ASSINE JÁ ENTRAR
Assine o MundoMais - promoção

Carnaval mais gay!

Com carro da parada gay, Mangueira vai tirar 32 homens do armário na Sapucaí.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 24 de Fevereiro de 2014

A alegoria tem tudo para ser um dos maiores destaques dos desfiles da Marquês de Sapucaí neste ano. Alvo de muita especulação nos bastidores do carnaval carioca, o carro sobre a parada gay promete causar comoção na passagem da tradicional escola de samba Mangueira na passarela do samba. Nele, estarão 32 homens que vão entrar em armários com trajes masculinos. Saindo deles, logo depois, eles vão se tornar belas drag queens.

A responsável por essa ‘mágica’ é a carnavalesca Rosa Magalhães, que estreia na escola depois ser campeã no ano passado pela Vila Isabel. Ela vai comandar o enredo “A Festança Brasileira Cai no Samba da Mangueira”, que aborda as festas populares que acontecem em todo o Brasil. O carro da parada gay se encaixa no desfile como o principal evento festivo da cidade de São Paulo.

Embora reticente em revelar detalhes sobre o carro, Rosa conta à reportagem como concebeu a alegoria. “Fazendo a pesquisa sobre o tema, eu percebi que a expressão ‘sair do armário’ , que é muito engraçada e ninguém sabe de onde veio , é usada em muitas línguas. Surgiu então a ideia de brincar com essa expressão, de forma irônica”, revela a carnavalesca, lembrando ainda a intenção de celebrar os avanços que a comunidade LGBT alcançou recentemente.

“É uma maneira também de comemorar todas as conquistas que os gays conseguiram ultimamente, como o casamento, por exemplo” , explica Rosa, que além do carro alegórico, criou quatro alas representando a diversidade na avenida, com 100 componentes em cada uma delas.

Uma das alas será inclusive coreografada, celebrando justamente a aprovação do casamento civil gay. Na encenação, homens e mulheres estarão a princípio lado a lado. Depois, eles vão se separar para formar casais homoafetivos.

No setor LGBT da Mangueira também estarão personalidades importantes da comunidade gay, como o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ). "Acho esse retorno que a escola está dando aos homossexuais algo lindo. Nada mais justo. Na verdade, podemos dizer que a abordagem deste tema está até mesmo vindo com certo atraso. A comunidade LGBT está presente nas escolas de samba desde a sua fundação”, avalia Jean.

Além do carro da parada gay, a escola terá alas com o tema da diversidade sexualAlém do carro da parada gay, a escola terá alas com o tema da diversidade sexual

Jean pode ter companheiros bem famosos no carro. A verde e rosa convidou para desfilar na alegoria o ator Mateus Solano, o Félix de “Amor à Vida”, e o cantor inglês Elton John, que está fazendo uma série de shows pelo Brasil. Nenhum dois confirmou se vai aceitar o convite.

Faltando poucos dias para o desfile, o ritmo de trabalho é frenético no barracão da Mangueira, na Cidade do Samba, na região central do Rio. Alguns funcionários revelam que estão até dormindo por lá, trabalhando do começo da manhã até o meio da madrugada. Mas sendo homossexuais, eles fazem esse sacrifício com a alegria de se verem representados no enredo de sua escola do coração.

O carro terá 32 homens saindo do armário em plena Marques de SapucaíO carro terá 32 homens saindo do armário em plena Marques de Sapucaí

Um exemplo desse humor inabalável é o aderecista Leonardo Ramos, 31. Chamado de Fininho pelos colegas, por conta dos seus 70 kg distribuídos em 1,85 m. “Eu quero aparecer no salto... Aqui tem muita bicha, eu trabalho com três. Lá no ateliê, é o que você mais vai encontrar”, brinca Ramos, ao ser abordado pela reportagem. "Vai ser uma afronta levar a diversidade para a avenida. A escola está dando a cara para bater e isso é muito bom. A Mangueira vem para ganhar, é uma das favoritas com certeza", profetiza.

O aderecista Andrew Gaspar, 23, ficou emocionado ao descobrir que a verde e rosa fará uma referência ao universo das drag queens. Ele atua há cinco anos em boates do Rio como a drag Delayla. “É muito significativo para mim. É uma grande barreira sendo quebrada. É muito importante que o carnaval retrate a nossa diversidade desta forma bonita que a Mangueira vai fazer. Antes de ser drag, eu sou um homem e o carro vai mostrar isso. Somos homens durante o dia para virarmos estrelas durante a noite”, filosofa Gaspar.

