ASSINE JÁ ENTRAR

Combate ao bullying

Parecer de Jean Wyllys foi aprovado na Comissão de Educação.

por Redação MundoMais

Quinta-feira, 09 de Maio de 2013

Em análise conclusiva nas comissões da Câmara dos Deputados, os projetos de lei de combate ao bullying receberam, por parte do deputado Jean Wyllys (PSOL/RJ), parecer favorável às suas aprovações, com correções ao texto original, do senador Gim Argello, que lhe conferem eficácia. O parecer foi aprovado hoje por unanimidade na Comissão de Educação, condição necessária para que sejam transformados em lei ordinária após o trânsito pela Comissão de Constituição, de Justiça e de Cidadania.

Segundo Wyllys, “Temos presenciado um processo de banalização do conceito de bullying. O pouco conhecimento sobre o assunto nas instituições de ensino faz com que qualquer tipo de violência seja enquadrada como bullying, ou ao contrário, nenhuma delas seja enquadrada como tal”. Jean cita estudos acadêmicos, que estabelecem elementos que caracterizam, de fato, o bullying: a prática da violência deve ser intencional, deve ser repetida, sempre do mesmo agressor contra a mesma vítima, e ocorrer sempre sem motivação evidente ou numa relação de desequilíbrio de poder em que o agressor se vê em posição vantajosa em relação à vítima.

Wyllys ainda defendeu em seu parecer que o ”trote” não seja caracterizado como prática de bullying: “O trote é, muitas vezes, uma prática violenta que reforça ainda mais as práticas de opressão impostas pela sociedade, como a homofobia, o racismo e o machismo. No entanto, tal assunto deve ser tratado separadamente desta lei, justamente para evitar a banalização do conceito de bullying”.

Outros pontos ainda foram motivo de atenção, como a especificação de cyberbullying. “Será mais adequado não exemplificar os instrumentos da rede mundial de computadores cujo uso pode caracterizar o cyberbullying. O importante é a perenidade da norma e não as ferramentas existentes em dado momento do tempo”, explica. Jean ainda alerta para a necessidade de acompanhamento por psicólogos e assistentes sociais, para reinclusão dos envolvidos, e da importância de não se deixar apenas aos pais a percepção de que seus filhos estejam sendo vítimas do bullying, visto que ocorre também a situação em que a família está envolvida no processo da prática da violência.

Após o trâmite na Comissão de Educação, o conjunto de proposições seguirá para a Comissão de Finanças e Tributação.

Leia o voto e o substitutivo apresentado por Jean Wyllys aos projetos de lei que tratam sobre o combate ao bullying AQUI.

12-06-2013 às 14:01 Arnold Filho
Professor Jean Wyllys, mestre em Letras, deputado federal e professor universitário: o senhor representa as pessoas deste País que entendem que todos são iguais perante a lei e não aceitam qualquer forma de preconceito e discriminação. Jean Wyllys é um nome que orgulha o Parlamento brasileiro.
12-06-2013 às 01:56 Bruno Cerq
esse Jean Wyllys é um bosta náo representa nada pra mim
11-06-2013 às 03:49 Luiz Carlos
Ótima ideia Alex! Organização dos GLBT e das pessoas de bem para reeleger Jean com muito voto. Mostrando que quem é do bem tem reconhecimento nesse Brasil. Contem comigo.
11-06-2013 às 03:47 Luiz Carlos
Que deputado digno esse Jean! Cara inteligente e com preocupação com a coletividade. Espero que o Rio saiba votar nele na reeleição. Se for federal voto aqui tb. Maravilhoso. Até me dá força para entrar na política. Gosto de legislar para ajudar as pessoas. Me dá alegria! Parabéns Jean. Saúde e luz!
08-06-2013 às 11:24 Julio Vidal, Rio
Amei!
16-05-2013 às 12:51 Alex
Os LGBTS do Rio devem conhecer o Jean e votar nele. No estado tem em média um milhão e novessentos(1.900.00) de LGBTs. É só se organizar como o site "Eleiçõesjhoje" fez.
15-05-2013 às 23:44 jEstêvão/PE
É dos melhores Deputados Federais da História do Brasil. E isso que escrevo não é porque ele luta pela causa gay etc, mas porque ele é deputado para TODOS e não apenas para um grupo determinado. Ele deveria servir de exemplo para muitos parlamentares do Congresso Nacional e de todo o Brasil, mas.... Parabéns, Jean!
15-05-2013 às 21:12 Nelson
O Deputado Jean Wyllys é um dos melhores deputados desse país: culto e inteligente, com conteúdos fortes e argumentos; simpático e paciente; educado e respeitoso. Que seja exemplo para o Brasil!!!!
14-05-2013 às 23:20 Miguel
@MundoMais posta a notícia da imposição da CNJ para os cartórios para oficializar as uniões estáveis homoafetivas e a conversão delas em casamento. CONSEGUIMOOOOOOOOOOS UHUUUUUUUUU
14-05-2013 às 11:35 Arnold Filho
Tenho grande respeito e admiração pelo deputado Jean Wyllys. Esse deputado faz com que ainda possamos acreditar no parlamento brasileiro.