ASSINE JÁ ENTRAR

Minoria

Apenas cinco Estados têm conselhos voltados para o público LGBT. Saiba mais!

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 18 de Março de 2013

A inédita Pesquisa de Informações Básicas Estaduais (Estadic) 2012, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada na última sexta-feira, verificou a existência dos conselhos estaduais para os mais diversos temas. Todos os Estados têm esse tipo de grupo para temas como saúde, educação, habitação, cultura, etc. Mas, verifica-se que apenas cinco unidades da federação têm conselhos voltados a direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais: Pará, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

“A ampliação no número dos conselhos estaduais, seu funcionamento mais qualificado, assim como a articulação com os programas setoriais das esferas municipal e estadual, poderão traduzir um modelo participativo e eficiente para as políticas sociais no Brasil”, diz a pesquisa sobre a importância dos conselhos.

A média de existência desses grupos são de 2,8 anos. Apenas três deles têm caráter deliberativo, ou seja, tem a capacidade de influenciar nas decisões.

"É um tema novo, com uma incidência não tão grande nos estados" destacou o pesquisador Antônio Carlos Alckmin dos Reis, da Coordenação de População e Indicadores Sociais do IBGE.

"No caso da educação e da saúde, você tem políticas e linhas de financiamento que forçam a criação desses conselhos não só nos estados, mas nos municípios".

No Estado do Rio de Janeiro, o Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT foi criado pelo decreto 41.789/09 e iniciou suas atividades no dia 18 de maio de 2009No Estado do Rio de Janeiro, o Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT foi criado pelo decreto 41.789/09 e iniciou suas atividades no dia 18 de maio de 2009

20-03-2013 às 12:58 euzinha
olhei errado ou tá cheia de passiva e sapa ao redor da mesa na foto????? kuakuakua
19-03-2013 às 17:58 raimundo janifran
quero fazer uma observação, se a PB nao tem efetivamente um conselho estadual efetivo, no papel, as coisas estão se encaminhando para tal, pois o estado tem uma politica muito efetiva voltada ao publico LGBT, através da secretaria da mulher e diversidade humana e do centro de referencia LGBT, inclusive com varias campanhas, a exemplo do "tire o respeito do armário", estamos caminhando no rumo certo
18-03-2013 às 22:24 pedro
Considero o PT como um partido como qualquer outro, não um "lixo", apesar de discordar da maior parte de suas posições. Tratar partido de oposição de "lixo" é típico de regimes autoritários que não suportam oposição...agora...ultra-corruptos..vindo do PT...é quase risível...
18-03-2013 às 21:32 Paulo Henrique
Na verdade, nenhum partido do Brasil presta. Eu apoio o Liber, que ainda nem teve registro no TSE por não haver assinaturas suficientes para a criação desse partido. E é lamentável dentre 26 estados do Brasil, apenas 5 ter conselhos voltados para o público gay, vivemos em um país totalmente arcaico.
18-03-2013 às 20:36 pedro
Impressionante quando alguém denuncia a hipocrisia do PT, eles ficam irritadinhos...não vi nenhum líder do PT reclamando, sequer se arrependendo da merda que fez...