ASSINE JÁ ENTRAR
Assine o MundoMais - promoção

Imperdoável é a ignorância

No Reino Unido, 50 mil condenados por serem gays não foram perdoados. Desse total, 15 mil ainda estão vivos.

por Redação MundoMais

Sexta-feira, 27 de Dezembro de 2013

A Rainha Elizabeth 2ª perdoou Alan Turing, 61 anos após condenaçãoA Rainha Elizabeth 2ª perdoou Alan Turing, 61 anos após condenação

Concedido na última terça-feria (24) pela Rainha Elizabeth 2ª, o perdão real ao matemático Alan Turing (1912-1954), condenado em 1952 por ser homossexual. "Apenas porque ele foi um grande cientista muito famoso, é um erro“, declarou Peter Tatchel, diretor da fundação que leva o seu nome e luta pelos direitos humanos.

Isso não porque a organização é contra a revisão póstuma da condenação do matemático, que auxiliou a decodificar mensagens cifradas trocadas entre navios nazistas na 2ª Guerra Mundial e criou as bases para a criptografia e programação modernas. Nas contas da Peter Tatchel Foundation, “pelo menos 50 mil outros homens foram condenados pela mesma lei”. “A eles nunca foi oferecido um perdão e nunca terão um”, afirmou, em comunicado.

Turing recebeu o perdão real 59 anos depois de morto, mas parte desses homens condenados por serem gays ainda podem ser agraciados com vida. “Estima-se que 15 mil homens condenados pela mesma ofensa de Alan Turing continuem vivos”, escreveu a fundação.

A homossexualidade só foi descriminada no Reino Unido em 1967.

“Um pedido de desculpa e o perdão devem ser dados a esses outros mais de 50 mil homens que foram também condenados de terem consentidas relações homossexuais durante o século vinte”, afirma a organização.

“Esses homens foram criminalizados por um comportamento que não era crime entre homens e mulheres heterossexuais.”

A fundação chega a propor um perdão em massa a todas essas pessoas. Cita como precedente para isso um perdão real concedido em 2006 a 300 soldados, que foram executados após serem considerados covardes por terem desertado da 1ª Guerra Mundial.

02-01-2014 às 07:23 LENHADOR
(1912-1954) ???? PERDÃO REAL ...HAAA VAI TE CATAR RAINHA CABEÇUDA !!!!!!!!!!!!
30-12-2013 às 12:16 Paulo Ramiro MG P/ Nereu
Pois é, amigo, é justamente a isso que poderemos assistir a partir de 2015. A teocracia avança no Brasil, enquanto na Inglaterra, ela definha.
30-12-2013 às 11:55 Paulo Ramiro MG p/ Thiago RJ
Muito bom o seu comentário, amigo do Rio! Por favor, busque no Google: Jornal Zero Hora, Política: "Evangélicos projetam aumento de 30% da bancada nas eleições de 2014".
30-12-2013 às 11:02 Thiago/RJ para Eduardo-BH
Eduardo-BH, nessa época a Inglaterra vivia sob o moralismo sexual do puritanismo evangélico. Não é à toa, que todas a maior parte das ex-colônias britânicas tem leis punindo a homossexualidade: o Reino Unido sempre criava leis para perseguir homossexuais. O país mais homofóbico das Américas(Jamaica) e o mais homofóbico da América do Sul(Guiana) são ex-colônias inglesas. Atualmente, a Inglaterra é um dos países mais tolerantes do mundo, pois lá os teocratas evangélicos já não têm o mesmo poder.
30-12-2013 às 08:48 Nereu
E pode pior para o,gay brasileiro. Dependendo de quem for eleito em 2014... (acredito que muitos evangélicos serão) a coisa ficará feia... Podem apostar!
30-12-2013 às 00:18 Baronesa de Santos
Concordo com os comentários da Defensoria dos direitos gay, Gustavo RJ, Mauricio - São Paulo e Leônidas, foram os melhores comentários postados aqui, leiam e analisem os comentários deles, é uma reflexão da vida real que todos nós passamos, é ruin, amargo, mas serve para nós previnir.
29-12-2013 às 20:47 Alain Emed
Isso mostra como damos importância ao pensamento alheio: religioso, real, nossa, como podem viver dependendo do julgamento do mais forte?! O importante é ser feliz e se f***** a opinião maldosa alheia!
29-12-2013 às 17:14 Leônidas
O comentário de Maurício de São Paulo é amargo, mas, infelizmente, traduz a mais pura realidade. Há muita coisa ainda a fazer para que todos nós, homos, não nos escondamos dentro dos armários.
29-12-2013 às 15:09 Maurício - São Paulo
Quanto sofreram estes nossos irmãos? Não é Inglaterra, não é o mundo, são as pessoas. O ser humano é a criatura mais nojento da face da terra. O que viveram os gays a 30, 40 e 50 anos atrás foi um holocausto. Hoje os gays estão nos meios de comunicações, nos poderes e mesmo assim os homofóbico heteros e gays vivem achincalhando os menos indefesos. Mas há um grande extremo de ambas as partes, gays discretos e gays afeminados que se auto ridicularizam e hetero que deixam passar despercebido mais não toleram e os "heteros" gays enrustidos que agridem verbalmente e fisicamente. Muitas ocasiões me aconteceu um fato que acontece muito com nós gays, caras vão pra cama, são verdadeiras putas e quando acaba o tesão, pedem pra que não os cumprimentem na rua ou em qualquer lugar, principalmente quando estiverem acompanhados, ou seja o medo de se assumir. Mundo de hipócritos, tanto heteros como gays, pobres ou ricos, evangélicos ou espiritas, brancos ou negros, gordos ou magros, todos tem defeitos, com raríssimas excessões. Não se iludam com o ser humano, sempre foi e sempre será assim pra toda eternidade. Acredite, pense em vc, ame vc, seja generoso, amigo e parceiro de vc mesmo, não espere o melhor de ninguém. Não venham dizer merda que sou um amargurado, sou um realista, feliz, de bem com a vida, que espero a decepção, pois ela é uma realidade no mundo desde sempre.
29-12-2013 às 12:17 Eduardo-BH
E ainda tem quem acha a Inglaterra, esse país babaca, PRIMEIRO MUNDO.