ASSINE JÁ ENTRAR

Voltando atrás

Nos EUA, grupo que oferecia cura gay pede desculpas e fecha as portas.

por Redação MundoMais

Sexta-feira, 21 de Junho de 2013

Foram 37 anos dizendo que a homossexualidade era um desvio. A missão era, até a última quarta-feira (19), “ajudar” os gays a reencontrar "o caminho para ser um cristão pleno”. No entanto, a organização Exodus International mudou de ideia, pedindo desculpas pelos tempos de represálias aos casais do mesmo sexo. “Uma nova geração de cristãos está procurando mudanças. Ele querem ser ouvidos”, afirmou à imprensa dos EUA o líder da entidade, Tony Moore.

A Exodus anunciou ontem que vai fechar as suas portas e não irá mais oferecer a “cura gay”, que foi o carro chefe da organização desde 1976, quando começou a "recuperar" as pessoas. “ Nós fazemos parte de uma comunidade conservadora cristã. Mas nós cessamos e agora queremos vida, um organismo que respira”, disse Moore.

Em um comunicado oficial, a Exodus pediu desculpas aos homossexuais por “anos de pré-julgamentos da Igreja como um todo”.

“É estranho fazer parte de um sistema de ignorância que perpetua e fere o sentimento das pessoas. Hoje é como se eu tivesse acabado de acordar e perceber como é doloroso ser um pecador nas mãos de uma igreja com raiva", afirmou o presidente da Exodus, Alan Chambers, à rede CNN.

Chambers é, inclusive, um dos "curados" pela Exodus. Antes de passar pela entidade, se reconhecia como homossexual. Hoje, com esposa e filhos e só após o fechamento da Exodus, assume que continua a sentir "atração pelos dois sexos".

A Exodus, que costumava promover o slogan “liberte-se da homossexualidade através do poder de Jesus", foi diminuindo suas atividades de “cura” no decorrer do anos.

Além dos constantes protestos, entidades de direitos humanos e psicologia condenavam as atividades desenvolvida pelo grupo. O estatuto oficial da Associação dos Psicólogos dos EUA afirma que “profissionais da saúde mental e da psicologia devem evitar tratar a mudança sexual por meio de qualquer terapia ou tratamento”.

Agora, os ex-membros da Exodus pretendem criar uma nova organização religiosa. Durante a semana passada, escolheram até um novo nome: “Reduce Fear” - que pode ser traduzido como “reduzir o medo”.

“É uma nova entidade para uma nova geração. Nosso objetivo é reduzir o medo das pessoas e receber aqueles que estão dispostos à mudança. Deus está nos chamando para receber a todos e armar sem impedimentos”, conclui Chambers.

