ASSINE JÁ ENTRAR
Assine o MundoMais - promoção

Favorável

Clube Athletico Paulistano perde na Justiça e terá que aceitar marido de sócio gay.

por Redação MundoMais

Terça-feira, 04 de Dezembro de 2012

Em março deste ano, o médico infectologista cardo Tapajós, que é sócio do Clube Athletico Paulistano, ganhou na Justiça o direito de incluir seu companheiro Mario Warde Filho e sua filha como dependentes. Na época, o clube não concordou com a decisão e recorreu na Justiça. (reveja matéria AQUI)

Nesta semana, o resultado do processo foi favorável ao casal gay. O Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu que clubes não devem impedir gays de incluírem seus companheiros de relações estáveis como dependentes em título de classe familiar.

Desde o início do caso, o médico comprovou que vive desde 2004 em relação estável com seu companheiro Mário Jorge, que também é médico. Em 2009, o casal anexou ao processo uma escritura pública declarando a união.

Quando recorreu da decisão, os responsáveis pelo Clube Athletico Paulistano, um dos locais mais tradicionais e fechados de São Paulo, alegaram que só existe relação estável entre homem e mulher.

O clube afirmou ainda que decisões internas e assuntos de interesse privado não são da alçada do Estado e qualquer alteração no estatuto do clube só poderia ser feita através de assembléia entre os associados.

Para o desembargador Fortes Barbosa, relator do caso na 6.ª Câmara de Direito Privado do Tribunal, nenhuma das alegações do clube são válidas. O magistrado ressaltou que o Estado tem obrigação de garantir o respeito aos direitos fundamentais das pessoas não só nas suas relações diretas com os cidadãos, como nas relações entre pessoas físicas e jurídicas.

Quanto ao código civil, o relator citou a decisão do Supremo Tribunal Federal, de 2011, que garantiu a casais do mesmo sexo, com relações públicas e duradoras, o mesmo direito de casais heterossexuais.

Se o Clube Athletico Paulistano decidir levar adiante a sua intolerância à diversidade, poderá recorrer a instâncias superiore.

18-12-2012 às 19:36 Alan
Se vocês conhecessem quem são essas duas pessoas, não estariam escrevendo tanta bobagem (alguns comentários, evidentemente). Dr. Ricardo é um dos melhores infectologistas do Brasil e Dr. Mário, seu ESPOSO, sim, um excelente cirurgião plástico.
18-12-2012 às 02:54 Andre Balera - o violentado
Gata, a lora ta acabada, mas o marido... q delicia..... eu quero ele pra mim.... vem q te quero gostoso. Deixa essa biba feia pra lá. Parabéns pela conquista.... ela deve pagar bem pra vc comer ela né gato.
15-12-2012 às 18:42 carlos - Campinas
Q me desculpem os "coments" sérios e sensatos, mas quando se mistura site de sacanagem com informações úteis, ou vice-versa, só poderia dar nisso mesmo, esse monte de bichinhas desocupadas, frustradas, solitárias, boateiras, desqualificadas, sedentas de sacanagem, postando todo tipo de merda... Afinal, não poderia ser diferente, é só isso q carregam em suas cabeças fétidas...
15-12-2012 às 10:40 Roberto
Bom... diante dos comentarios bobos, so resta dizer que nos gays so vamos ter respeito da sociedade apartir do momento que nós gays respeitarem um ao outro, quando existir etica entre nos mesmo. Pensem um pouco nisso aintes de sai por ai falando MERDAAAAAAAAAAA !!!! Parabens ao casal que brigou por seus direitos.
15-12-2012 às 03:00 Flavio
A desgraça do Ser Humano: Inveja! Quanta gente falando, falando e não tem nem um cão pra dormir abraçado. Lamentável isso!
14-12-2012 às 21:28 Rafael
Que bom! Igualdade é direito a todos indiferente de crenças, sexo ou raça. E em relação aos comentários idiotas abaixo, tenhu ctz que as pessoas que comentaram são tão sem conteúdo e fundamento como os comentários que fizeram... Disso sim que precisamos nos envergonhar. Se nem homosexuais se aceitam e se respeitam. Como poderemos exigir do resto do mundo o mesmo. PARABÉNS AO CASAL PELA GRANDE CONQUISTA...
13-12-2012 às 18:27 celo sp
bichas velhas,bichonas passivas não sei se são,só acho o seguinte que muitos desses viadinhos que não tem o que fazer escrevendo um monte de besteiras deveriam parar se olhar no espelho e ver quem realmente deve ser ridicularizado,todo mundo merece respeito seja homo ou hetero e aqui nesses comentarios insultuosos que a maioria estão fazendo se mostra claramente que o grande preconceito contra os homossexuais não são da sociedade hetero e sim dos proprios gays que se recriminam.parem de ser preconceituosos com vcs mesmos e aprendam a se respeitar.
13-12-2012 às 07:12 Alan
Parabéns, Dr. Ricardo Tapajós. Grande homem, de caráter e extrema inteligência.
13-12-2012 às 01:03 Derick
Que ótima noticia essa em saber que finalmente a justiça esta um pouco favorável aos gays.Acredito que aos poucos o nosso país vai tomando um caminho melhor ,se fosse na época da ditadura esses dois ai já estaria massacrados em praça pública e o pior que seria pelos próprios gays.
10-12-2012 às 00:21 KK
O que é pior: a decisao do clube ou os comentários dos leitores ???? Mundo mais: quem escreveu este texto??? Quantos erros!!!! Acredito que 99% dos leitores deste site nunca passaram na porta do Paulistano, Pinheiros ou Harmonia, o que leva a compreender a quantidade de besteira que falam.