No ateliê, onde são confeccionadas as fantasias, a empolgação é a mesma do barracão. Mas mesmo demonstrando alegria, o funcionário Vinícius Ribeiro, 23, não deixa de ressaltar o impacto que o desfile pode ter no combate ao preconceito. Algo que ele sofreu na pele, ao ser agredido no ano passado. “Estava caminhando normalmente na rua com um amigo, indo ao cinema, quando quatro rapazes vieram em nossa direção e nos agrediram. Fiquei um bom tempo sem sair de casa, com medo, traumatizado”, relata Ribeiro.

Douglas Santos, 23, é outro operário do carnaval que acredita na importância política do desfile. “Para muita gente, o gay é considerado um doente, até cura gay já quiseram inventar. Esse desfile da Mangueira é mais uma forma de vencer o preconceito”, argumenta.

A proximidade do desfile deixa todos ansiosos, como não esconde o confesso mangueirense fanático Wilton Souza, 30. “É a segunda vez que desfilo. É uma emoção imensa, o coração quase sai pela boca. Esse ano tem um motivo especial, uma importância muito grande para a comunidade gay. Um passo importante para a quebra do preconceito. Seremos campeões, sem sombra de dúvida”, torce Souza.

O desfile que eles tanto aguardam está marcado para o primeiro dia do Grupo Especial do Rio, em 2 de março, um domingo. A previsão é que a Mangueira passe na Sapucaí por volta da 0h15.

Fonte: iGay

25-02-2014 às 22:19 Danilo Ribeiro Preto para Digao
Cara admiro demais seus comentários, adoraria ter um contato seu, ser seu amigo, pode ser?
25-02-2014 às 22:15 DIGAO
Parabéns a escola por estar homenageando os gays!!!! o mundo esta cansado de ver irrealidades, contos de fada, temos que ser sinceros, gays uma classe rejeitada, que poucos se importa com sua situação atual, no armario ou nao, nao deixa de serem gays, o importante e ser feliz na sua maneira…meus aplausos
25-02-2014 às 14:07 oeste PR
vou ficar doidão quando eu ver os bofes sair do armário,ou melhor este armário nem tem porta rsrsrsrs já .......
25-02-2014 às 11:17 Pura Mídea
Por falta de enredo letra music da escola de samba ! Pura pura porporina celebridade de TvE ! Fiquem de olho no the boy de programa para pagar o miché programinha tipo BBB14 eterno que já se foram e passaram por lá DARK ROOM REALITY SHOW BUSSINE IS VIVO 24Hs .
25-02-2014 às 10:12 silvanir lacerda brigadeiro
moito bem eu quero que estas bixas SAIOAO MESMO DO ARMARIO SOLTEM AS PORPORINAS COLORIDAS FECHOU
25-02-2014 às 01:07 Craime
Não sou Mangueirense, e sim.Beija Flor.Sei que as duas não vão ganhar o título de campeã 2014.Mas vão ficar entre as cinco finalistas.É certo!
24-02-2014 às 20:38 BOY LENHADOR
Apelação dessa escola, a maioria dos carnavalescos são gays, falar de bicha e frescura é falta de criatividade.. tomara q perca
24-02-2014 às 18:14 machão gay
TO CANSADO DE VER BUNDA DESSAS MULHERES, EU QUERO É MACHO!!!!!!
24-02-2014 às 15:57 ALAGOANO
FINALMENTE UMA ESCOLA DE SAMBA VAI MOSTRAR NA AVENIDA QUEM REALMENTE FAZ A BELEZA E MAESTRINA RIQUEZA NAS ALEGORIAS, FANTASIAS E ADEREÇOS E UMA ALA REPRESENTANDO O MUNDO GLBT É DE UMA CORAGEM SEM LIMITES SOU MANGUEIRENSE DE CORAÇÃO E VOU TORCER PARA QUE A NOSSA ESTAÇÃO PRIMEIRA SEJA A A CAMPEÃ DE 2014.
24-02-2014 às 15:21 Ivan
A Mangueira vai representar a ala-gay reverenciando a maior festança da cidade de São Paulo, a Parada Gay! Verdade! Só perde para o carnaval. Porém nem todos que saem do armário, necessariamente vira efeminado, ou seja, drag queen! Valeu! Pois exaltar as conquistas judiciais a favor da diversidade sexual e a quebra de tabu da homossexualidade mostram a vitória parcial dos gays e afins contra a resistência religiosa que se impreguina na política!