ASSINE JÁ ENTRAR
Assine o MundoMais - promoção

Lei Homofobia

Nova lei prevê prisão perpétua a homossexuais na Uganda, após conclusão cinetífica.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 17 de Fevereiro de 2014

O presidente da Uganda, Yoweri Museveni, diz que lei poderá proteger mais vulneráveis.O presidente da Uganda, Yoweri Museveni, diz que lei poderá proteger mais vulneráveis.

O presidente de Uganda, Yoweri Museveni, assinará a lei que prevê prisão perpétua para quem realizar determinados atos sexuais com pessoas do mesmo sexo, depois que cientistas ugandenses tiverem determinado que a homossexualidade "não é genética", mas uma conduta social "anormal".

Museveni decidiu sancionar a Lei Homofobia, aprovada pelo Parlamento ugandense em dezembro passado, após conhecer o relatório de um painel de especialistas que elucida "se pode-se ou não nascer homossexual", informa hoje o jornal local New Vision. "Definitivamente, não há uma responsabilidade genética para a homossexualidade", concluíram 14 cientistas convocados pelo Ministério da Saúde ugandense para assessorar Museveni sobre a relação entre a genética e a homossexualidade.

O relatório, encomendado após várias críticas recebidas pela comunidade internacional e organizações defensoras dos Direitos Humanos, sustenta que "a homossexualidade não é uma doença, simplesmente um comportamento anormal que é aprendido através das experiências da vida. Há um pequeno número de pessoas com tendências homossexuais em cada sociedade", diz o texto.

Manifestante usa peruca e óculos coloridos em protesto no Quênia contra as medidas homofóbicas de Uganda no dia 10 de fevereiro.Manifestante usa peruca e óculos coloridos em protesto no Quênia contra as medidas homofóbicas de Uganda no dia 10 de fevereiro.

Os especialistas escolhidos pelo governo ugandense analisam que a homossexualidade pode ser influenciada por fatores ambientais como a cultura, a religião e a pressão social. "Essa prática precisa ser regulada e legislada como qualquer outro comportamento humano, sobretudo para proteger os mais vulneráveis", defendem.

Um dos conselheiros médicos, Richard Tushemereirwe, adverte no documento que a orientação homossexual "tem graves consequências sobre a saúde e, portanto, não deve ser tolerada".

Os cientistas opinam, além disso, que não há necessidade de coordenar estudos concretos sobre homossexualidade no contexto africano.

Museveni confirmou ontem aos deputados, que apoiaram majoritariamente a nova legislação, que assinará a "Lei Homofobia", informou o porta-voz do governo, Ofwono Opondo, através de sua conta no Twitter.

A homossexualidade já era tipificada em Uganda como crime, mas a nova lei endurecerá as penas previstas para a comunidade gay.

Atualmente, muitos países africanos consideram ilegal a homossexualidade, e as autoridades, como nos casos de Uganda e do Zimbábue, já fizeram declarações bastante agressivas contra esses grupos.

Gays e lésbicas do Quênia fizeram manifestação em solidariedade aos homossexuais de Uganda que sofrem repressão do Governo.Gays e lésbicas do Quênia fizeram manifestação em solidariedade aos homossexuais de Uganda que sofrem repressão do Governo.

25-02-2014 às 04:18 Moreno | RJ
É nessas horas que eu me pergunto: Por que a humanidade existe mesmo ??
22-02-2014 às 21:44 Ro
Um lugar cheio de pobreza, que só detem riquezas quem tem poder, um lugar que estupram mulheres, crianças, fome crescente, me vem um cara desses querendo falar de moral.......pelo amor.....isso é falso moralismo, para poder desviar atenção da sociedade sobre os problemas reais...e pior de tudo...marginalizando os homossexuais por nada...Tenha santa paciência..
21-02-2014 às 09:21 Marcelo
Isso não foi um relatório científico e sim político. Uma vergonha! Eu sinceramente esperava mais do século XXI, mas pelo que estamos assistindo, teremos um retorno ao obscurantismo.
21-02-2014 às 04:00 Huriell Araujo
Eu é q n piso em uma desgraça de um pais desse era bom q fosse pros ares umas misérias dessas precisa dos gays e ainda fica tirando onda,n sei pq estes tipos de animais pq essas pessoas n são gente n são um bando de animal irracional,n sei pq n morre logo e vai pros quintos dos inferno.
20-02-2014 às 16:03 marcos
Vou comer teu cú, negão..aí sim será uma conduta social..Tenha dó. Deus, seja por aqueles que nada podem.Revoltado com isso. afff
20-02-2014 às 00:04 MAX
MESMO COM TUDO ISSO, NÃO VÃO IMPEDIR DE PESSOAS MANIFESTAREM SUA NATUREZA (HOMO), ISSO FAZ PARTE DA ESSÊNCIA DO SER QUE A POSSUI, É UMA CARACTERÍSTICA DA ALMA HUMANA. CHICO XAVIER, SABIAMENTE FEZ HÁ MUITO TEMPO, UM COMENTÁRIO NUM PROGRAMA CHAMADO "PINGA FOGO", NO QUAL DIZ "QUE A HOMOSSEXUALIDADE NÃO PODE SER ATACADA PELO RIDÍCULO DA HUMANIDADE..." ESTÁ DISPONÍVEL NO YOUTUBE, MUITO INTELIGENTE.
19-02-2014 às 19:30 Andre salvador
O Diabo quando nao vem mandar o secretario.
19-02-2014 às 04:06 Sandrão
Ai ai...Isso explica a abundância, o alto padrão de vida por lá e outras coisas maravilhosas mais...Só Jesus...Mudem dessa porra já...
18-02-2014 às 19:06 P49
Quando você acha que um país não pode ser mais atrasado...
18-02-2014 às 16:50 Lieber
Se no Brasil enfrentamos o preconceito, imagine num pais africano, com sua religião fundamentalista e seus lideres equivocados. É lamentável.