ASSINE JÁ ENTRAR

Indefinição

Corte dos EUA sinaliza que casamento gay pode não ter decisão definitiva.

por Redação MundoMais

Quinta-feira, 28 de Março de 2013

A Suprema Corte dos EUA deu ontem sinais de que deve garantir a casais do mesmo sexo acesso a benefícios federais, mas evitar a questão mais controversa de definir, na jurisprudência nacional, o que é casamento.

O tribunal passou os dois últimos dias ouvindo argumentos de dois processos históricos sobre os direitos conjugais dos homossexuais.

Hoje, a decisão cabe às legislaturas estaduais. Dos 50 Estados do país, nove e o Distrito de Columbia (federal) permitem o casamento gay, e oito aceitam a união civil.

"[O governo federal deve] deixar o compromisso histórico do casamento e a questão dos direitos das crianças para os Estados", disse ontem o juiz Anthony Kennedy.

Na véspera, o mesmo Kennedy -o mais moderado dos cinco conservadores da junta e que às vezes se alia aos quatro juízes liberais- questionara se já era hora de a corte analisar o matrimônio entre pessoas do mesmo sexo, opinião ecoada por colegas.

A Suprema Corte analisa dois casos simultaneamente.

O primeiro, aberto terça, questiona a emenda que vetou o casamento gay na Califórnia, após 36 mil homossexuais terem se casado lá.

O segundo remete à Lei de Defesa do Casamento, promulgada em 1996 pelo então presidente Bill Clinton, democrata, e cuja cláusula central veta benefícios federais, como pensões, a casais gays.

Uma viúva cuja mulher morreu em 2009, Edith Windsor, processou o governo por lhe cobrar impostos sobre o espólio que não cobraria de um casal heterossexual.

O presidente Barack Obama, o primeiro a declarar apoio ao casamento gay, não a derrubou -mas cortou os recursos do Departamento da Justiça para defendê-la.

Ontem, os juízes liberais argumentaram que a lei fere a Constituição ao fazer distinção entre os cidadãos e criar "casamentos de segunda linha". Já os conservadores se mostraram dispostos a examinar o caso, mas criticaram a ambiguidade de Obama.

09-04-2013 às 22:21 Prontofalei
Provem que Cristo era homofobico que eu me converto para heterossexual, to de saco cheio de gente imbecil, que nao tem respeito nem por si mesmo, e como vai ter pelos outros? Ficam escutando falsos gurus e enchendo o bolso deles. . Sociedade hipocrita que fica usando o nome de Cristo para essa desgraca que se chama preconceito. Amor nao tem limites para Deus, ninguem sai prejudicado atraves de um casamento gay, apenas os invejosos.
31-03-2013 às 20:51 De Trad. Católico P/Max
Olhe aqui, mocinho, fedelho: eu NÃO sou biba! E se eu fosse biba, daria um tiro no meu coco, como dissera uma vez o Presidente João Figueiredo, a respeito do salário mínimo. E mais: Bazuca, Mônica, Rivotril, Funérea, Pastor Paulo Eduardo, Lenhador, Madre Superiora, eu, etc, temos nós todos o direito de livre manifestação de nossas opiniões, por mais que o senhor não goste delas! Pessoas como o senhor são os porta-vozes desta coisa medonha denominada MODERNIDADE ILUMINISTA, que para alguns, é outra coisa diabólica chamada pós-modernidade! VADE RETRO,SATANÁS! CONTRA-REVOLUÇÃO, URGENTE!
31-03-2013 às 19:55 Max P/ Bazu..Monica e TradicionalistaCatolic
O que vcs fazem aki? Suas bibas enrustidas?! Soltando merda pelos ventos?! Vai se fuder... nojeras!!! Vcs vão pagar caro com isso!!! Vcs são falsos! Isso sim! Vai sujar o site de vcs..seus vermes!!!
30-03-2013 às 17:05 leco
Enteressante é que neste site, entra muita gente que não tem nada a ver com o conteúdo. Hetero deveria entrar no site que tem aquelas aberraçoes, aquelas nojeiras praticadas por homens e mulheres que ainda fazem tudo por dinheiro e muitos são até casados, tem filhos exijem um monte de direitos quando separam e as vezes até matam e ainda gozam do privilegio de serem agraciados por Deus podendo fazer o que quizerem porque estão fazendo de acordo com a natureza.
29-03-2013 às 17:06 MADRE SUPERIORA
BENDITO SEJA DEUS ,,,TOMARA QUE NÃO APROVE !!!!!!
29-03-2013 às 13:27 Bernadinho
Acho que o direito do casamento é para todos as pessoas tem que ver o lado da outra tbm,sem falar que um casal gay gasta bem mais dinheiro que um hetero assim vai enchendo os cofres do governo.Aqui na minha rua tem uma travesti que toda semana aparece com bolsas de grifes ou seja elas gasta bem mais que uma mulher.
28-03-2013 às 20:56 Monica
Essa mania q os gays tem de querer enfiar a homossexualidade goela abaixo nas pessoas ta ficando insuportavel. Uma parada gay é uma tristeza não vejo nada de bonito. nas ruas é um show de frescura. não sei pq não se comportam com naturalidade e respeito. tão sempre querendo chamar a atenção. cada vez mais ta dificil ver gays decente. ninguem aguenta mais....
28-03-2013 às 19:01 Quartíssima
Atrasadérrima.Mais com meu belo leque Vraaa só na abrição.
28-03-2013 às 18:46 Bazuca
Bem feito! Tomara que não consigam.
28-03-2013 às 14:52 BY
SEGUNDONA DETONANDO NA CARA DAS BIBAS