por Redação MundoMais
Quarta-feira, 25 de Setembro de 2013
Os alunos Sarah Zelinski, Kayla Hatzel e Dylan Lambi-Raine, da Universidade de Saskatchewan (Canadá), do curso de Estudo de Gênero, fizeram um vídeo com o intuito de discutir como a publicidade explora os papeis e os estereótipos de gêneros. O vídeo é dividido em duas partes.
Na primeira parte, os alunos apresentam as propagandas e alguns dados, como, por exemplo, número de violência de gênero no Canadá, sobre o público-alvo e como são colocadas homens e mulheres nas propagandas. Na segunda, as imagens originais são alteradas com a inversão do homem e da mulher nas imagens previamente apresentadas.
“Algumas campanhas retratam a mulher como altamente sexual e submissa. E o homem, como dominante e agressivo”, afirma Sarah Zelinsky. No final do vídeo, os alunos questionam se o espectador achou ridícula a inversão dos papeis, mas o intuito é mostrar como os gêneros estão enraizados culturamente na sociedade.