ASSINE JÁ ENTRAR

Iniciativa polêmica

Paris ganhará uma mesquita aberta a gays, já considerada uma aberração por conservadores.

por Redação MundoMais

Sexta-feira, 30 de Novembro de 2012

Paris vai ganhar nesta sexta-feira (30) a primeira mesquita ultraprogressista da Europa. A sala de orações será instalada na casa de um monge budista na perifeira leste da capital francesa. A nova mesquita vai acolher homossexuais, transgêneros, transexuais e feministas. As mulheres serão encorajadas a conduzirem as orações. As autoridades muçulmanas da França condenam a iniciativa.

"Trata-se de uma mesquita radicalmente aberta, uma mesquita onde as pessoas podem vir como são", explica Ludovic-Mohamed Zahed, o iniciador do projeto. Para a primeira oração, nesta sexta-feira, o franco-argelino de 35 anos espera 20 muçulmanos.

Mas o número de fieis dessa mesquita atípica pode aumentar rapidamente, avalia esse pesquisador em antropologia e psicologia. Ele lembra que sua associação "Homossexuais Muçulmanos da França", que conta hoje com 325 integrantes, foi criada em 2010 com um pequeno grupo de 6 pessoas.

Rejeição

Essa iniciativa não teve o apoio de nenhuma instituição muçulmana. Muitos imãs e personalidade do Islã na França acreditam que o projeto vai contra a religião.

"Há muçulmanos homossexuais, isso existe, mas abrir uma mesquita é uma aberração, porque a religião não é isso", avalia Abdallah Zekri, presidente do Observatório dos atos islamofóbicos, sob a autoridade do Conselho francês do Culto Muçulmano, instância oficial do Islã na França

"Nós não culpabilizamos os homossexuais, mas não podemos conceder um lugar a essa prática a ponto de deixar que ela se torne um aspecto da sociedade", afirma Dalil Boubakeur, reitor da Grande Mesquita de Paris. Para ele, essa mesquita não poderá ser reconhecida. "É algo extracomunitário", diz.

Em pleno debate sobre o casamento homossexual, um projeto do governo que deve ser discutido no parlamento no início de 2013 e ao qual os representantes de todas as religiões monoteístas são contrários, a abertura dessa mesquita provoca debates acalorados.

Ainda mais que Ludovic-Mohamed Zahed, que se casou religiosamente em fevereiro com um outro homem - com o qual ele já tinha se casado no civil na África do sul - está associado a essa questão na mídia. No entanto, Zahed garante que "é uma coincidência do calendário". Além disso, esse novo espaço de oração, "que não é uma mesquita para gays", não tem como objetivo celebrar casamentos homossexuais. "Não precisamos de uma mesquita para isso."

Ludovic-Mohamed Zahed comemora o fato de ter começado a receber, além das ameaças, emails com encorajamentos e questões.

Mesquitas abertas as todos os fieis já existem na África do Sul, nos Estados Unidos e no Canadá, mas a de Paris será a primeira na Europa. A associação "Muçulmanos por valores progressistas", lançada em 2007 nos Estados Unidos, recenseou cerca de dez lugares de culto similares na América do Norte.

"O objetivo desses muçulmanos que se autodenominam progressistas não é somente defender uma minoria sexual no contexto de uma interpretação do Islã que eles consideram intolerante e obsoleta a partir de sua experiência da discriminação", explica Florence Bergeaud-Blackler, pesquisadora do Instituto de Pesquisas e Esetudos sobre o Mundo Árabe e Muçulmano. "Eles querem reformar, promover um Islã que inclua valores progressistas", acrescenta.

Apesar de serem poucos, com cerca de 1.500 integrantes nos Estados Unidos, "Muçulmanos por valores progressistas" querem encarnar um "Islã alternativo". "Cada vez mais muçulmanos nos veem como os representantes do Islã do século 21", enfatiza Ani Zonneveld, presidente e co-fundadora da associação.

"Mesmo sendo ainda ultraminoritários e não tendo muito peso na paisagem religiosa muçulmana, eles fazem reflexões a partir de bases teológicas sólidas", aponta Florence Bergeaud-Blackler. Ela acredita que a mensagem deles tem um impacto que não pode ser negligenciado no campo religioso.

15-12-2012 às 18:50 Carlos - Campinas
Acho q a relação de qquer ser humano com Deus, seja Ele qual for o seu, independe de templos, igrejas, mesquitas... Mesmo porque se há divergências atré mesmo entre os segmentos ditos normais, imagina para com os declaradamente "diferentes"... Isso só provocará ainda mais a ira de todo tipo de radicalismo e de nada resolverá a não aceitação...
04-12-2012 às 23:22 leco
É a mesma coisa que acontece aqui no Brasil, onde um casal de homo, resolveram abrir uma igreja , onde todos podem frequentar do jeito que são, e veja que o pensamento dos islamicos sobre nós , é igual ao pensamento dos católicos e evangélicos daqui.Será que eles pensam que pode impor isso, mesmo pra quem nem acredita em Deus?Aliás o fato de ser ateu, não quer dizer que o cara aceita esse negocio de homem com homem.Então esse negocio de se basear em pricipios bíblicos, alcorão etc. pra dizer que não pode ter homosssexuais é tudo uma maneira de justificar sem deixar esternar a homofobia.É cultural e não religioso, mas essa cultura vai mudar e todos poderão viverem felizes enquanto estiverem na Terra, porque a religião vai também acabar, porque vai ficando desacreditada e sem interesse pelas novas gerações que chegarão nesse mundo.
04-12-2012 às 21:30 lusocatólico
Lamentável, é por estas e por outras que há cada vez mais discriminação, em lugar de se misturarem com a sociedade, fazem estas "aberrações". Além disso sou também contra porque a Europa está cada vez mais a islamizar-se. A Europa é católica, não pode perde as suas raízes cristãs. Os islâmicos estão a ganhar terreno com as suas terríveis consequências e não admitem que os cristãos se manifestem nos países onde impõem as suas crenças-políticas à força. Na Europa ou são os mulçumanos ou são as seitas evangélicas que se propagam como ratos. É um negócio apenas.
03-12-2012 às 18:15 Marcos
Vou abrir uma igreja gay em SP e ser a padreca mais rica das Américas!
03-12-2012 às 09:29 HANNIBAL LECTER
"Primeira mesquita ultraprogressista da Europa." EU APOSTO QUE VAI APARECER BIBA LA QUERENDO FAZER O CABELO !!!!!!!
01-12-2012 às 00:43 abdul
...e Maomé será o lider da moçada, já que ele fez tantas loucuras que ele permita abrir um parenteses na sua historia pelo menos para ser um pouco digno e complacente, se assim Alá o permitir. HUM!!!!!!!
30-11-2012 às 23:22 Alibabagay
adorei - أحب
30-11-2012 às 16:57 AQUI
pq aqui no brasil em cada estado ñ existe só assim facilitava mais intercambio oas outros para outras capitais é cidades de primeiro porte mercosul.
30-11-2012 às 13:30 delicia
imagina a pegação na mesquita com aqueles arabes selvagens deliciiiiaaaaaaaa
30-11-2012 às 13:29 Lívia Bandida
vai ter bicha bomba invadindo as paradas do mundo e detonando todASSSSSSSSSSS kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk como eu to bandida!!!!!!!!!!!