ASSINE JÁ ENTRAR

Santa coerência

Papa Francisco critica obsessão da Igreja com aborto e casamento gay.

por Redação MundoMais

Sexta-feira, 20 de Setembro de 2013

O papa Francisco disse que a Igreja Católica não deveria permitir que as proibições ao casamento gay, aborto e contracepção dominassem os seus ensinamentos, e que a instituição deveria ser mais acolhedora, com padres que fossem como pastores compreensivos, e não burocratas frios e dogmáticos.

Papa Francisco pede vigília por paz na Síria e faz apelo aos líderes internacionaisPapa Francisco pede vigília por paz na Síria e faz apelo aos líderes internacionais

Em uma entrevista franca concedida à Civilta Cattolica, publicação mensal dos jesuítas italianos, Francisco não apontou a perspectiva de nenhuma mudança em tais ensinamentos, mas pareceu tentar mudar o tom da Igreja sobre os temas, passando da condenação à compaixão.

Francisco, o primeiro papa não-europeu em 1.300 anos e o primeiro da América Latina, disse que os 1,2 milhão de membros da Igreja se "trancaram em pequenas coisas, em normas mesquinhas".

A Igreja, segundo o pontífice, deveria ser como um "hospital de campanha depois de uma batalha", que tenta curar as maiores feridas da sociedade, e não ficar "obcecada com a transmissão de uma incoerente infinidade de doutrinas a ser insistentemente impostas".

A longa entrevista foi realizada em três sessões, em agosto, e divulgada simultaneamente nesta quinta-feira em publicações dos jesuítas em todo o mundo, traduzida para vários idiomas.

"Não podemos insistir somente em questões relacionadas a aborto, casamento gay e uso de métodos contraceptivos. Isso não é possível. Não tenho falado muito sobre essas coisas, e eu fui repreendido por isso", declarou.

"Mas, quando nós falamos sobre essas coisas, temos de falar delas em um contexto. O ensinamento da Igreja nessa questão é claro e eu sou um filho da Igreja, mas não é necessário falar todo o tempo desses assuntos."

Falando especificamente sobre os homossexuais, ele disse: "Na vida, Deus acompanha as pessoas, e temos de acompanhá-las, a começar dessa situação. É necessário acompanhá-las com compaixão."

O papa também abordou o papel das mulheres na Igreja, dizendo que as "profundas questões delas precisam ser enfocadas".

"Nós temos, portanto, de investigar mais o papel das mulheres na Igreja. Temos de trabalhar duro para desenvolver uma profunda teologia da mulher. Somente com esse passo será possível refletir melhor na sua função dentro da Igreja", disse.

24-09-2013 às 12:30 Padre Beto Bauru
Antes de mais nada, sou agnóstico. Mas, vocês já tiveram a oportunidade de assistir ao programa Gabi Quase Proibida, entrevistando o padre de Bauru, que foi excomungado pela Igreja Católica, por defender os homossexuais, o divórcio e até mesmo o aborto, em alguns casos? Por favor, assistam. Vale a pena. A entrevista pode ser acessada facilmente no YOTUBE. Esse padre acaba de ganhar a minha simpatia, apesar de eu ser totalmente avesso a qualquer forma de crença religiosa.
24-09-2013 às 10:26 Nereu
Me engana que eu gosto, papa safado....Prestem atenção na frase: "É preciso acompanhá-las com compaixão" Continua achando qué é pecado. Como gay, não quero compaixão dessa maricona, e de nenhuma outra. Como gay Quero Respeito!
23-09-2013 às 17:08 TITI
Pessoal o papa nao ta aprovando as unioes gays pois a igreja catolica continua condenado a pratica homossexual o que ele quer dizer é que ninguem tem o direito de condenar niguem, e pede respeito aos homossexuais,é isso.
23-09-2013 às 00:57 CONTRA O PAPA
O própio ppa foi contra o fato da presidenta Kirschner ter legalizado o casamento gay e agora ele muda de idéia? Religião é o mesmo que lixo pra mim.
22-09-2013 às 12:54 MISERICORDIA SENHOR!!!
eita povinho facil de ser enganado, basta meia duzia de palavras e todas acham q o mundo está colorido, acordem Alices !!! isso chama-se manobra pra aproximar fieis com baixo nível de interpretaçao como vcs, essa igreja quer fieis, apenas isso, esse papa a pouco tempo estava na Argentina mandando os gays se colocarem em posiçao inferior aos heteros, leiam mais e esqueçam um pouco a caras, contigo, e minha novela q vcs ficaram mais bem informadas.
22-09-2013 às 11:21 Anjo Gabriel
Jamais direi viva Dilma Rousseff, porque ela é uma demagoga, dis que nao tem inflação, e a resposta e o Brasil esta ficando caro dia a dia, por isso como anjinho eu digo fora Dilma, Fora Dilma, e viva o Papa pela suas palavras O Sr. Papa Francisco é um home de Deus.
21-09-2013 às 22:19 NOEL
TOMA FELICIANO UM HOMEM RECONHECIDO COMO PAPA MOSTRA SEU REPEITO PELOS OUTROS SEM PRECONCEITO E SEM RASCIMO QUE DEUS ABENÇOE O CAMINHO DESCE PAPA
21-09-2013 às 19:07 Roberta Revert
Noticia com erros: a Igreja tem 1,3 bilhão de fiéis no mundo. Para quem discrimina o pontífice: O Papa quer que a Igreja seja a acolhedora com os gays, pois todos os membros delas são pecadores, independente de opção sexual. A unica coisa que será impossível de derrubar é a questão do casamento gay. Ele vê que a Igreja precisa sair desse pensamento medieval. Pertenço a Igreja e vejo que aos longos dos últimos anos a aceitação cresceu muito e que precisa continuar, mas não será impondo uma ideologia profana sobre o sagrado que a aceitação acontecerá!
21-09-2013 às 10:25 Douglas
Melhor isso do que nada e para as bichas que estão sempre insatisfeitas vão se masturbar que isso passa kkkkkkkk
21-09-2013 às 10:24 Marcos
Luz no fim do túnel é melhor do que continuar no escuro.....