ASSINE JÁ ENTRAR
Assine o MundoMais - promoção

MX2

Cientistas identificam gene que pode levar a novos tratamentos contra a Aids.

por Redação MundoMais

Quinta-feira, 26 de Setembro de 2013

Uma equipe de pesquisadores do King's College London conseguiu, pela primeira vez, identificar um novo gene que pode prevenir que o HIV se espalhe depois de entrar no organismo.

Publicado na revista “Nature”, o estudo é o primeiro a identificar o papel do gene MX2 em humanos na inibição do vírus causador da Aids. Pesquisadores dizem que o gene poderia ser um novo alvo para tratamentos menos tóxicos e mais efetivos, em que o próprio sistema de defesa do corpo seria mobilizado contra o vírus.

Cientistas realizaram experimentos em laboratório com células humanas, introduzindo o vírus em duas linhas celulares diferentes e observaram os efeitos. Numa linha celular, o gene MX2 foi “ligado”, enquanto que na outra, “silenciado”. Eles perceberam que nas células em que o MX2 foi silenciado, o vírus se replicou e se espalhou. Nas outras, o vírus não foi capaz de se replicar e novos vírus não foram produzidos.

"Esta é uma descoberta excitante que traz avanços na compreensão de como o vírus HIV interage com o sistema imune e abre oportunidades para desenvolver novas terapias para tratar a doença. Até agora nós sabíamos muito pouco sobre o gene MX2, mas hoje reconhecemos tanto a sua potente função antiviral quanto a sua importância na vulnerabilidade do ciclo de vida do HIV" disse um dos coordenadores do estudo, Mike Malim, do Departamento de Doenças Infecciosas do King's College London.

Segundo o professor, desenvolver drogas para estimular os inibidores naturais do corpo é uma abordagem importante, já que isto evita a resistência aos medicamentos. De acordo com o pesquisador, existem dois caminhos: é possível desenvolver tanto uma molécula que imita o papel de MX2 ou um medicamento que ativa a capacidade natural do gene.

"Embora pessoas com HIV estejam vivendo mais, com vidas mais saudáveis graças aos tratamentos atuais mais eficientes, eles podem ser tóxicos para o corpo, e a resistência à droga pode se tornar um problema no uso de longo prazo" acrescentou.

Imagem de um vírus do HIV.Imagem de um vírus do HIV.

31-10-2013 às 15:22 Tom = RJ
Independente de descobrir ser soro ou não o importante é se cuidar, a ciência está fazendo o seu papel em busca da cura e temos que fazer o nosso em se cuidar com uma boa alimentação, exercícios físicos, medicação controlada, mente sadia, pois um dos agravantes em qualquer situação é o psicológico. Respeito o direito de todos, porém faço da minha vida a melhor possível para viver.
29-10-2013 às 16:26 Davi
Acabei de descobri que sou soropositivo, contei meus pais, entraram em desespero, choraram muito, eu porém não, estou de cabeça erguida e pronto para encarar as consequências por ter agido apenas com a cabeça de baixo. Sou mineiro, 22 anos , pós graduando e ter lido os comentários de vcs me conforta por saber que tem pessoas que passam pelo mesmo que eu passo e não se deixam abater.
27-10-2013 às 18:40 marcio
so lembrando q não existe so hiv tem um amigo q e soro e achou q so tinha isso..e saia com todo mundo sem preservativo oq aconteceu pegou hepatite c e ai fudeu tudo morreu so isso...
24-10-2013 às 16:31 gaucho
olá adorei a matéria e gostaria de entrar em contato com pessoas soro positivas deixo meu email,,,,,,,,,,,eu3031@gmail.com
24-10-2013 às 06:53 PARA O GUSTAVO DO RJ..
DESCOBRI QUE TENHO HIV A 1 ANO E 6 MESES; FORAM 3 SEMANAS PIORES DA MINHA VIDA!!!!! ANALISEI OS FATOS, QUE A GENTE NÃO PODEMOS SOFRER POR ANTECEDENCIA! A VIDA CONTINUA, A DÚVIDA QUE EU TENHO PESSOAL, SERÁ MESMO, QUE A GENTE VAI TER A NOSSA CURA? ESSA MATÉRIA ME DEIXOU NA EXPECTATIVA, NÃO ESTOU TOMANDO NENHUM MEDICAMENTO, ESTOU ÓTIMO! PASSO NO LOCAL DE 4 EM 4 MESES, SÓ NO DIA DO CD4 QUE A MINHA FICHA CAI QUE SOU HIV... NÃO CULPO NINGUÉM, EU QUE FUI O CULPADO; ABRAÇOS A TODOS.
01-10-2013 às 21:42 Anonimo
Sou portador do HIV a mais ou menos uns 18 anos e vivo minha vida normalmente, graças a Deus; um abraço a todos.
01-10-2013 às 01:57 Junior *_*
Para aqueles que descobriram que esta com HIV, vai o meu conforto, eu descobri vai completar dois anos, não fiquei angustiado, pois o importante é viver um dia de cada vez e não abrir mão do acompanhamento médico, pois você vai se sentir bem a cada dia. Eu passo com o meu médico de 60 em 60 dias, e posso afirmar durantes esse dois anos que a cada dia fico mais forte para seguir em frente. A minha carga viras é indetectável e meu CD4 E CD8, so melhora. Então amigos nada de se lastimar por esta com HIV, e sim fazer o tratamento afinal toda a medicação e gratuita e único trabalho que iremos ter é ir buscar na farmácia de auto custo do município em que você reside. bjs a todos
30-09-2013 às 19:24 Joao,Rio de Janeiro
Descobri a 3 meses que sou soro positivo estou com muito medo desta doença ainda não comecei o tratamento porem tenho feito acompanhamento medico as vezes fico chorando sozinho por não me conforma e tenho a preocupação com vai ficar minha aparência a minha familia ainda não sabe que estou infectado pois tenho receio de contar e ficarem com pena de mim pois alguns anos perdi uma conhecida com essa doença
30-09-2013 às 18:26 Carlin p/ Pedro Paulo
Pedro manda teu skype. Queria levar um papo contigo. Pode ser? Fico no aguardo. Abç
30-09-2013 às 18:07 carlin
Prefiro ter HIV do que Câncer. Com HIV tenho certeza q posso viver por mais 20 ou 30 anos. Já com Câncer não sei se conseguiria viver por mais 5 anos. Então quem tem HIV pare com essa frescura de se sentir o coitadinho, viva normalmente. Seja feliz. Como disse o Gustavo RJ, logo logo a cura será anunciada. Abç.