecem com mais frequência às ativistas lésbicas. "O número de ligações é grande e eles pesquisam as nossas vidas, falam das nossas características. Sabem da gente e de coisas que não colocamos na internet. No grupo tem casais com filhos e eles ameaçam as crianças, sabem onde estudam e tudo. Estão todos muito abalados", declarou.

Entre as medidas que serão adotadas pelo grupo, para por um fim as mensagens, está a criação de um comitê interinstitucional, através da Seju, como forma de acompanhar e denunciar práticas homofóbicas.

Fora isso, as denúncias serão encaminhadas para o governo do Estado, Ministério Público e Polícia Federal, para investigação e como forma de garantir a proteção ao grupo.

04-11-2012 às 18:46 SS.Sao paulo
Ja ouvi dizer que em Curitba existe mto preconceito,contra negro nordestinos, nao duvido que tenha homofobicos tb.mas nao significa dizer que seja o estado inteiro,rsrsrs afinal isso tem em todo lugar
30-10-2012 às 12:45 CUritiba
I hate it - por isso que começa com CU ritiba kkkkkkkkkkkkk
30-10-2012 às 08:08 vando curitiba
realmente curitiba e cheio de pessoas preconceituosa , o povo pra ter preconceito com negros,nordestinos e gays se acham ser europeu mais de europa nao tem nada, isso porque a maioria dizerm que curitiba e cidade modelokkkkkkkkk onde , certamente e uma cidade atrassada onde o preconceito predomina onde niguem se comunicar pra denuciar esses tipo de coisa quem vive aqui certamente conhece essa cidade e sabe que a maioria curitibano se acham
29-10-2012 às 13:09 do sul
curitiba nao eh homofobica pois saibam q e o lugar q tem as mlhores saunas do brasil adooorooooooooooo
28-10-2012 às 19:00 Defensoria dos direitos G.A.Y
Infelizmente, neste pais, o acaso homofóbico de ficarem a passar a mão na cabecinha destes bandidos e de total desrespeito a todos nós, devemos exigir a justiça a caça total destes criminosos.
28-10-2012 às 15:19 Max RJ...
Concordo exatemente com o Nossaaaa!!!! aki em baixo!!!
28-10-2012 às 11:42 NOOOOOSSSSAAA!
SÓ NÃO DESCOBREM QUEM SÃO OS ENGRAÇADINHOS PQ NÃO QUEREM, PQ SE FOSSE UMA ATRIZ COM FOTOS NUAS NA HORA JÁ ESTARIAM PRESOS!
28-10-2012 às 05:11 M@x_BH
Deus do céu... como tem Beasha burra nesse planeta!!! Preconceito tem em qualquer lugar. Demonstram-se preconceituosas tanto qnto acusam! Qualquer pessoa que estiver "ligado" em noticiarios e jornais saberão. Nããããããããããaõoooooooooo... mas as Beashas querem passar por aqui e deixar um rastro de ignorância! Antes ler algumas delírios gramáticais aqui, do que ser analfabeto tanto quanto!!!
27-10-2012 às 23:37 marco aurélio torres
São várias questões aqui. Uma, talvez a mais grave, é a ameaça a um grupo que luta pelo direito de expressão em todos os aspectos, dos gays. Sou curitibano e moro aqui. Não acho realmente que o PR seja mais preconceituoso ou menos que SP, RJ, AM, ou MG. Aliás todo tipo de generalização é burra. Alguém dizer que não se pretende conhecer ou visitar um estado ou cidade, francamente não altera a vida dos que ali vivem. Cada um é livre para achar o que quiser e manifestar a própria ignorância num blog como esse parece preencher o vazio da vida de cada um. É triste e atual. NO mais devemos denunciar o preconceito, lutar pelos direitos de todos e respeitar todos os seres humanos sejam gays, transex, lésbicas, heteros, assexuados, paranaenses, catarinenses, argentinos, paulistas, etc
27-10-2012 às 21:22 Curitiba / Paz sem mêdo
Não posso calar...Usar este espaço para solidarizar-se com os colegas é um objetico deste site. Mas colocar todos os paranaenses como omof´bicos ai o bicho pega. Aliás nem sou paranaense de sangue, mas fui acolhido por este estado. Aqui estão representados centenas de Etnias. Aqui vivem pessoas dos mais diferentes estados brasileiros. Este sólo foi desbravado por uma mistura de gente que deu origem a estes homens e mulheres de extrema beleza que vivem por aqui oriundo de todos os lugares. Então vamos festejar a paz e alegria desta grande familia humana que vive por aqui. Aleluia, Sarava. Namastê. Saude e força porque a luta continua...