ASSINE JÁ ENTRAR

Retrógrada

Tribunal Superior da Índia retroage e revalida lei de 1860 que criminaliza relações gays.

por Redação MundoMais

Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2013

A corte máxima da Justiça indiana declarou ontem (11), que relações sexuais entre homossexuais são ilegais. O que fez com que saísse de vigor a decisão do Tribunal Superior de Nova Déli, capital do país, que legalizava as relações entre gays desde 2009.

De acordo com a rede britânica BBC, a decisão da Suprema Corte veio como uma enorme surpresa para ativistas, que afirmam a sentença como “retrógrada” e dizem que hoje é um “dia negro”.

A decisão da corte máxima coloca em vigência a lei 377, criada em 1860 e que está no Código Penal indiano desde os tempos da era colonial. Ela proíbe as pessoas de se envolverem em “atos sexuais contra a ordem da natureza” e pune com até 10 anos de prisão quem praticar relações sexuais homossexuais.

A sexualidade ainda é tabu no país e, assim como no Brasil. Em 2014, a Índia estará em ano eleitoral e dificilmente questões LGBT serão discutidas pelos políticos do país. A Anistia Internacional escreveu no Twitter que “a decisão do Tribunal Supremo faz a Índia retroceder muitos anos em seu compromisso com a proteção das liberdades básicas”.

A decisão de criminalizar a homossexualidade no país partiu de uma forte bancada religiosa e conservadora da Índia.

Indianos vão às ruas de Nova Déli protestar contra decisãoIndianos vão às ruas de Nova Déli protestar contra decisão

12-12-2013 às 19:07 Bbdf
Uma lei de quase 200 anos, o mundo e outro. Por isso que a india nao vai pra frente.
12-12-2013 às 17:31 Fernando
Tem que protestar mesmo!
12-12-2013 às 12:45 Mickey Pop Turma da Mônica
juram né que eles TRIBUNAL SUPERIOR imtervem em relação sexual ! só se for sexo explicito em plena Ruas Av: ou vitrines de sexshoop casa de prostituiçâo . Só aquecem ou mexem com um exame de abelhas ou de formigas ALGBTTs the País Índia .