24-06-2013 às 03:36 EducaçãoXObrigaçã
É vergonhosa a postura de alguns. O país é composto, democraticamente, em três poderes harmônicos e independentes. Sabemos que, sim, Dilma tem influência mas não pode intervir, diretamente, no que os deputados (eleitos pela mãe, tia, avô, sobrinha, filha, neta, etc) elege. Nem como os partidos devem organizar comissões. Poderíamos cobrar até do PT maior engajamento com relação a isso. Mas, Feliciano/PSC/PL também têm seus curingas. Matar um desgraçado desse não é a solução; pois há vários deles no Congresso. Uns aparecem mais que outros, mas eles têm suas cotas de eleitores que exigem isso deles também. Portanto, vão as "zamigas" e comecem a provocar maior instrução, conhecimento político, gramática, matemática e menos fofocas, futilidades, descaminhos, apoio a prostituição (não é o mais indicado a quem quer ser alguém, digamos, respeitado em quaisquer meio mesmo alguns achando que apoiar o caminho é motivo de orgulho e liberdade).Vamos começar, então, a modificar nossas casas, ruas, bairros e prefeituras. Todo mundo pode, inclusive as phinas, rickas, beeshas, baphônicas, etc; nicknames pelo qual alguns indivíduos se orgulham em berra aos quatro cantos. Vamos pensar, mais e constante, mesmo que seja pouco. Disquem 100 quando sofrerem ou verem cenas de discriminação, não frequentem boites, bares, lugares que, apesar de gay friendly/glbt, roubam na comanda, usam de má fé contro o próprio público ou se não houver saída. Frequentem mais berrem o crime para todos, chamem o PROCO/Polícias, denuncias as organizações gays e exijam posições de intervenção, retalhamentos e acordos para que tais casas não utilizem de sua influência e queiram nos tornar babacas explorados por nossos próprios semelhantes. Vamos para a rua também.
23-06-2013 às 20:32 Paulo Henrique
Fecharam essa instituição maldita porque ninguém mais queria dar o dízimo a eles.
22-06-2013 às 17:00 Lady
Não se cura o que não é doença... homossexualidade é condição...nasce assim e pronto! Por isso não há cura...há supressão, há rejeição...o desejo seeempre vai estar ali, te acompanhando dia e noite, como uma bomba relógio prestes a explodir...acorda, Brasil!
22-06-2013 às 13:20 De Mauricio - São Paulo
Vamos focar as questões sociais calamitosas do Brasil e parar de falar unicamente em homofobia. A resposta está vindo das ruas, neste desgoverno, a imoralidade é tanta, que a população está exigindo tarifas mais baixas, hospitais com dignos atendimentos e educação de qualidade. Escandalos e mais escandalos e ficam falando em casamento gay. Parem de hipocresias em relação aos gays, e ficam se elegendo com essa bandeira, pois nem os gays se toleram e o que acontece? São eleitos sujeitos que ficam escrachando os gays. Gay agora virou bandeira? Acorda e deixem de hipocresia com essa merda de casamento gay e vamos lutar pra maior idade penal cair para os 15 anos. Vamos fechar todos os legislativos, senado, camara, assembléias e camaras de vereadores. Quanto dinheiro disperdiçado em copa do mundo e salários dessas parasitas do poder!!! O Dilma mandou "construir" mega estádios em valores de 10 bilhões de reais, enquanto a miséria, a fome e os hospitais estão em indices alarmentes. As ditaduras de Chavez, Fidel e Moralez o PTelho não critica, mas a ditaura dos governos militares falam mal. Isso que existe no Brasil não é democracia, mas sim patifaria. Profecia do General Ernesto GAYSEL: Se o povo está me pedindo a abertura democrática, assim o farei! Mas os aviso: aqueles que hoje combatem o governo, serão os saqueadores dos futuros governos. Ou seja, a guerrilheira Dilma, José Dirceu, Genoino, Lula e cia ltda. Tudo que houve de conquistas no governo PTelho foi graças a política economica implantada por FHC, Itamar Franco. Acorda Brasil!!! Pena de morte já, Vamos implatar a ROTA em todos os estados, parem de dar arrego pra classe política, artistica, jornalistas medíocres e pseudo classe cultural. Educação de qualidade, saúde (cuba, uma merdinha saúde excelente) e bandidagem no paredão. Assim seremos respeitados como cidadãos, indenpendente de ser gay. Quer ser gay, seja em 4 paredes. Acabou ali, a realidade é outra. Porisso que o Brasil não é respeitado e aqui ninguém respeitada ninguém. Sou franco e sincero, posso não agradar a alguns, mas é a pura verdade!!!
22-06-2013 às 10:04 De júnior p/ integralista
Quer dizer então ,Integralista,que o que aconteceu com você foi uma heterofobia?kkkkkk Mas que estratégia,não?Me engana que eu gosto.Se não fossem homossexuais não era heterofobia,não é mesmo? Você não foi agredido por ser heterossexual,se fosse ,teria razão.Duvido que você seja agredido por homossexuais por apenas estar de mãos dadas na rua com alguém de sexo oposto.Inventa outra Integralista!!!Esse truque é muito velho.
22-06-2013 às 08:57 Para Integralista
Cara para de usar crack e cocaina e vá se curar numa clinica! Voce quando escreveu isso devia estar dopado com a calça toda mixada! Que horror!
22-06-2013 às 01:54 Luciano
Integralista, se isso for verdade, fico feliz dos gays estarem reagindo aos nazistas ou supostos nazistas. Temos que dar o troco. Heterofobia? Os heterossexuais são uns pobrezinhos, não é mesmo? E se houvesse heterofobia, eu iria amar. Iria ser ótimo ver os heterossexuais experimentando o próprio veneno. Eu assistiria a isso tudo com muito gosto.
22-06-2013 às 00:18 P/ Integralista
Por que esse texto mentiroso tão grande? Casou de bater punheta para os vídeos dos machos transando aqui, no mundomais?
21-06-2013 às 22:47 jacaré
Pessoal que vocês não intenderam. Ele era gay e foi curado, então ele acha que encontrou a cura. Ou quem sabe percebeu que não pode mais praticar e não quer que os outros pratiquem para não ficar com mais um pecado, o da inveja. São tudo hipótese rsrs
21-06-2013 às 17:45 Luciano
Será que o MOSES, a seita de alienação daquela psicóloga crente, homofóbica, mal-amada e doida varrida Rozângela Justino ainda existe? Me contaram que os membros do grupo submetidos à cura, se pegavam na encolha.